23 Coisas que você provavelmente não sabia sobre o filme "A Lagoa Azul"

A produção do filme precisou colar cabelos nos seios de Brooke Shields para que nada fosse gravado por acidente.

1. “A Lagoa Azul” foi lançado em 1980, estreou nos EUA dia 20 de junho e só chegou aos cinemas brasileiros em 12 de setembro.

2. Nos EUA, menores de 17 anos só podiam ver o filme nos cinemas se estivessem acompanhados dos pais.

3. A atriz Brooke Shields tinha apenas 14 anos quando fez o papel de Emmanuelle. De acordo com a produção do filme, todas as cenas de nudez foram feitas por dublês.

4. A produção do filme precisou colar cabelos nos seios de Brooke Shields para que nada fosse gravado por acidente.

5. O ator Christopher Atkins era um pouquinho mais velho: tinha 18 anos quando fez o Richard.

Divulgação

Publicidade

6. O casalzinho Brooke Shields e Christopher Atkins teve um romance rápido de verdade nos bastidores do filme.

7. O diretor inclusive deu uma forcinha pra isso. Ele queria mais autenticidade nas cenas e colocou uma foto de Shields no quarto de Christopher.

8. Em 2005, Christopher disse à revista People: “Tivemos um breve romance e foi muito doce. Nós éramos jovens, então não era nada realmente sério. Mas na época, foi um dos momentos mais mágicos da minha vida".

9. Embora o filme mostre cenas de sexo entre o casal, Brookie Shields declarou em uma entrevista que só perdeu a virgindade com 22 anos, 8 anos após o lançamento de "A Lagoa Azul".

10. O filme foi gravado na Jamaica e em Nanuya e Turtle, nas Ilhas Fiji, país da Oceania.

11. O biólogo John Gibbons ficou muito curioso com uma iguana que aparecia no filme. Ele resolveu estudar e descobriu uma nova espécie do animal, batizada de Fiji Crested Iguana, em 1981.

Reprodução / Via youtube.com

Publicidade

12. Carrie Fisher, na época com 24 anos, recusou o papel de Emmeline para fazer a Princesa Leia em “Star Wars - O Império Contra-Ataca”.

13. Era para Christopher Reeve, na época com 28 anos, ser o Richard, mas ele teve de recusar pois estava no elenco de "Super-Homem II - A Aventura Continua".

14. O que nos faz pensar que a Princesa Leia e o Super-Homem poderiam ser o casal da "Lagoa Azul".

15. Vários outros atores famosos fizeram testes para participar do filme, entre eles, Sean Penn, John Travolta, Richard Gere, Kim Basinger, Jamie Lee Curtis, Bridget Fonda, Anjelica Huston, Sarah Jessica Parker, Jodie Foster e Michelle Pfeiffer.

Reprodução / Via youtube.com

Publicidade

16. Os críticos de cinema da época odiaram a produção. A atriz Brookie Shields ganhou até o prêmio de pior atriz na primeira edição do Framboesa de Ouro.

17. Já o público gostou muito. O filme foi muito bem nas bilheterias, sendo o nono mais visto daquele ano, com mais de US$ 58 milhões arrecadados nos EUA e Canadá.

18. O ator Christopher Atkins foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Revelação Masculina, mas não venceu.

19. O longa também foi indicado ao Oscar, em apenas uma categoria: melhor fotografia. Ele perdeu para o filme “Tess - Uma Lição de Vida”.

Divulgação

Publicidade

20. O filme é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Henry De Vere Stacpoole e lançado em 1908.

21. Depois dele saíram mais dois livros, formando uma trilogia. São eles: “O Jardim de Deus” (The Garden of God), de 1923, e “Os Portões da Manhã” (The Gates of Morning) , de 1925.

22. O filme que conhecemos não foi a primeira adaptação do livro. Em 1923, um filme mudo foi baseado no livro e em 1949 foi lançada uma versão britânica da história.

23. Embora seja americano, "A Lagoa Azul" é parte da cultura brasileira. É um dos grandes clássicos da Sessão da Tarde e até hoje é reprisado pela Globo. Toda vez que vai ao ar chega aos Trending Topics do Twitter.

Publicidade

Veja também:

E se esses filmes da “Sessão da Tarde” se passassem no Brasil?

26 coisas dos filmes da Sessão da Tarde que gostaríamos de ter vivido

Veja também