23 fatos que você talvez não saiba sobre Joey Ramone

Há 19 anos o rei do punk nos deixava.

1. Seu verdadeiro nome não era Joey Ramone.

Mickey Leigh

O verdadeiro nome de Joey Ramone era Jeffrey Ross Hyman. Ele nasceu em 19/05/1951 em Manhanttan, Nova York, e com um ano de idade se mudou com os pais para o bairro de Forest Hills, no Queens

2. Joey sempre teve uma saúde muito frágil.

Mickey Leigh

Joey apresentou problemas de saúde desde muito cedo. Como lembra seu irmão Mickey Leigh no livro "Eu dormi com Joey Ramone", a primeira batalha de Joey começou antes mesmo dele nascer. Quando Joey ainda era um feto, uma massa do que deveria ser um outro bebê se fixou em sua espinha dorsal, formando um tumor do tamanho de uma bola de beisebol em sua coluna. Joey precisou passar por uma cirurgia extremamente arriscada quando tinha apenas algumas semanas de vida e os médicos não sabiam que tipo de sequelas Joey poderia ter no futuro.

Publicidade

3. Ele começou a usar óculos ainda criança.

Mickey Leigh

Como Joey tinha muitas dificuldades para aprender a ler, sua professora sugeriu à Charlotte, sua mãe, que o levasse ao oftalmologista. Joey começa então a usar óculos aos sete anos e desde então raramente o veríamos sem esse acessório tão marcante em sua imagem.

4. Sem sua mãe, provavelmente não teríamos conhecido o icônico Joey.

Mickey Leigh

Sua mãe, Charlotte, sempre foi uma grande apoiadora da carreira de músico de Joey e de seu irmão Mickey. Era uma mulher muito a frente de seu tempo e foi essencial para a formação musical dos filhos. Enquanto muitos pais naquela época achavam inadmissível meninos usarem cabelos compridos e se interessarem por rock and roll, Charlotte nunca se importou e os encorajava a terem seu próprio estilo.

Publicidade

5. Joey era judeu.

Apesar de Joey nunca ter sido praticante da religião, sua família era de origem judaica.

6. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia.

Joey recebeu diagnóstico de esquizofrenia e ansiedade aos 18 anos e aos 21 passou a receber uma ajuda do governo por ser considerado incapaz de contribuir para a sociedade trabalhando. Ainda bem que Joey sempre foi contra o status quo do que significa ~ contribuir ~ na sociedade.

Publicidade

7. Seu irmão mais novo foi quem o apresentou aos outros membros do Ramones.

Mickey Leigh

Seu irmão mais novo Mickey Leigh era quem inicialmente tocava com Johnny e Dee Dee. Apesar de ser mais novo que Joey, Mickey era mais descolado e desenvolto, já sabia tocar guitarra e outros instrumentos. Os garotos eram todos vizinhos em Forest Hills.

8. A primeira banda de Joey se chamava "The Intruders"

Mickey Leigh

Foi em 1967 e Joey era baterista.

Publicidade

9. A primeira música do Ramones foi escrita por Joey.

A primeira música do Ramones, "I Don't Care", foi criada por Joey quando seu irmão mais novo o ensinava a tocar guitarra. Alguns dias depois, Joey escreveu o que viria a ser a segunda música da banda "Here Today, Gone Tomorrow", usando os mesmos três acordes.

10. Joey teve uma fase glam rock.

Em 1972 Joey descobre o glam rock e passa a usar o nome "Jeff Starship". Joey usava roupas e maquiagem de sua mãe para ajudar a compor o visual.

Publicidade

11. Ele foi expulso de uma banda por não ser bonito o suficiente.

Joey chegou a ser vocalista em uma banda chamada Sniper e começou a impressionar as pessoas com seu jeito único e bizarro no palco. Um gigante de 1,98m se movendo de um jeito peculiar e com uma voz que amadurecia e se tornava cada vez mais poderosa. Foi expulso da banda por não ser bonito o suficiente.

Joey, eu sempre te achei lindo <3

12. Joey não começou no Ramones cantando, mas sim tocando bateria.

Mas como ele demorava duas horas para conseguir montar a bateria, um dia Dee Dee Ramone sugere que ele seja o vocalista: "Joey era o vocalista perfeito", explicou Dee Dee. "Eu queria alguém bem esquisito, e Joey era realmente estranho, cara, o que foi ótimo para os Ramones. Eu acho muito melhor ter um vocalista que parece todo fodido do que ter um que está tentando ser um símbolo sexual ou algo assim."

