21 motivos pelos quais mulheres negras se sentem excluídas por mulheres brancas dentro do movimento feminista

"Não posso abordar as injustiças que vivo como mulher sem abordar as injustiças que vivo como uma pessoa negra."

BuzzShe

Perguntamos às mulheres negras da Comunidade BuzzFeed sobre suas experiências com o movimento feminista e como elas têm se sentido excluídas dele. Aqui está o que elas compartilharam:

1. O feminismo branco falha em reconhecer a interseccionalidade.

"O feminismo branco não reconhece a interseccionalidade e depois pergunta por que eu, como mulher negra, não luto pelo movimento feminista. Sim, eu sou feminista. Mas, quando entro em algum lugar, sou confrontada primeiro por ser negra. Então, sinto muito que garantir que haja mais mulheres em posições de liderança não seja uma prioridade para mim. Isso É importante. Sem dúvida. Mas o que o feminismo branco deixa de perceber é que meu senso de feminilidade está interligado com minha identidade negra. Não posso abordar as injustiças que vivo como mulher sem abordar as injustiças que vivo como uma pessoa negra."

standingonshoulders

Publicidade

2. O feminismo falha em destacar as disparidades raciais em relação às questões das mulheres.

"Estou cansada de abordar apenas os problemas das mulheres brancas sem destacar também o quanto é pior se, além disso, você for negra, indígena ou não-branca. É menos provável que acreditem em mulheres negras quando elas denunciam abuso sexual e também menos provável que ofereçam ajuda a elas. Essas questões merecem ser mostradas na mídia e discutidas também."

bonhoevi

3. Com muita frequência, uma mulher negra que se defende é rotulada de "mulher negra raivosa".

"Toda vez que tenho um desacordo profissional com uma mulher branca, sou confrontada com lágrimas femininas brancas usadas como armas e rotulada como uma mulher negra raivosa. Todas essas mulheres se consideram feministas. Na minha opinião, o feminismo é apenas uma extensão da supremacia branca, e eu não sou favorável a isso."

Elizabeth Garner

Publicidade

4. As mulheres negras são deixadas de lado nos movimentos que elas começaram.

"As mulheres negras são continuamente colocadas de lado em qualquer movimento de direitos civis do qual fazem parte, apesar de serem as principais apoiadoras, narradoras e inovadoras desses movimentos."

Katie Kennedy

5. O movimento feminista valoriza as lágrimas das mulheres brancas acima das vidas das mulheres negras.

"Sinceramente, nunca fiz parte de nenhum movimento feminista porque, como mulher negra, sei que isso não me apoia. A face do movimento feminista é branca. Os homens recebem mais atenção por fazer parte dele do que as mulheres negras — as que mais estão sofrendo. É triste que um movimento para mulheres ignore as mulheres mais vulneráveis."

burtjayla

Publicidade

6. Colocar mulheres negras em cargos profissionais seniores não é uma prioridade.

"Parece que, de qualquer modo, as mulheres brancas querem apenas fazer outras mulheres brancas terem sucesso. Eu me lembro de uma vez em um emprego anterior, quando um novo colega fez comentários sexuais muito inapropriados em relação a mim em um evento do trabalho. Reclamei com minha superior técnica e ela me disse que isso seria resolvido. Várias semanas depois me perguntei o que havia acontecido, já que eu não havia sido contatada pelo RH e ainda o via andando despreocupado todo sorridente para todo mundo. Avançando para um ano depois, em nossa festa de confraternização do trabalho, ele se comportou de maneira inapropriada novamente com algumas das minhas colegas brancas e foi demitido naquela segunda-feira de manhã. E sim, a gerência à qual eu reclamei era toda de mulheres brancas."

geegee0126

7. A opressão que as feministas brancas enfrentam é comparada à opressão que os negros enfrentam.

"Acho incrivelmente ofensivo quando as feministas brancas tentam comparar a opressão que enfrentam como mulheres à opressão que os negros enfrentam. Um bom exemplo é quando James Corden fez aquelas piadas sobre Harvey Weinstein e Rose McGowan, e McGowan imediatamente comparou isso com ser chamado de crioulo. Isso não é apenas ofensivo para as mulheres negras que legitimamente sofrem insultos raciais, mas você pode dizer que feministas assim não estão realmente interessadas em acabar com o racismo. Elas apenas o usam como uma comparação para conveniência e valor emocional.

