25 séries incríveis dos anos 90 para maratonar

E ainda ver Seth Rogen, Ashton Kutcher e George Clooney tão novos que era praticamente em outra encarnação.

1. "Anos Incríveis" (1988 - 1993).

Passou no Brasil nas tardes da TV Cultura e, depois, no Multishow. A série mostra as lembranças do protagonista Kevin, já adulto, de quando era um inocente escudante de escola secundária do final dos anos 1960 em uma pequena cidade dos EUA. Se você quiser chorar um pouco e lembrar dessa série era doce e linda, veja esse trecho aqui.

2. "Arquivo X" (1993 - 2002).

Fox

Misturando ficção científica com drama policial e um tantinho de suspense psicológico, "Arquivo X" foi febre mundial e é parte da história da cultura pop. Teve mais duas temporadas tardias (2016 e 2018) e dois filmes (1998 e 2008), mas o que importa mesmo é a série original que, se você era criança quando passava, dava medo já na abertura. Dá para ver na Net Now.

Publicidade

3. "Barrados no Baile" (1990 - 2000).

Fox

A série essencial da década. Tudo remete aos anos 90: as roupas, os cabelos, a trilha sonora e até a dublagem das tardes na Rede Globo. Os adoles da época acompanharam os dramas de primeiro mundo dos irmãos Walsh e seu grupo de amigos, pirando no visual calça semi baggy, coletes e topete com gel. Parece que vem aí uma nova versão, com parte do elenco original.

4. "Buffy a Caça-Vampiros" (1997 - 2003).

WB

Não deixe a aparência fofa da Sarah Michelle Gellar te enganar: a Buffy Summers quebrava tudo e usava estacas para matar vampiros enquanto combatia masculinidade tóxica. Para alguns, a caça-vampiros é imortal e de fato a série tem um fandom forte ainda hoje. Dá pra assistir tudo na Net Now.

Publicidade

5. "Charmed" (1998 - 2006).

WB

Eu poderia indicar a série só por causa do trio de protagonistas. Na foto: Alyssa Milano, Holly Marie Combs e Rose McGowan (também teve a Shannen Doherty por um tempo). Mas a história também é boa, olha: três jovens bruxas combatendo o mal numa cidade da Califórnia. Contém efeitos especiais engraçados e figurinos incríveis. Existe uma versão atual, "Charmed: A Nova Geração", que dá pra ver na Globo Play.

6. "Dawson's Creek" (1998 - 2003).

Sony

Olha esses nenês! James Van Der Beek, Michelle Williams, Joshua Jackson, Meredith Monroe, Kerr Smith e Katie Holmes foram as estrelas da fictícia Capeside, vivendo dramas relacionados à escola, primeiro amor, divórcio dos pais e afins. Além de momentos como esse (onde o Dawson é um babaca e a Joey fala umas verdades) e plots que ainda fazem sentido (como quando Jack se assume homossexual), "Dawson's Creek" rendeu esse gif maravilhoso. Procure na Net Now.

Publicidade

7. "Frasier" (1993–2004).

NBC

É spin off de "Cheers", que fez sucesso à beça nos anos 80 e é até hoje uma das séries mais amadas da TV norte-americana. "Frasier" acompanha os hilários dramas e relacionamentos do psicólogo-radialista Frasier Cane, papel da vida do ator Kelsey Grammer, que confirmou um reboot para logo mais.

8. "Freaks and Geeks" (1999-2000).

Getty Images

Com apenas uma temporada, fez a carreira de James Franco, Seth Rogen, Jason Segel e Linda Cardellini – dá pra ver todos bem jovenzinhos na abertura. Foi um dos primeiros sucessos de Judd Apatow ("Girls", "O Virgem de 40 Anos" e mil outras coisas) e gira em torno das interações ora difíceis e ora engraçadas de dois grupos de uma escola nos EUA: os freaks e os geeks.

Publicidade

9. "Friends" (1994 - 2004).

WB

Talvez você já tenha visto todos os episódios de "Friends" umas vinte vezes — mas e daí? Quem é fã é fã. Todas as dez temporadas da série estão na Netflix.

