22 detalhes escondidos na terceira temporada de "Westworld"

Você estava mesmo prestando atenção? Aviso: contém spoilers.

1. No primeiro episódio, Dolores ataca um cara rico hackeando o sistema de inteligência artificial da casa dele. Quando ele tenta dar um comando, a IA responde "eu não posso fazer isso", que parece ser uma referência à IA que saiu do controle em "2001: Uma Odisseia no Espaço".

HBO, MGM

2. Quando vimos Caleb pela primeira vez, havia várias cenas dele acordando e indo cuidar da sua rotina que remetem à Dolores na primeira temporada.

HBO,

Isso não só o destaca como personagem principal da temporada, como também estabelece a ideia de que ele – e todos os outros humanos – não são diferentes dos anfitriões, e estão presos em loops próprios, sendo controlados sem seu conhecimento.

Publicidade

3. Mais tarde, quando Caleb conhece Dolores, ela cai em seus braços, bem parecido com a forma que ela caiu nos braços do William na primeira temporada.

HBO, HBO

O que é mais significativo aqui é que a cena mostra como Dolores cresceu e aprendeu: na primeira temporada, ela era aquela donzela indefesa, mas quando ela conhece Caleb, ela já aprendeu a usar sua aparente fragilidade para manipular ele.

4. O apelido que Bernard estava usando, "Armand Delgado", é na verdade um anagrama para "Damaged Arnold", algo como "Arnold Danificado" em tradução livre.

HBO

Talvez isso seja um reflexo de como Bernard se vê – e também como uma dica de que a versão de Bernard na terceira temporada, construído pela Dolores, também contém as memórias de Arnold.

Publicidade

5. A pérola de Bernard é avermelhada, diferente das cinco pérolas que Dolores tem, todas pretas, possivelmente indicando que ele é único de alguma maneira, e talvez até que ele tenha consciência humana, além da de um anfitrião comum.

HBO

6. Outra coisa interessante, o candelabro que William vê quando está delirando em sua casa parece com a pérola vermelha rodeada pelas cinco pérolas pretas.

HBO

Isso pode indicar que Bernard talvez seja uma figura central entre os anfitriões – ou para próprio futuro do William como anfitrião ou anfitrião híbrido.

Publicidade

7. E por falar em William, a cena em que Charlotte o barbeia remete àquela cena da primeira temporada, que ele força Dolores a barbeá-lo.

HBO,

Essa é a dica de que Charlotte é na verdade Dolores (ou, mais especificamente, uma das cópias dela), e também mostra como a relação de poder mudou entre Dolores e William. Dolores, no corpo da Charlotte, está de preto, e agora ela está no controle.

8. Há MUITAS figuras relacionadas a espelhos que aparecem junto com Dolores e Charlotte durante a temporada, que servem de dicas a respeito da verdadeira identidade de Charlotte antes da grande revelação.

HBO, HBO

Publicidade

9. Mais tarde, logo antes de Charlotte se rebelar contra Dolores, nós vemos uma figura como a anterior, mas sozinha, em vez de estar espelhada – prefigurando sua independência iminente.

HBO

Publicidade

11. Na simulação do Warworld, tem um bar chamado Taverna delle Farfalle, que traduzido do francês fica Taverna da Borboleta. Uma referência ao bar da própria Maeve em Westworld, o Mariposa.

HBO

12. Você provavelmente não perdeu o momento "Guerra dos Tronos", onde aparece não só o Drogon, como também os produtores da série, David Benioff e D. B. Weiss. Mas, o que você talvez não tenha percebido foi quando eles falaram em mandar Drogon para Costa Rica – uma referência a "Jurassic Park".

HBO

Tanto o filme original de "Westworld" quanto o filme "Jurassic Park" foram criados por Michael Crichton. "Jurassic Park" se passa em uma ilha da Costa Rica.

Publicidade

13. O centro de reeducação de Serac se parece com o laboratório Delos, onde os anfitriões são reprogramados – reforçando o tema principal da temporada, que os humanos não são muito diferentes dos anfitriões.

HBO,

14. No flashback da infância de Serac, tem uma cena com ele andando em um campo de mato alto, que é muito parecida com as várias cenas em que Maeve aparece junto com sua filha.

HBO,

Para cada um deles, esses momentos representam um período de inocência e alegria antes de seus mundos serem destruídos.

Publicidade

15. Os gêneros cinematográficos que Caleb experimentou quando estava sob o efeito da droga Genre são: "film noir", ação, romance, crime e terror.

HBO

Enquanto que o "film noir" é uma referência mais genérica, os outros gêneros referenciam filmes mais específicos com suas músicas e visuais: "Apocalypse Now", "Love Story", "Trainspotting" e "O Iluminado".

16. Os nomes que Serac e seu irmão deram as máquinas são uma sucessão de reis bíblicos: Saul, Davi, Salomão e Roboão.

HBO

Publicidade

18. Quando William está recebendo o tratamento para seu problema cardíaco, seu comentário para James Delos remete ao que ele disse para a versão híbrida do James, que por sua vez foi uma referência ao que ouviu na primeira vez que ele chegou em Westworld, na primeira temporada.

HBO / Via reddit.com

Publicidade

19. Os labirintos estão espalhados por toda parte durante a temporada, remetendo ao labirinto que Arnold criou para Dolores e os outros anfitriões. O símbolo novamente reforça a conexão entre os humanos e os anfitriões, e o caminho que Dolores direciona os humanos para que despertem.

HBO, , HBO,

20. Outro motivo que se repete durante a temporada são os olhos – reforçando a ideia de que Roboão está sempre observando.

HBO,

Publicidade

21. A cena em que Dolores conta para Caleb sobre seu mundo no México referencia, visualmente e musicalmente, a cena da primeira temporada em que ela fala com Teddy sobre a vaca Judas – um animal que leva os outros da mesma espécie para a destruição. Uma indicação do futuro papel de Caleb.

HBO,

22. Finalmente, as referências do último episódio sobre o "Clube da Luta", especificamente na forma como Caleb é chamado de "senhor" e na cena em que Maeve e Caleb vêem as bombas explodindo na cidade.

HBO / Via reddit.com, 20th Century Studios

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Assisti à estreia da terceira temporada de "Westworld" e foi isso o que entendi

Escrito por Luisa Oguime • há 4 anos

Todo mundo é uma Maeve ou uma Dolores de "Westworld" – quem você é?

Escrito por Jamie Jirak • há 4 anos

Quantas séries cult você já viu?

Escrito por Susana Cristalli • há 5 anos

Publicidade

Veja também