25 coisas que os cirurgiões plásticos gostariam que você soubesse

Nosso trabalho vai MUITO além da lipoaspiração.

Agradecimentos especiais aos cirurgiões plásticos que forneceram as informações para esta publicação: Daniel Maman e Nolan Karp.

1. Não, nem todos nós vivemos em mansões, vestimos Versace e fazemos festas em iates todo o fim de semana.

Não é como na série "90210", mas, sim, ganhamos muito dinheiro, e isso é um atrativo para atuar na área.

Publicidade

2. A maioria de nós entra na cirurgia plástica porque quer ajudar as pessoas a se sentirem bem com elas mesmas e recuperarem sua confiança.

FOX / Via wifflegif.com

"É tão estranho ser seu próprio modelo de vida. Eu recomendo."

Algumas pessoas perderam muito peso e querem fazer uma abdominoplastia — ou cirurgia de abdômen — para dar um jeito no excesso de pele. Algumas notam mudanças nos seios depois da gravidez, da amamentação ou de um câncer e só querem que eles voltem a ter a mesma aparência de antes. Muitas cirurgias podem devolver a confiança e a autoestima de uma pessoa.

3. Mas, claro, é verdade que nos preocupamos com a nossa aparência.

Lions Gate Films / Via reddit.com

A ideia de que os cirurgiões plásticos se preocupam com a própria aparência é verdade para muitos. Da mesma forma que é difícil imaginar um estilista que não se importe com a roupa que veste, é muito difícil encontrar um cirurgião plástico que não seja elegante, saudável ou que não se importe com sua imagem.

Publicidade

4. A cirurgia plástica é um campo extraordinariamente amplo que inclui muito mais do que lipoaspiração e aumento das mamas.

BRAVO / Via tenor.co

"Isso é algo que você deveria saber."

Na faculdade de medicina você percebe quantas especializações realmente existem. Há cirurgia de mãos, cirurgia plástica pediátrica (para defeitos congênitos, como lábios leporinos), cirurgia cosmética, cirurgia do nervo periférico, microcirurgia e cirurgia plástica geral, que envolve uma mistura de várias dessas coisas. A cirurgia plástica é muito mais do que as pessoas veem nos filmes e programas de TV.

5. Na verdade, é uma das poucas especialidades com a qual você está qualificado para operar qualquer pessoa, independentemente da idade, em qualquer parte do corpo.

The CW / Via reactiongifs.com

A maioria dos cirurgiões de outras áreas tem limitações no que diz respeito a quem podem operar e nas áreas a serem operadas. Mas os cirurgiões plásticos podem operar qualquer pessoa, independentemente da idade, incluindo crianças.

Publicidade

6. Os cirurgiões plásticos passam mais de 14 anos estudando após o ensino médio e passam por uma das residências mais intensas de todos os estudantes de medicina.

Gostaríamos que as pessoas entendessem melhor quantos anos de estudo foram necessários para fazermos nosso trabalho.

7. Há dois tipos principais de cirurgias plásticas: estética (cosmética) e reconstrutiva.

Jani Šibalová / Via commons.wikimedia.org

A cirurgia plástica estética, ou cosmética, ocorre quando alguém quer mudar algo na sua aparência. Inclui procedimentos como a abdominoplastia, a lipoaspiração, a elevação de glúteos etc.

A cirurgia plástica reconstrutiva é destinada a pessoas que, por exemplo, têm defeitos congênitos, sofreram acidentes (colisões de carro, ferimentos por fogo etc.) ou passaram por cirurgias por outros motivos de saúde e não gostaram dos resultados da operação. Uma das razões mais comuns para a cirurgia plástica reconstrutiva é a reparação de danos do câncer de pele no rosto, no nariz e nas orelhas.

Publicidade

8. Quando se trata de cirurgia plástica, não existe uma única forma ~correta~ para fazer uma cirurgia. Pode haver mais de 25 formas de fazer um mesmo procedimento.

Columbia Pictures / Via tenor.co

"Isso é impressionante."

Se você parar para pensar: quantos tipos diferentes de narizes, olhos, lábios etc. você vê em um dia? Há tantas formas diferentes de fazer cada cirurgia plástica, e isso é uma das coisas mais legais na nossa área.

9. É por isso que muitos cirurgiões plásticos têm conhecimentos artísticos, seja em escultura, pintura, arquitetura ou fotografia.

Alguns dizem que todos os ortopedistas são ex-atletas ou pessoas que simplesmente amam esportes. O estereótipo para cirurgiões plásticos é que todos nós apreciamos arte. A maioria de nós tem algum passatempo relacionado à arte.