10. "Law & Order" (1990 - 2010).

NBC

A primeira e provavelmente a mais longeva série de crime da TV norte-americana, gerou vários filhotes como "Law & Order: Special Victims Unit" e "Law & Order: Criminal Intent" e teve infinitas variações de elenco. Aqui dá pra ver um trecho de episódio (legendado) pra sentir o clima nada leve. Algumas temporadas estão na Amazon Prime.

Publicidade

11. "Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman" (1993 - 1997).

ABC

Não é legal que nessa série sobre o Super Homem o nome da intrépida repórter Lois Lane aparece na frente do nome dele? Com foco no triângulo amoroso formado por Lois, Clark Clent e o homem de aço, tinha muito espaço para drama. Como várias outras dessa lista, também é alvo de boatos de revival. Também está na Amazon Prime.

12. "Louco Por Você" (1992 - 1999).

NBC

Mistura de drama e comédia muito amorzinho sobre um casal nova iorquino ligeiramente neurótico mas com bom coração. A série está prevista para voltar dentro do Spectrum Originals da NBC — esperamos que com a trilha de abertura original. Enquanto isso não acontece, procure na Amazon Prime.

Publicidade

13. "Minha Vida de Cachorro" (1994 - 1995).

ABC

Estrelada pela Claire Danes e o Jared Leto muito jovens e doces, essa série adorável com narração em off deveria ter sido um sucesso... mas foi cancelada prematuramente com apenas uma temporada (que dá pra ver na Amazon Prime), por causa dos temas como abuso infantil, uso de drogas, homofobia, violência no ambiente escolar e uso de drogas que, ao contrário de outras séries, apareciam como parte da vida da protagonista.

14. "Melrose Place" (1992 - 1999).

Fox

Um novelão sobre a vida de jovens adultos numa parte rica de Los Angeles, teve cenas inesquecíveis tipo essa. "Melrose Place" é outra criação do Darren Star, que também deu ao mundo "Barrados no Baile" e "Sex and the City". Teve uma segunda versão com cast mais diverso em 2009. Em streaming na Amazon Prime.

Publicidade

15. "The Nanny" (1993 - 1999).

CBS

Uma família branca, rica e insossa recebe a o charme, a graça e a luz de Fran Fine, uma babá adorável, hilária, alheia aos modos da burguesia & portadora da melhor voz e melhores looks da história da TV. Existe uma história de reboot com a Cardi B fazendo a filha da Fran (link em inglês). Seria maravilhoso, mas enquanto isso assista na Net Now.

16. "O Quinteto" (1994 - 2000).

Fox

Drama familiar sobre cinco irmãos que se veem orfãos após os pais morrerem num acidente de carro, tocava em vários assuntos difíceis e durou seis temporadas. Procure na Netflix e prepare o lenço pra enxugar as lágrimas.

Publicidade

17. "Sabrina" (1996 - 2003).

ABC

Originalmente uma história em quadrinhos, se tornou uma série de TV engraçadinha nos anos 90. Em 2018 a Netflix lançou uma nova versão, batizada "O Mundo Sombrio de Sabrina", já na segunda temporada. É da versão original esse gif que você certamente já usou.

18. "Plantão Médico" (1994 - 2009).

NBC

Uma década antes de "Grey's Anatomy", "ER" já mostrava o dia a dia e sofrências de uma equipe hospitalar. Passada em Chicago, durou quinze anos e bateu vários recordes de audiência. E, sim, quem você vê na imagem acima é uma jovem Julianna Margulies com um jovem George Clooney, numa das primeiras temporadas da série.

Publicidade

19. "Seinfeld" (1989 - 1998).

George Lange / George Lange / NBC TV/Kobal/REX/Shutterstock

Tem quem acredite que essa é a melhor série de todos os tempos. Também tem que ache que isso é uma superestimação atroz. Eu tô no meio termo, mas sempre vou defender "Seinfeld" como a melhor entre as séries "comfort", aquela que fica ligada na sua tela quando você tá fazendo outra coisa. Você sempre (sempre!) vai rir de alguma piada e/ou situação totalmente absurda tipo essa. Dá pra ver todas as temporadas na Amazon Prime.

