21 lugares subestimados na Europa que devem estar na sua lista de lugares para conhecer

Imagine ruas tranquilas, praias desertas e gastronomia local incrível da qual você nunca tinha ouvido falar.

1. Gdansk, Polônia

Uma cidade tranquila na costa norte da Polônia, Gdansk tem clima mais descontraído do que o resto do país. Está cheia de cafeterias modernas, restaurantezinhos autênticos e bares super legais. A maior parte da cidade foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e completamente reconstruída no mesmo estilo, então, se você gosta de arquitetura e história, estará no paraíso.

2. Parque Nacional Durmitor, Montenegro

Se você gosta de caminhadas e natureza, este é o lugar para você. Muito mais tranquilo do que muitos outros parques nacionais na Europa, o Durmitor tem colinas intermináveis, imponentes montanhas escarpadas e belas cidades e vilarejos. Caminhadas curtas te levarão a lagos verde-esmeralda, e as mais longas te levarão ao topo de picos com vistas incríveis. Se preferir, fique na cidade e pratique rafting, esqui, caiaque, tirolesa...ou simplesmente relaxe à beira da lareira comendo e bebendo. São inúmeras opções.

Publicidade

3. Rovinj, Croácia

Todo mundo visita Dubrovnik para tirar fotos de "Game of Thrones", ou Split, para passear pelas ilhas — mas quase ninguém estende a viagem até a parte norte da costa da Croácia. O acesso é um pouco mais difícil, mas essa é a desculpa perfeita para pegar a estrada. Lá em cima você encontrará um monte de vinícolas e as belas cidadezinhas litorâneas pelas quais o país é conhecido.

4. Tessalônica, Grécia

Tessalônica é tipo a irmã mais nova, mais barata e mais divertida de Atenas. A capital é para excursões e passeios turísticos, enquanto esta cidade costeira menor é para comer comida deliciosa, curtir até o amanhecer e passar dias preguiçosos na praia. Os preços e o clima da cidade refletem sua grande população estudantil (tem cinco universidades!), então viajantes com orçamento apertado estarão no paraíso. Explore as ruas sinuosas e coloridas da cidade velha, tome um drinque ao pôr do sol nos bares flutuantes que partem de hora em hora, vá para as montanhas fazer uma caminhada ou pegue a balsa para fazer um um bate e volta em uma praia deserta.

Publicidade

5. Himare, Albânia

O litoral da Albânia é um segredo bem guardado da Europa. Enquanto as multidões do verão lotam a Itália, o sul da França e as ilhas gregas, as praias da Albânia permanecem intocadas e vazias. A água é a mais azul e a mais clara que você já viu, e o clima é perfeito. Da cidade de Himare você pode alugar um barco (é extremamente barato) para visitar todas as enseadas e se divertir na água à sua maneira. Ah, caso você ainda não esteja convencido...a taça de vinho custa US$ 1 na maioria dos bares.

6. Pristina, Kosovo

Bem perto da Albânia você encontrará o pequeno, e muitas vezes ignorado, país do Kosovo. A capital, Pristina, é uma cidade moderna, com bares e cafeterias que poderiam perfeitamente estar em um subúrbio moderno de Londres. A idade média da população é abaixo de 30 anos, então o clima é jovial e todas as noites da semana são badaladas. É o lugar perfeito para um fim de semana na cidade.

Publicidade

7. Montanhas Tatra, Eslováquia

No verão, é um ótimo destino para caminhadas e atividades aquáticas, e no inverno é uma das pistas de esqui mais baratas da Europa. As impressionantes paisagens montanhosas aqui são de tirar o fôlego, e são umas cem vezes mais baratas e menos movimentadas do que as da França ou as da Suíça. Hospede-se em uma cidade como Zdiar, onde encontrará trilhas para muitas caminhadas e acesso à estações de esqui.

8. Riga, Letônia

As pessoas geralmente esquecem os países bálticos ao planejar uma viagem pela Europa, mas você precisa adicionar a Letônia ao seu destino. Riga, a capital, tem todo o charme de Paris e a energia de cidade grande de Nova York. Não se deixe enganar pela imponente arquitetura gótica — Riga tem uma cena artística underground descolada e uma vida noturna muito divertida.