lalibella

Publicidade

8. A disparidade na saúde mental é ignorada.

"A disparidade na saúde mental pode ser esmagadora. As mulheres negras são vistas como fortes, então seus sentimentos e necessidades em termos de saúde mental são pouco considerados. Isso é algo que parece um elogio, mas realmente não é. Sim, eu sou forte, mas tenho momentos de fraqueza, mágoa e vulnerabilidade, como qualquer outra pessoa. Demonstrar isso faz com que os outros, principalmente os brancos, se sintam desconfortáveis. E, depois de ter feito terapia com terapeutas brancos, fiquei com a impressão de que eles passam mais tempo sentindo dó do que realmente tentando compreender o que nós sentimos. Tudo isso é meio que um caos."

alasiamilan

9. As disparidades em saúde, especificamente em relação ao parto, não são abordadas.

"Ainda precisa haver uma discussão honesta sobre por que as mulheres negras morrem durante o parto. É incrivelmente difícil planejar um futuro se você sabe que ter filhos significa que talvez não viva para vê-los crescerem. Quando a saúde das mulheres é trazida à tona, só se fala de controle de natalidade e abortos. Embora eu tenha uma forte opinião sobre o direito de uma mulher escolher, E O MEU DIREITO DE VIVER?"

asyanyotaw

Publicidade

10. O feminismo branco usa chavões como "diversidade e inclusão".

"Eu me arrepio sempre que ouço chavões como 'diversidade e inclusão'. Eles são basicamente usados para que as pessoas possam consolar a si próprias por serem tão 'conscientes'. Que tal convidar mulheres não-brancas para se juntarem ao seu grupo? Ou nos orientar para que possamos ter as mesmas oportunidades que vocês? Ou comprar de uma empresa de propriedade de negros? Na minha observação, é mais fácil para as feministas brancas publicarem no Instagram sobre como elas entendem as lutas das mulheres negras (não, vocês não entendem), em vez de tomarem medidas que economicamente nos ajude a avançar."

icoleman

11. Algumas feministas brancas participam da divulgação da causa, mas não oferecem apoio real.

"Tenho visto muitas amigas feministas divulgarem a causa em suas redes sociais. Você sabe, aquelas que compartilharão um vídeo para mostrar como elas apoiam a causa, mas que permanecerão em silêncio quando um amigo próximo publicar um conteúdo problemático."

amandaa464ba4ebd

Publicidade

12. As mulheres negras são excluídas de oportunidades profissionais.

"Eu trabalho com tecnologia e, mesmo sendo uma área dominada por homens, as mulheres brancas tendem a se ajudar com oportunidades em nome do feminismo. Enquanto isso, mulheres negras são geralmente excluídas. Elas só encaixarão você no grupo delas se você fizer parte da 'cota negra representativa'."

icoleman

13. As placas de protesto das feministas que dizem "77 centavos por dólar" não levam em consideração as mulheres negras.

"As placas de protesto que dizem '77 centavos por dólar' sempre me enfurecem. São 63 centavos para nós."

thescout

Publicidade

14. Os círculos de defesa das vítimas assumem a posição de "acredite em todas as mulheres".

"Eu me sinto frustrada com aspectos dos círculos de defesa das vítimas que passam a mensagem de 'acredite em todas as mulheres'. Eu amo esse conceito e quero amar completamente essa mensagem, mas ela sempre me faz pensar em Emmett Till de tal maneira que simplesmente não consigo apoiá-la completamente. O sistema de justiça criminal tem estado armado contra o meu povo há muito tempo. É difícil confiar em feministas brancas que se contentam em ignorar as nuances dessa conversa."

thescout

15. O feminismo perpetua os padrões de beleza eurocêntricos.

"A maneira mais imediata em que me sinto excluída é através dos padrões brancos de beleza. O movimento feminista ainda abraça amplamente a beleza eurocêntrica, e somente em espaços queer eu realmente sinto que algo que não é fisicamente branco é aceito. Há muito pouco interesse em entender padrões de beleza alternativos e, quando esse interesse surge, ele é centralizado na desejabilidade sexual como o objetivo máximo da beleza."

