26 fatos sobre o primeiro turno das eleições

Marina Silva teve menos votos que o Cabo Daciolo.

Publicado por Clarissa Passos e Davi Rocha

1. O estreante candidato à presidência Cabo Daciolo teve mais votos que Marina Silva, que concorreu pela terceira vez. Ele teve 1.348.317 votos, enquanto ela teve 1.069.538 votos.

2. Entre os deputados mais votados por São Paulo, estão influenciadores digitais da extrema direita, como Mamãe Falei e Carteiro Reaça.

3. Janaína Pascoal, autora do impeachment de Dilma Rousseff e de uma thread com 56 tuítes para explicar porque não seria vice de Bolsonaro, foi a deputada mais votada da história do Brasil, com dois milhões de votos.

4. O deputado estadual mais votado pelo Rio foi Rodrigo Amorim – um dos homens com camiseta do Bolsonaro que quebrou a placa em homenagem à Marielle Franco.

Reprodução Facebook / Via Facebook: carteiroreaca

Publicidade

5. O apresentador de TV Jorge Kajuru foi eleito senador pelo estado de Goiás.

6. Não foi o único apresentador de TV bem nas urnas. No Amazonas, Wilson Lima, do Partido Social Cristão, conhecido pelo programa policial "Alô, Amazonas", vai disputar o segundo turno para governador.

7. O palhaço Tiririca foi reeleito deputado federal por São Paulo, com 445 mil votos.

8. O ex-ator de filmes pornôs Alexandre Frota foi eleito deputado federal com 153 mil votos em São Paulo.

9. O príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança, membro do que sobrou da Família Real Brasileira, foi eleito deputado federal com 116 mil votos.

Reprodução YouTube / Via youtube.com

Publicidade

10. O namorado da Fátima Bernardes, Túlio Gadelha, foi eleito deputado federal pelo estado de Pernambuco.

11. Já alguns políticos tradicionais ficaram de fora das eleições. A família Sarney, capitaneada pelo patriarca José, elegeu apenas o neto Adriano Sarney para deputado estadual. A filha Roseana Sarney perdeu a eleição para governadora e Sarney Filho perdeu a eleição para o Senado.

12. Políticos tradicionais do PT, MDB e PSDB também perderam esta eleição, entre eles Dilma Rousseff (PT), Eduardo Suplicy (PT), Linderberg Farias (PT), Beto Richa (PSDB) e Marconni Perillo (PSDB), entre outros.

13. Também não foi eleito o senador do MDB Romero Jucá, que tentou fazer um pacto para deter a Operação Lava-Jato falando a famosa frase: "com o Supremo, com tudo".

Publicidade

14. Nenhuma mulher foi eleita governadora no Brasil nesta eleição, apenas uma ainda tem chance: Fátima Bezerra (PT), no estado do Rio Grande do Norte.

15. O número de mulheres eleitas como deputadas federais aumentou: foram 71 em 2018, contra 55 em 2014.

16. Porém, três estados não elegeram nenhuma mulher deputada federal: Amazonas, Maranhão e Sergipe.

17. Aumentou também o número de mulheres que entraram nas Assembléias Legislativas dos estados como deputadas estaduais. No total, o Brasil tem 1059 deputados estaduais; desses, foram 161 mulheres em 2018, contra 119 em 2014.

18. O estado que mais elegeu deputadas estaduais foi o Amapá, com um terço da Assembléia Legislativa formado por mulheres, foram 8 de 24.

19. O estado de Mato Grosso do Sul foi o único que não elegeu nenhuma mulher como deputada estadual.

Reprodução Twitter / Via Twitter: @laerciobotega

20. Segundo o TSE, o 32 pessoas foram presas por cometer crime eleitoral.

21. No estado de Santa Catarina uma urna foi destruída a marretadas e eleitores no Amazonas, Pernambuco e Minas Gerais foram votar usando roupas ou tatuagens em que aparecem a suástica nazista.

22. Uma mulher na cidade de Ibiporã, no Paraná, foi presa por passar sangue menstrual em uma urna eletrônica.

23. Um eleitor de Roraima foi preso por postar uma foto da urna eletrônica no Instagram. Postar imagens da cabine de votação é crime.

24. Uma mulher morreu enquanto estava votando em Salvador. A idosa de 75 anos votava às 8h20 quando passou mal.

25. Um homem morreu na fila de votação na cidade de Valença, no Piauí. Ele chegou ao local com falta de ar, passou mal, foi atendido e levado ao hospital, mas já chegou morto.

26. Uma mulher entrou em trabalho de parto em Manaus no começo da eleição, mas até o final do dia a criança ainda não tinha nascido.

Publicidade

Veja também:

Veja, em TODOS os Estados, os governadores já eleitos e quem vai disputar o 2º turno

Onda conservadora leva Bolsonaro ao 2º turno como favorito contra Haddad

Veja também