21 tradições da primeira menstruação ao redor do mundo

"Chamei minha avó no banheiro e disse o que havia visto na minha calcinha. Quando ela viu o sangue, ME DEU UM TAPA."

Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais eram as tradições relacionadas à menstruação em sua cultura. Muitas das respostas foram sobre as maneiras com que famílias e comunidades marcam a primeira menstruação de uma garota.

@tinytashii / Via instagram.com

Ouvimos mais de 6.000 pessoas ao redor do mundo. Porém, nenhuma dessas respostas deve ser tomada como algo que representa todo um país, uma cultura ou uma religião, já que há diversas crenças e práticas dentro de cada um desses universos.

Abaixo, algumas das histórias que nossos leitores compartilharam:

1. "Minha mãe enxaguou minha calcinha (literalmente, apenas com água) e passou no meu rosto porque disse que isso evitaria espinhas no futuro."

Olga_sweet / Getty Images

Ela também me fez pular três degraus de escada, porque isso significaria quantos dias a menstruação duraria.

—Shane, 23, Filipinas

Publicidade

2. "Há todo um evento para celebrar a transição para a idade adulta, em que a garota não sai de casa por três dias e depois recebe presentes e há uma festa enorme."

Ela também não pode ficar perto de crianças ou de homens durante a sua primeira menstruação.

—Nyiko, África do Sul

3. "Quando uma garota fica menstruada pela primeira vez, ela recebe um ovo cozido para engolir, inteiro, sem morder. Morder o ovo é como se você estivesse matando seus bebês".

Green Mountain Girls Farm/CC-BY-2.0 / Via Flickr: eatstayfarm

—Adwoa, 20, Gana

Publicidade

4. "Quando a garota menstrua pela primeira vez, ela tem que lavar sua calcinha sozinha".

— Anônimo, Macedônia

5. "Chamei minha avó no banheiro e disse o que havia visto na minha calcinha. Quando ela viu o sangue, ME DEU UM TAPA."

Quando menstruei pela primeira vez, eu estava na casados meus avós. Chamei minha avó no banheiro e disse a ela o que havia visto na minha calcinha. Quando ela viu o sangue, ME DEU UM TAPA. Ela literalmente me deu um tapa. Se antes eu já estava assustada com as manchas de sangue na calcinha, depois disso fiquei aterrorizada.

Pensei que eu havia feito algo errado. Fiquei muito envergonhada. Então, ela começou a rir e disse que isso era uma tradição. Ela me disse que as garotas jovens que menstruam pela primeira vez devem receber um tapa, para que suas bochechas sempre pareçam vermelhas e tenham sempre uma sensação de vergonha ao longo de suas vidas. Mas acho que o motivo real é esse último.

— Damla, Turquia

(Também ouvimos sobre tradições de bofetadas de leitoras com origens afegãs, francesas e gregas).

Publicidade

6. "Minha mãe queria assar um bolo."

@thesubtlemummy / Via instagram.com

Minha mãe queria assar um bolo (ela é islandesa e americana). Fiquei horrorizada com essa ideia (fui criada como britânica).

— Janey, Inglaterra

7. "A família faz uma grande festa."

Quando uma garota fica menstruada pela primeira vez, a família faz uma grande festa porque a garota se tornou uma mulher.

— Maria, 28, Grécia

Publicidade

8. "Quando uma garota menstrua pela primeira vez, sua mãe faz sekihan, que é um arroz grudento com feijão adzuki, tradicionalmente feito para celebrações, mas ela não diz o porquê."

@piki410 / Via instagram.com

O pai e o restante da família devem adivinhar que a garota teve a sua primeira menstruação.

— Anônimo, Japão

9. "Quando minha mãe descobriu, insistiu em me levar para jantar."

Era uma espécie de celebração, mas eu estava aterrorizada com o pensamento. Fui apenas para deixar ela feliz, porque me senti desconfortável o tempo todo.

— Anônima, 18, EUA

Publicidade

10. "A garota precisa lamber uma colher de chá de mel para tornar os futuros períodos menstruais mais fáceis."

Dino Giordano/CC-BY-2.0 / Via Flickr: joliebean

— Peleg, 17, Israel

11. "A garota deve prometer não olhar para ninguém do sexo masculino (mesmo que seja seu pai ou seu irmão) durante certo período de tempo."

Na minha cultura, quando uma garota menstrua pela primeira vez, seus pais consultam um sábio praticante de medicina natural, que dirá como realizar a "festa" dela. O dia de cada menina é personalizado, usando indicadores que eu desconheço.

Na manhã seguinte ao início do período menstrual, a menina deve prometer não olhar para ninguém do sexo masculino (nem mesmo seu pai ou seu irmão) durante certo período de tempo, tudo de acordo com o que os velhos sábios lhe dizem. Para algumas garotas, esse período pode durar mais de uma semana, e nem à escola elas poderão ir. Aparentemente, isso simbolizaria a sua proteção contra os meninos (???).

Depois do período sem garotos, a garota comemorará, convidando seus amigos e familiares para comer bolos, frutas e arroz.

- Anônimo, nascido na América do Norte com pais do sul da Índia

Publicidade

12. "Para manter-se ativa e saudável, fazem você beber ovo cru com algum tipo de óleo por cima. (É muito ruim, mas me fez sentir melhor)."

Razahaza / Getty Images

Eu sou indiana, então eu não sei sobre outras culturas na Malásia, mas geralmente para nós, quando é a primeira menstruação, a garota tem que ficar em casa por uma semana. Ela basicamente fica presa em seu quarto. Não sai de jeito nenhum. Durante essa semana, a garota não tem permissão para ir à sala de estar, à cozinha, ao quarto dos seus pais, muito menos à sala do altar. Ela pode ir ao banheiro apenas para tomar banho e trocar o absorvente.

