22 histórias que mostram o absurdo real do mom-shaming
O mom-shaming é uma forma de assédio cujo objetivo é constranger e envergonhar mães que não obedecem a expectativas estereotipadas de comportamento.
Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais situações mais ridículas de assédio a mães [mom-shaming] elas conheciam. As respostas foram absurdas:
O mom-shaming é uma forma de assédio cujo objetivo é constranger e envergonhar mães que não obedecem a expectativas estereotipadas de comportamento.
1. "Meu chefe me repreendeu por não conseguir o equilíbrio perfeito entre trabalho e maternidade. Eu tinha voltado a trabalhar fazia TRÊS DIAS!"
TLC
2. "Uma conhecida da minha esposa disse que nosso filho vai ter problemas emocionais porque ela fez uma cesárea de emergência."


PopTv
3. "Quando eu estava grávida, tentaram me constranger por não ter enjoo matinal."
NBC
4. "Se eu ganhasse um real por todas as vezes em que me disseram que sou uma mãe pior por ter tatuagens, poderia pagar a faculdade do meu filho (que é um aluno exemplar)."
CityTv
7. "Eu fui repreendida por ficar muito tempo com minha filha no colo. Ela tinha SEIS DIAS DE VIDA."


Universal Pictures
8. "Quando estava grávida, fui à uma farmácia tomar uma vacina contra a gripe. Quando estava saindo, uma mulher falou para mim: 'Espero que seu bebê não pegue autismo!'".
Vh1
9. "Me chamaram de 'assassina de bebês' porque meu filho não estava usando meias... sendo que no dia estava uma temperatura de 26 graus."
Bravo
10. "Eu estava trocando a fralda da minha filha no porta-malas do meu carro quando um estranho disse que eu estava ensinando-a a se expor em público."


CBC
11. "Recentemente, meu filho — único — foi mordido por uma menininha na creche. O diretor me culpou por não ter outros filhos, dizendo: 'Se ele tivesse um irmão, saberia o que fazer quando fosse mordido.'"
CBS
12. "Fui repreendida por literalmente sair com meu bebê na rua. Eu estava andando na calçada com meu filho de quatro meses no carrinho quando um homem gritou: 'Meu Deus, o que você está fazendo com esse bebê na rua? Leve-o para longe dessa poluição!'"


Hulu
13. "Eu estava indo com meu filho para a parada de ônibus e estava vestindo calças de pijama de A Pequena Sereia. Então, outra mãe olhou para mim e disse: 'Você podia pelo menos ter colocado um moletom.'"
Open Road Films
14. "Uma mulher se irritou comigo por levar meu filho de quatro anos comigo ao banheiro de uma loja. Quando eu disse que não me sentia confortável com ele indo sozinho ao banheiro dos homens, ela falou que, então, eu não deveria sair de casa sem meu marido."


Universal Studios
15. "Já me encheram o saco porque eu disse que minha filha tinha um ano em vez de 14 meses."


TvLand
16. "Tentaram me fazer sentir mal por guardar todos os desenhos que meu filho faz na escola."


Comedy Central
17. "Tentaram me constranger por não fazer fotos do meu bebê para as redes sociais."
TvLand
18. "Eu estava no supermercado com minha filha impaciente e estávamos na seção onde havia frutas e biscoitos de graça para as crianças. Então, perguntei qual ela queria e, claro, ela disse que preferia o biscoito. Depois disso, outra mãe que estava perto deu uma banana ao filho e disse — dirigindo-se a mim, obviamente — 'Estou lhe dando essa banana porque amo você e não preciso enchê-lo de açúcar para você se comportar.' Em seguida, saiu balançando o cabelo."
Bravo
19. "Tentaram me constranger por ir ao supermercado com meu filho recém-nascido — uma mulher ralhou comigo dizendo que ali não era lugar para um bebê."


SpikeTv
20. "Por não fazer o Papai Noel em nossa casa. Outra mãe me repreendeu por arruinar 'a magia do Natal'".
NBC
21. "Tentaram me envergonhar por 'minha filha não socializar o suficiente' quando ela se recusou a falar com uma pessoa que nunca tinha visto... depois de acordar de um cochilo de três horas na estrada."
Bravo
Algumas respostas foram editadas por questões de espaço e/ou clareza.
A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.