Obrigada Dee Dee por essa grande ideia!

Publicidade

13. Johnny Ramone não gostava que Joey cantasse.

Johnny não gostava da ideia de ter Joey como vocalista, pois o achava feio e esquisito demais, mas Tommy o convenceu de que ele ficava muito bem entre ele e Dee Dee. E assim nasce a formação clássica do Ramones que todos nós amamos.

Obrigada também, Tommy!

14. Em 1974, Joey toca com o Ramones no CBGB pela primeira vez.

Em 1974, Jeff Starship é Joey Ramone tocando no CBGB com o Ramones pela primeira vez. Johnny Ramone se lembra que provavelmente tinha só umas duas pessoas assistindo ao show no bar, que era uma espelunca, sendo que uma delas era Alan Vega, vocalista do Suicide, que logo de cara fica apaixonado pela banda.

Publicidade

15. Foi Joey quem criou a fórmula inconfundível das músicas do Ramones.

Seu irmão Mickey Leigh recorda que "foi Joey quem forneceu a fórmula para futuras músicas do Ramones com suas contribuições iniciais: o minimalismo, a duração de dois minutos, o máximo de três acordes, letras existenciais compostas de duas linhas em sua totalidade. Os outros membros da banda viram como ele fazia e a dinâmica do grupo continuou a partir daí. Inicialmente, os Ramones não tinham material nem conceito. Se Joey não tivesse contribuído com "I Don't Care", o som e o conceito dos Ramones provavelmente teriam sido algo completamente diferente."

16. Ao contrário do que diz a lenda, "The KKK Took My Baby Away" não foi escrita para alfinetar Johnny.

Ao contrário do que muitos acham, Joey não escreveu a música "The KKK took my baby away" como um desabafo sobre Jonnhy ter "roubado" sua então namorada Linda. A letra foi escrita anos antes do episódio.

Publicidade

17. Joey era completamente apaixonado por gatos.

Laura Levine

Queria ser esse gatinho da foto <3

18. Joey adorava o Natal e suas festas para celebrar a data eram famosas em Nova York.

Mickey Leigh / Via Mickey Leigh

Ao que parece, ele curtia desde pequenininho!

Publicidade

19. Joey faleceu vítima de um linfoma.

Na primavera de 1994 Joey descobriu uma forma inicial de câncer chamado linfoma em sua medula óssea. Foram anos de luta contra a doença e no dia 15/4/2001 o nosso rei do punk perdeu a batalha para o câncer.

20. Joey planejava seu aniversário de 50 anos quando morreu.

Joey era uma pessoa otimista e mesmo desenganado pelos médicos, estava planejando sua festa de aniversário de 50 anos e o lançamento de seu primeiro álbum solo quando estava no hospital em seus últimos dias. Infelizmente Joey faleceu apenas um mês antes de completar cinco décadas de vida. Para manter o seu desejo, o irmão de Joey fez a festa de aniversário mesmo assim e, desde então, temos a Joey Ramone Birthday Bash acontecendo em maio todos os anos em nyc.

Publicidade

21. A última música que Joey escutou antes de morrer foi "In a Little While", do U2.

Quando Joey estava partindo, seu irmão Mickey colocou a música "In a Little While" do U2 para tocar. Mickey conta: "Enquanto a música tocava, nós apenas seguramos suas mãos e dissemos: “Nós amamos você, Joey. Você ficará bem em breve. Sem mais dor, sem mais sofrimento. Não há problema em nos deixar agora. Nós te amamos." Alguns segundos após o término da música, a enfermeira disse: "Ele se foi agora".

22. Dois álbuns solos foram lançados após sua morte.

"Don't Worry About Me" e "Ya Know" são os dois álbuns solos de Joey. Eles foram lançados graças ao cuidadoso e incansável trabalho de seu irmão Mickey Leigh como produtor executivo para nos presentear com essas duas obras primas. Você pode escutar os dois no Spotify.

Publicidade

23. Em 2003 um quarteirão em Manhattan ganhou o nome de Joey Ramone Place!

Ela é a placa de trânsito mais roubada da cidade e já teve que ser reinstalada várias vezes. A placa fica na esquina da Bowery com a East 2nd Street.

Veja também