23 fotos que mostram São Paulo como você nunca viu

A Augusta acarpetada, um Fusca dentro do lago do Ibirapuera e o Masp SEM as colunas vermelhas: sim, é tudo real.

1. O Rio Pinheiros todo sinuoso, em seu curso natural, antes da retificação x Como ele é hoje.

Reprodução, https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Sao_Paulo_at_night_Panoramic.jpg

A primeira imagem é do excelente documentário "Rio Pinheiros -- Suas Histórias e Perspectivas", patrocinado pela organização Águas Claras do Rio Pinheiros. Você pode assisti-lo na íntegra aqui.

2. Uma ponte Cidade Jardim fininha, com um bonde em cima e um praticante de remo embaixo.

Reprodução / Via vimeo.com

Talvez na hora do rush.

Publicidade

3. O largo dos Pinheiros em 1940 -- bem diferente do cenário de hoje em dia.

Meio vazio, né.

4. Um Fusca em pleno lago do Ibirapuera (acompanhado de barcos a remo).

A ação aconteceu na década de 60, para o primeiro Salão do Automóvel de SP.

Publicidade

5. E a rua Augusta ACARPETADA.

Foi uma iniciativa dos lojistas no Natal de 1973. O trecho da rua entre a Estados Unidos e a Paulista amanheceu acarpetada, em quadrados de várias cores. A ação tinha como slogan "O nosso visitante é tão ilustre que acarpetamos a rua".

6. O bairro do Bixiga com ruas de terra, casarões e um cavalo.

Isso em um longínquo 1862.

Publicidade

Bem diferente, né?

Reprodução / Via google.com.br!3m7!1e1!3m5!1s8VC_GuTIXaVKCcRpx4Bx8Q!2e0!6s%2F%2Fgeo1.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3D8VC_GuTIXaVKCcRpx4Bx8Q%26output%3Dthum

7. A Catedral da Sé ainda em construção x Como ela é hoje.

Cadê as torres?!

Publicidade

8. E o aeroporto de Congonhas praticamente no meio do mato, com passageiros embarcando direto na pista, em 1936.

Reprodução / Via smdu.prefeitura.sp.gov.br

Hoje, como qualquer um que já pousou lá sabe, a cidade engoliu a área do aeroporto -- cuja sinalização começa na avenida dos Bandeirantes.

Wikicommons

Publicidade

9. A praça Roosevelt na maior tranquilidade, na década de 50.

Que marasmo.

Hoje a praça, cercada por bares e teatros e ponto de encontro de skatistas, é bem mais vibrante e barulhenta.

Wikicommons / Via commons.wikimedia.org

Publicidade

10. Eis aqui a Teodoro Sampaio sem... nada, em 1921. E hoje em dia.

Saem as carroças, entram as lojas de móveis e de instrumentos.

11. A Brigadeiro Luís Antônio vaziiiia, vazia -- em um postal da década de 20.

Publicidade

E aqui, hoje em dia, bastante tranquila (provavelmente em um domingo).

Picasa 2.7

12. O Anhangabaú SEM o Viaduto do Chá como o conhecemos.

A foto, de 1914, mostra o Vale já em obras.

Publicidade

13. A Estação da Luz com uma fila de carroças ao lado, em 1905.

O entorno mudou bastante. Mas a torre...

Wikicommons

Publicidade

14. A São Silvestre em sua primeira edição, em 1925. E a chegada da prova de 2011.

Twitter: @spinfoco, Wikicommons

Bastante gente aderiu ao longo dos anos.

15. O Shopping Iguatemi com essa fachada.

Antes de virar um centro de compras de luxo, o shopping, inaugurado em 1966, era bem simplão.

Publicidade

E, após várias plásticas, com sua aparência mais recente.

Reprodução / Via google.com.br!3m6!1e1!3m4!1soBtPVSzeA5Cuzdyo_2W1_Q!2e0!7i13312!8i6656

Mais velho, porém mais elegante.

16. O Museu do Ipiranga com estes dois cavalheiros tomando a fresca ao lado de um calhambeque -- em 1927.

Publicidade

As árvores ao redor cresceram.

Wikicommons / Via commons.wikimedia.org

17. A avenida Santo Amaro largona assim:

A foto é da década de 60.

Publicidade

Atualmente um pouco mais cheia.

Reprodução

18. A Radial Leste com estes postes de iluminação, na década de 70.

Publicidade

Já hoje em dia...

Reprodução

19. E a Nove de Julho ASSIM:

Durante a década de 30, a avenida estava sendo criada. E seria inaugurada na década seguinte.

Publicidade

Mudou bastante até hoje.

20. A Avenida Paulista cheia de árvores e com ZERO prédios.

Isso em 1902, poucos anos depois da inauguração, que ocorreu em 1891.

Publicidade

112 anos depois...

21. Ou a entrada do Parque Trianon bem tranquila, em 1956.

Publicidade

22. O Masp SEM as colunas vermelhas.

Não, não é montagem. A cor estava prevista no projeto de Lina Bo Bardi, mas só foi incorporada ao museu em 1990.

E agora:

Wikicommons / Via pt.wikipedia.org

Publicidade

23. E, finalmente, a avenida Paulista ENTUPIDA DE TRÂNSITO, desde a década de 20.

Bom, tirando os modelos dos carros, essa cena não é nem um pouco nova.

Veja também:

25 lugares maravilhosos de São Paulo que você não sabia que existiam

10 passeios subterrâneos que vão tornar SP muito mais interessante

10 coisas que os pontos turísticos de SP diriam se fossem sinceros

Veja também