Para evitar coisas malignas (como espíritos ou fantasmas), a garota precisa colocar uma vassoura na frente da porta do seu quarto. Ela deve levar consigo um prego onde quer que vá quando estiver no período menstrual. Aparentemente, os espíritos adoram sangue jovem.

Como é a sua primeira vez, a garota tende a ficar fraca, com medo e cansada. Para se manter ativa e saudável, fazem com que ela beba ovo cru com algum tipo de óleo por cima. (É muito ruim, mas me fez sentir melhor). A pior parte é que a garota DEVE descartar tudo o que usou e vestiu durante toda a semana. O que significava que eu tive que jogar fora minha jaqueta novinha. Ah, isso inclui todos os utensílios de refeição usados por ela, como o prato, a tigela, o garfo e a colher.

—S, 14, Malásia

13. "Eu fiquei meio envergonhada pela grande quantidade de pessoas que vieram me visitar, até mesmo homens!"

De acordo com as tradições do sul da Índia, quando a garota menstrua pela primeira vez, ela é isolada em um canto de uma sala. Ninguém deve tocá-la. Ela pode comer apenas alimentos com sal, nada mais. E só pode usar seus próprios utensílios, separados. Isso é feito em qualquer lugar, e costuma demorar entre três e nove dias. Na minha época, eu deveria ter feito isso por sete dias, mas discuti com minha mãe e o período foi encurtado para cinco, porque eu estava perdendo aula.

No primeiro dia, eles chamam todos os parentes e amigos da família, todos abençoam a garota, trazem presentes e, no fim, fazem uma cerimônia. No último dia, a garota toma um banho especial, e, no dia seguinte, vai ao templo e participa de outra cerimônia. Depois, todos jantam ou almoçam e daí a garota já volta ao normal. É um tipo de celebração, mas eu odiei porque gosto bastante de comer e não poder comer nada gostoso durante quatro dias me deixou com raiva 😂.

Sem contar que fiquei meio envergonhada com a grande quantidade de pessoas que vieram me visitar, até mesmo homens! Eu tinha 13 anos, então imaginem meu constrangimento.

— Anônima, Emirados Árabes Unidos

Publicidade

14. "Quando uma garota menstrua pela primeira vez, todos os membros da família e os amigos mais próximos da família precisam saber."

@elizhyland / Via instagram.com

É como um ritual de celebração.

— Stéfani, 21, Brasil

15. "Pode ser um pouco estranho os amigos de seus pais te parabenizarem."

Quando uma garota menstrua pela primeira vez, todos começam a chamá-la de "signorina", o que significa "senhorita" ou "jovem senhora", e seus parentes certificam-se de que qualquer pessoa que a conheça seja informada sobre as boas notícias. Então, pode ser um pouco estranho os amigos de seus pais te parabenizarem das formas mais estranhas possíveis.

— Maria, 16, Itália

Publicidade

16. "Meu pai perguntou se deveria me comprar um bolo."

@nisteldistel / Via instagram.com

Eu estava no Walmart quando aconteceu e meu pai perguntou se ele deveria comprar um bolo para mim.

— Mandy, 28, EUA

17. "Minha mãe me disse que eu deveria pedir para outra pessoa derramar água sobre mim durante o banho no primeiro dia da minha primeira menstruação para lavar o sangue, as impurezas e a má sorte."

Eu sou filipino-americana e não tenho certeza se essas são superstições comuns em toda a cultura, mas minha mãe me disse que eu deveria pedir para outra pessoa derramar água sobre mim durante o banho no primeiro dia da minha primeira menstruação para lavar o sangue, as impurezas e a má sorte.

— Michele, EUA

Publicidade

18. "Ouvi que algumas famílias desenham linhas com giz no chão da entrada e a garota tem que cruzar essas linhas ao entrar na casa quando menstrua pela primeira vez".

Szabolcskiss / Getty Images

Ouvi que algumas famílias desenham linhas com giz no chão da entrada e a garota tem que cruzar essas linhas ao entrar na casa quando menstrua pela primeira vez. O número de linhas representa o número de dias que o período durará (3,5 dias é o mais comum).

— Nikhat, 21, Fiji

19. "Os membros mais velhos da família deixam a garota tomar um copo de vinho tinto durante o seu primeiro período menstrual".

Debyaho / Getty Images

— Lucija, 20, Croácia

Publicidade

20. "Quando a garota menstrua pela primeira vez, ela entra em um tipo de dieta de berries (amoras, mirtilos, framboesas) em que passa um ano sem comê-las."

Yuko Yamada / Getty Images

Eu sou meio indígena. Diferentes áreas têm costumes diferentes, mas um que eu aprendi é que, após menstruar pela primeira vez, a garota entra em um tipo de dieta de berries (amoras, mirtilos, framboesas) em que passa um ano sem comê-las. Mesmo assim, ela as colhe e as preserva e, após esse ano, ela e todas as mulheres que fazem parte da sua vida celebram sua chegada à idade adulta e a sua disciplina, comendo aquilo que ela colheu (essa é a versão curta).

- Anônimo, Canadá

21. "Minha avó do Sri Lanka me emboscou na escada... e me entregou uma nota de US$ 50. Foi o melhor período menstrual que já tive".

No segundo dia do meu primeiro período menstrual, minha avó do Sri Lanka me emboscou na escada. Ela me disse que no Sri Lanka a primeira menstruação de uma menina é motivo de celebração e me entregou uma nota de US$ 50. Foi o melhor período menstrual que já tive.

— Malika, 23, Canadá

Publicidade

As respostas enviadas foram editadas por questões de espaço e clareza.

Como sua família ou comunidade marca a primeira menstruação de uma garota? Nos conte nos comentários.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também