20. "Sex and the City" (1998 - 2004).

HBO

O lado bom: figurinos incríveis, diálogos espertos e uma mensagem sobre a força da amizade feminina. Carrie, Miranda, Samantha e Charlotte contam umas com as outras para tudo. Mas também há o lado ruim: a saga é totalmente focada nos dramas afetivos de um grupo de mulheres brancas/cis/heterosexuais super privilegiadas, com estilos de vida incompatíveis com suas fontes de renda e muita vontade de reclamar. Personagens negros ou latinos, além de exceção, são altamente fetichizados. Gays são alívio cômico. Ao longo das seis temporadas você vai ver as protagonistas se apoiarem mutuamente e terem conversas e looks maravilhosos, mas também cometerem gordofobia, muito julgamento superficial e uma boa neurose em relação aos seus papéis sociais. Ainda rendeu dois filmes (um está na Netflix) e é uma fonte inesgotável de material para o Instagram. Assinantes da HBO podem ver todas as temporadas online.

Publicidade

21. "Star Trek: Deep Space Nine" (1993 - 1999).

CBS

Spin off de "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração" (que é de 1987), "DS9" se passa em uma estação espacial e trazia narrativas e personagens verossímeis dentro do universo de ficcão científica, usando temas sombrios relacionados à guerras e estratégias no lugar de exploração do espaço. Dá pra ver todas as sete temporadas na Netflix.

22. "Um Maluco no Pedaço" (1990-1996).

NBC

Imagina que teve uma época maravilhosa em que você podia ver o Will Smith interpretando mais ou menos ele mesmo e fazendo altas dancinhas nas tardes da TV? Pois é, isso existiu e a série chamava "The Fresh Prince of Bel-Air". Will fazia um garoto da parte barra-pesada da Filadélfia que vai morar com os primos e tios grã-finos. Dá pra ver (e rir muito) na Amazon Prime.

Publicidade

23. "That 70s Show" (1998 - 2006).

Fox

A vida de seis amigos adolescentes entediados numa cidadezinha do Wisconsin, entre 1976 e 1979. Tem a Mila Kunis, o Ashton Kutcher e a Laura Prepon BEM jovenzinhos encarando dramas de relacionamento ou atormentando os pais do protagonista – sendo adolescentes, enfim. Dá pra ver na Netflix.

24. "Twin Peaks" (1990 - 1991).

ABC

É o produto da cabeça maluca de David Lynch e Mark Frost e explora os acontecimentos ao redor da morte da estudante Laura Palmer numa cidade do noroeste dos EUA. É um mergulho no inesperado e no bizarro, da música de abertura à personagens como a inacreditável "senhora do tronco". A série é super celebrada ainda hoje e rendeu um filme (que dá pra ver na Net Now) um livro oficial e uma terceira temporada que você pode ver na Netflix. Tudo estranhíssimo.

Publicidade

25. "Will & Grace" (1998).

NBC

Série de comédia ao redor das hilárias relações entre uma mulher hétero glamurosa e atrapalhadíssima, e seu melhor amigo gay, meio bobo e com bom coração. Mas quem brilha mesmo é a dupla de coadjuvantes Jack e Karen, sempre histericamente engraçados. A série é cheia de referências de música pop, prestou homenagens à ícones como Britney e teve participação da Madonna e da Cher. Rendeu diferentes encarnações na TV e dois spin offs: "Jack & Karen" e "Karen: The Musical".

Leia também

Qual mulher fodona de "O Mundo Sombrio de Sabrina" é você?

Escrito por Isadora Manzaro • há 5 anos

Qual casamento de "Friends" você seria?

Escrito por Flora Paul • há 5 anos

Pelo amor de Deus, é hora de desencanarmos de Friends

Escrito por Raphael Evangelista • há 5 anos

Publicidade

Veja também