21 truques de maquiagem que toda iniciante deveria conhecer

O básico e mais um pouco.

Zoë Burnett / BuzzFeed

Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais dicas e truques de maquiagem todo mundo deveria conhecer. Abaixo, algumas das respostas que recebemos:

Publicidade

1. Sempre comece com a pele limpa e procure uma rotina de limpeza que funcione bem com sua pele.

Dermstore / Via dermstore.com

Publicidade

Sempre comece com a pele limpa! Isso faz uma diferença enorme. Se você está com muita pressa e não tem tempo para uma limpeza completa, use água micelar e passe um hidratante com FPS.

ambelina

Primer e hidratante sempre fizeram muita diferença para mim. Conclusão: antes de começar a fazer sua maquiagem, realize uma limpeza facial eficiente.

britneya4811c40fc

Você não precisa se preocupar em usar os produtos "certos". Eu experimentei o primer facial porque muita gente falava que ajudava a fixar a maquiagem. No entanto, cheguei à conclusão de que aquilo não me ajudava em nada. Se alguma coisa não funciona bem para você, não perca seu tempo.

—Kylie Casino, Facebook

Na imagem, dica do site Dermstore.

2. Você *primeiro* faz os olhos. A base e o corretivo vêm por último.

Muitas iniciantes começam com a base ou outros produtos para a pele, mas eu acho mais fácil começar pela maquiagem dos olhos. Se você sujar o resto do rosto com a sombra para os olhos, você pode esconder depois com o corretivo.

emmas46a29ca4b

Publicidade

3. Aqueça sua máscara no sutiã (ou em um copo de água morna) enquanto faz o resto da maquiagem. Ficará muito mais fácil de aplicar.

Quando começo a me arrumar, já coloco a máscara dentro do meu sutiã. Eu deixo ali enquanto aplico a maquiagem no resto do rosto e, quando chega a hora de aplicar a máscara, ela está morninha e não forma grumos.

jaboyles12

Eu sempre coloco a máscara e o lápis delineador dentro do meu sutiã, entre meus seios, quando começo a me maquiar. Se você não for tão bem avantajada, pode colocá-los dentro de um copo com água morna enquanto você faz sua arte!

hwills

4. Um pouco de primer para sombra pode ajudar bastante.

O primer para sombras faz com que a sombra dure muito mais e fique muito mais realçada!

saraf484839ce2

O primer, principalmente para as pálpebras, foi um divisor de águas para mim. Minhas pálpebras são oleosas, e meu delineador acabava deixando uma linha nas minhas pálpebras sempre que eu ficava de olhos abertos. Não era legal.

britneya4811c40fc

Publicidade

5. Escolha o pincel certo para o que você quer fazer.

Makeup.com / Via http://

Publicidade

Use o pincel correto! As iniciantes às vezes não entendem por que o pincel de blending não está pegando pigmento.

emilyrachelb

Você pode não estar extraindo todo o potencial dos seus produtos se estiver aplicando-os de maneira incorreta — especialmente quando se trata de mesclar sombras para os olhos.

vickid4296e36e0

6. Um pedaço de fita adesiva pode te ajudar no olho de gatinho.

Use uma fita adesiva para delinear um gatinho limpo e afiado.

florashrines

Se você quer desenhar aquele gatinho perfeito com seu delineador e deixar sua sombra afiada, pegue um pedaço de fita adesiva e a posicione de forma que ela toque o canto do olho e vá além da pálpebra inferior/linha d'água.

cooop

Dica do site Girl With Glam.

Publicidade

7. Ou experimente completar o desenho do gatinho limpando o delineado com um lenço demaquilante.

u/MDL1994 / reddit.com

Bom, para que esse método funcione, você precisa "borrar" o delineador do jeito que aparece na figura, é claro. Contribuição: Reddit.

8. Ou você pode ainda usar as perninhas de um grampo de cabelo para carimbar o contorno para o gatinho perfeito.

Ponha um pouquinho de delineador líquido na ponta do grampo, pressione gentilmente contra sua pálpebra e voilà! Agora é só preencher!

imsurran

Tirado daqui.

Publicidade

9. Um pouco de corretivo pode te ajudar a corrigir aquela sujeirinha no gatinho.

Se você borrar um pouco o delineador ou a sombra, use um pouco de corretivo para acertar as bordas sem precisar começar tudo outra vez.

haselbazil

10. E se você não tiver mesmo habilidade nenhuma para fazer um delineado de gatinho, pratique todas as noites.

Se você quer melhorar suas habilidades, pratique todas as noites antes de lavar o rosto.

saraf484839ce2

Publicidade

11. Quando for comprar uma nova base, passe um pouquinho e veja o efeito dela em ambientes de iluminação diferente para ter certeza que combina mesmo com seu tom de pele.

u/totallygeorgia / reddit.com

Não confie apenas na moça do balcão! Antes de comprar a base ande pela loja, pelo shopping e do lado fora — ou seja, compare os diferentes tipos de iluminação para ter certeza de que o tom que escolheu combina mesmo com sua pele.

cameronh45f77b6c2

E você também deve esperar ao menos 15 minutos — muitos produtos oxidam em contato com a pele, o que pode fazer com que sya cor mude um pouco.