teairas

Publicidade

16. Os filmes e séries de TV "empoderadores" são voltados apenas para mulheres brancas.

"Quero ver mais séries sobre mulheres negras sendo bem-sucedidas, SEM uma mulher branca ao lado delas. Tenho visto as histórias de mulheres brancas lutando contra 'o homem', e agora quero que mulheres negras, indígenas e não-brancas assumam esse papel."

bonhoevi

17. No geral, a existência e as necessidades das mulheres negras são apagadas no feminismo branco.

"Pelo menos duas vezes fui confrontada por mulheres brancas me perguntando se sou mais preocupada com as questões das mulheres ou dos negros, inclusive já ouvi o questionamento: 'Você se identifica mais como negra ou mais como mulher?' E toda vez tenho que repetir que sou negra e uma mulher o tempo todo. Não há escolha. E, quando elas têm uma expectativa de que escolherei me concentrar em suas preocupações de igualdade salarial e não de supremacia branca, tenho que explicar a elas que minha vida, a vida da minha mãe, do meu pai e das minhas sobrinhas e sobrinhos são muito mais importantes e mais difíceis do que ajudá-las a se igualarem aos homens brancos."

juliab4c2cfc55d

Publicidade

18. As mulheres negras são rotuladas como objetos sexuais.

"Quando as mulheres negras expressam sua sexualidade e/ou usam roupas justas, elas são automaticamente tratadas como provocantes. A ideia subconsciente de que o corpo de uma mulher negra é simplesmente para sexo ainda tem que ser abordada, e é uma das causas principais pela qual não somos levadas a sério no local de trabalho."

asyanyotaw

19. O feminismo branco glorifica as sufragistas.

"Eu realmente odeio todos os dias de eleição, quando as pessoas cobrem o túmulo de Susan B. Anthony com adesivos com os dizeres 'Eu votei'. As sufragistas eram muitas vezes abertamente racistas e priorizavam votar em mulheres brancas em detrimento de votar em qualquer pessoa negra. Todo mês de novembro, fico completamente frustrada com a falta de consciência que esses adesivos demonstram."

amyf4673811f9

Publicidade

20. Algumas feministas brancas se preocupam apenas com as causas que as afetam pessoalmente.

"Eu me senti excluída ao ver minhas amigas usando seus chapéus cor-de-rosa para protestar pelos direitos das mulheres há alguns anos, mas quando peço que participem dos protestos do movimento Black Lives Matter, elas sempre têm uma desculpa para não ir."

kaiyawahl

21. E, por fim, o feminismo branco não tem conseguido amplificar e apoiar as vozes das mulheres negras.

"O privilégio branco no feminismo é muito real. As mulheres em geral são apresentadas como histéricas e excessivamente emocionais. Verdade. Mas, quando uma mulher branca faz exigências, ela é apoiada, mesmo que as exigências sejam difíceis de serem atendidas. Minhas exigências como mulher negra são vistas como ameaçadoras ou agressivas. E não importa que eu — e minhas colegas brancas — possa estar chamando a atenção para os mesmos problemas (remuneração desigual, retrocesso na carreira devido à gravidez, etc.). As mulheres brancas precisam entender o papel que a raça tem no movimento feminista e trabalhar para ampliar as vozes dos negros, indígenas e pessoas não-brancas no movimento das mulheres e além dele."

standingonshoulders

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

10 dicas de especialistas para você ter uma conversa ponderada sobre racismo com parentes ou amigos

Escrito por Julia Pugachevsky • há um ano

12 podcasts produzidos por pretos que vão mudar sua perspectiva de mundo

Escrito por Carinne Sandes • há um ano

10 maneiras que pessoas brancas podem ser aliadas na luta antirracista

Escrito por Priscila Mendes • há um ano

Um adolescente compartilhou as regras que sua mãe o faz seguir por ser um jovem negro

Escrito por Krista Torres • há um ano

Publicidade

Veja também