Publicidade

10. Quando possível, você deve escolher um cirurgião plástico da mesma forma que escolheria um tatuador.

Você deve olhar para nossos trabalhos prévios e ver se gosta de nossa estética, porque cada cirurgia pode ser feita de modo diferente dependendo do cirurgião plástico. É como dar uma olhada no Instagram de um tatuador ou olhar o livro de desenhos de seu estúdio. Temos galerias de fotos em nossos sites e em nossos escritórios que mostram o trabalho que fizemos para que as pessoas possam ver se estão de acordo com o que elas estão buscando.

11. Curiosidade: o Botox não serve apenas para as rugas. Ele também pode ser utilizado para acabar com o suor, a enxaqueca e a contração de pálpebras ou sobrancelhas.

Nickelodeon / Via imgur.com

Publicidade

12. As áreas mais comuns para lipoaspiração são: abdômen, costas e coxas.

Westend61 / Via Getty Images

13. Recusamos os pedidos de aproximadamente 30% das pessoas que vêm ao nosso consultório. Muitas vezes, as expectativas delas não são realistas ou não são saudáveis.

"cirurgião plástico: você saber que isso é loucura, certo?
garota: exatamente como na foto"

Precisamos garantir que o interesse e o desejo do paciente estejam alinhados com o que podemos dar a ele. Às vezes o que as pessoas querem não está de acordo com a realidade, não é saudável ou não vale o risco. Nos recusamos a operar algumas pessoas independentemente do valor que elas estão dispostas a pagar.

Publicidade

14. E não, não fazemos aumento de pênis.

DreamWorks Pictures / Via makeagif.com

Isso costuma ser feito por um urologista.

15. Podemos fazer alguns experimentos durante uma cirurgia para nos certificar de que o resultado será ~perfeito~, exatamente como o paciente quer.

Patrick Lane / Via Getty Images

Na maioria dos casos, temos uma boa noção de quanto tempo um procedimento irá durar, mas geralmente reservamos um tempo para experimentação, porque sabemos que somos perfeccionistas. No caso do aumento de mama, podemos testar implantes com tamanhos e formatos diferentes para ver como ficam antes de escolher o final.

Publicidade

16. Cirurgias plásticas não são apenas para ricos e famosos.

E! / Via tenor.co

A maioria dos procedimentos não é absurdamente cara, e é possível economizar para isso se você realmente quiser ou precisar.

17. Às vezes nossos dias são um misto de consultas, cirurgias, injeções de preenchimento e exames de acompanhamento.

Todos os dias podem ser diferentes.

Publicidade

18. É comum termos que explicar às pessoas que a lipoaspiração não substitui uma dieta e exercícios, mas pode ajudar a modelar o corpo.

NBC / Via imgur.com

No entanto, a maioria dos pacientes que faz lipoaspiração já tem uma boa forma física; só quer ajuda com áreas específicas nas quais tem problemas para perder peso.

19. Alguns de nós evitam falar a estranhos sua profissão.

Não queremos que elas comecem a nos perguntar o que poderíamos fazer em seus corpos.

Publicidade

20. Portanto, se você nos encontrar fora do escritório, por favor não pergunte "o que podemos fazer" por sua amiga, sua mãe ou pela amiga de sua mãe.

21. Procurar o menor preço para uma cirurgia plástica não é recomendável. Na maioria dos casos, você recebe pelo que paga.

Publicidade

22. Tentamos não julgar a aparência das pessoas em situações cotidianas, mas às vezes fazemos isso.

Fréderic Doazan and Vandy Roc / Via buzzfeed.com

Não, não andamos por aí pensando: quero muito corrigir a estrutura nasal daquela pessoa. Mas às vezes pensamos em procedimentos que poderíamos fazer nas pessoas. Faz parte do que fazemos para ganhar a vida, então às vezes pode ser difícil se desligar.

23. Alguns procedimentos podem durar até 12 horas.

Algumas operações podem consumir muito tempo, como a de um tipo específico de reconstrução de mama que exige transplantar outro tecido na mama.

Publicidade

24. E nossa profissão ainda mexe com nosso lado emocional, especialmente em casos de pacientes que fizeram mastectomias.

Ao cuidar desses pacientes, geralmente nos envolvemos com a vida deles por um longo período de tempo — às vezes, por anos.

25. Nos sentimos muito sortudos de trabalhar com a cirurgia plástica, já que essa é uma área muito feliz, na qual a satisfação do paciente é incrivelmente alta.

Geralmente trabalhamos com pacientes que tendem a ser saudáveis e ter resultados que os deixam felizes. Não é comum termos que dar notícias ruins, então pode ser uma área muito recompensadora. Na maioria das vezes, as pessoas querem fazer a cirurgia, o que as deixará mais confiantes física e psicologicamente.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também