12. Experimente maneiras diferentes de fazer o contorno, levando em conta o formato do seu rosto

Publicidade

Botanics / Via us.boots.com / walgreens.com

Todo mundo adora fazer contorno, mas você precisa levar em consideração o formato do seu rosto. Quando eu comecei, eu só fazia o contorno de acordo com uma cartilha que eu encontrei, mas eu sempre achei que o efeito ficava um pouco caído. Então eu descobri que existem outras formas de fazer o contorno: Eu tenho o rosto em formato de coração, então o que fica bem em mim pode não ficar bem em alguém com o rosto oval, por exemplo.

bekahawhite

Publicidade

13. Fazer contorno com o bronzer é muito simples: experimente usar o ~método E3~

Barry King / Getty Images

Um truque simples para bronzear seu rosto é usar o método E3. Você começa no topo da sua testa e aplica o bronzer seguindo a linha do cabelo, passando pelas têmporas, e segue a covinha em baixo da bochecha. Então volte e siga perto da orelha e vá descendo, seguindo a linha do maxilar. Quando você terminar com os dois lados, um lado vai ter o formato do "E" e o outro vai formar um "3".

chloect

14. Aplique o corretivo sob os olhos no formato de um grande triângulo e você parecerá mais desperta.

Publicidade

Maskcara / Via maskcara.com

Eu uso o corretivo formando um triângulo sob os olhos e adoro o resultado.

annal42d7a5358

Publicidade

15. Se você está tentando cobrir suas olheiras e seu corretivo não está funcionando, veja se ele tem a tonalidade correta.

The Blond Shell / Via theblondeshell.com

Publicidade

Se você é uma pessoa (como eu) que tem olheiras crônicas independentemente do quanto dorme, corretivos coloridos podem ser a solução para você. A NYX tem um que é ótimo (em diferentes tons, para diferentes tons de pele) e eu simplesmente uso meu dedo para passar um pouquinho sobre as olheiras, antes de aplicar a base. Faz uma diferença ENORME. E eu não gasto cinco segundos a mais para fazer a maquiagem. Vale a pena.

broaddusshelby

16. Corretivos coloridos também servem para corrigir qualquer vermelhidão que estiver aparecendo através da base.

Jenny Chang / BuzzFeed

Se você tem alguma mancha avermelhada que aparece mesmo depois de aplicar a base e o corretivo, experimente usar um corretivo colorido antes de aplicar a base. Você usa o verde para disfarçar tons avermelhados, amarelo para cobrir manchas roxas e roxo para cobrir tons amarelados.

chloect

Publicidade

17. Use uma escovinha de máscara limpa para limpar rapidamente qualquer pedacinho de máscara que possa ter caído depois de aplicar a sombra.

Fox

Se acontecer de cair máscara nas suas pálpebras depois de aplicar a sombra, você não precisa se preocupar. Espere alguns minutos para a máscara secar e então use uma escovinha de máscara limpa para retirar cuidadosamente a máscara que respingou, sem estragar sua sombra.

sophiewarshauer

18. Use pó facial solto entre as demãos de máscara para deixar seus cílios mais volumosos. Ou deixe a máscara secar entre as demãos.

Publicidade

Amy Nadine / Eunice Chung / Via http:// thebeautydepartment.com

Aplique uma demão de máscara e, com ela ainda fresca, use um pincel para polvilhar os cílios com um pó de sombra escuro, então aplique a segunda demão. O pó faz com que seus cílios fiquem mais volumosos e mais dramáticos, sem precisar gastar mais com uma máscara cara.

—Samantha Campbell, Facebook

Para fazer sua máscara durar mais tempo e ficar mais bonita, deixe a primeira camada secar e então aplique novamente. Isso faz com que meus cílios fiquem mais volumosos e definidos, e o efeito dura mais tempo!

victoriatorsg

Publicidade

19. Evite que o batom grude nos seus dentes: depois de passar o batom, ponha o dedo na boca e puxe para fora.

Chupe o dedo quando terminar de passar batom para evitar que ele grude nos seus dentes.

spookytime

20. Encontre alguma YouTuber que tenha um look que sirva de ~inspiração~ para você e que recomende produtos que você realmente possa usar.

Encontre alguma YouTuber que dá dicas de beleza que tenha o mesmo tom e tipo de pele que você, e use o canal dela para descobrir bases, corretivos e sombras que valorizem seu tom de pele. (*Só não esqueça que algumas delas são recompensadas pelas marcas apresentadas por demonstrarem seus produtos*).

Só mais uma coisa: você não precisa usar tanta base (ou qualquer outro produto, diga-se de passagem) quanto elas usam! Elas apresentam um visual mais elaborado em todos os vídeos, mas não é assim que você vai andar no seu dia a dia.

tinferg

Publicidade

21. Ou esqueça as YouTubers... e lembre-se que sua maquiagem é você quem faz!

Os vídeos no Youtube podem te levar a acreditar que só existe um estilo de maquiagem, quando você pode escolher entre vários estilos. Você não precisa fazer um contorno pesado — ou sequer fazer o contorno — se não quiser. Você também não precisa comprar só produtos caros, você pode criar um visu legal com produtos que você encontra em qualquer farmácia. Eu aprendi (e ainda estou aprendendo) lendo dicas como essas e fazendo o que me deixa mais confortável. Só que isso leva certo tempo e prática, já que é um processo de tentativa e erro.

—Nalia Warren, Facebook

Escolha um look que combine com você e não tenha medo de experimentar. Afinal de contas, o que importa é que você esteja confiante na sua escolha. Se você se sente bem, então vai fundo!

kaylaxharlowx

Observação: as respostas foram editadas por motivos de tamanho ou clareza.

Publicidade

Veja também:

12 mitos sobre maquiagem que todo mundo deveria parar de acreditar AGORA

42 segredos de estilo que fazem toda a diferença no look

Isso é o que pode acontecer se você não limpar o rímel dos olhos antes de dormir

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também