Publicidade

9. Cesky Krumlov, República Tcheca

Praga é uma cidade charmosa e bonita, mas está repleta de grupos de excursões e despedidas de solteiro. Enquanto isso, Cesky Krumlov, uma cidadezinha no sul, tem o mesmo charme de conto de fadas do mundo antigo, sem toda a agitação. Localizada ao redor do castelinho mais lindo e cortada por um rio, é literalmente a definição de "pitoresca". No verão, você pode fazer um piquenique à beira da água e depois saborear uma cerveja local nos bares ao ar livre. No inverno, você encontrará a cidade coberta de neve e parecendo um cartão de Natal.

10. Haia, Holanda

Todo mundo vai para Amsterdã quando visita a Holanda, e a maioria das outras cidades fica de fora. Mas é hora de Haia, uma cidadezinha na costa oeste, começar a receber mais atenção. A cidade tem uma cena cultural pujante, além de muitos restaurantes e lanchonetes excelentes para todos os viajantes gastronômicos por aí. Claro, é melhor explorá-la em uma bicicleta, e não se esqueça de passar um dia fazendo um piquenique à beira-mar.

Publicidade

11. Taormina, Itália

É difícil imaginar que qualquer parte da Itália possa ser considerada "subestimada", mas Taormina, uma cidade na ilha da Sicília, pode ser um dos melhores lugares do país. Localizada em uma encosta, com vista para a água azul cintilante e para as rochas vulcânicas, esta cidade realmente é um pedaço do paraíso. Quando você adicionar comida e vinho italianos nessa mistura, nunca mais vai querer ir embora.

12. Açores, Portugal

Bbsferrari / Getty Images

Estas ilhas isoladas, a cerca de duas horas de voo de Lisboa, oferecem paisagens incrivelmente dramáticas que farão você se sentir como se estivesse em "Lost". Suba os penhascos vulcânicos e nade na água azul clara repleta de vida marinha. Ou simplesmente relaxe na praia e aproveite todas as vibes da natureza.

Publicidade

13. Ohrid, Macedônia do Norte

Uma cidadezinha nas margens do Lago Ohrid, este destino tem de tudo. No verão, é um local de férias para os moradores dos Bálcãs, por isso está cheia de ótimos restaurantes e clubes à beira-mar. Nos arredores da cidade, você encontrará trilhas tranquilas que levam ao topo das montanhas ao redor do lago e oferecem vistas incríveis que alcançam centenas de quilômetros. Não deixe de visitar as belas igrejas ao longo das margens.

14. Pécs, Hungria

Jackf / Getty Images

Quando for ~embora~ de Budapeste, Pécs é um belo e tranquilo antídoto para a cidade grande. É uma cidade universitária, por isso é barata e divertida, com muita coisa para fazer à noite. As ruas tranquilas e as fachadas de edifícios barrocos fazem dela o lugar perfeito para passear e relaxar. Pécs também fica bem no pé de algumas montanhas incríveis, caso você goste de caminhadas.

Publicidade

15. Freiburg im Breisgau, Alemanha

Esta cidadezinha no sudoeste da Alemanha fica bem perto da Floresta Negra, e é o lugar ideal para se hospedar se você quiser explorar a natureza, mas sem deixar de lado as comodidades modernas. Com uma cidade velha medieval reconstruída e uma enorme torre gótica, é um lugar pitoresco com muita personalidade. As caminhadas por aqui são lendárias, e é difícil decidir se a cidade é mais bonita no sol do verão ou coberta de neve no inverno.

16. Gante, Bélgica

Esta cidade ensolarada é um bom lugar para visitar se você quiser conferir o modo de vida local. Uma cidadezinha charmosa com canais e ruas apenas para pedestres, que talvez seja mais conhecida por sua arquitetura centenária e seu comércio de flores. Você pode passar seus dias passeando pelos mercados da cidade, conhecendo as cafeterias e experimentando cervejas e comidas locais.

Publicidade

17. Innsbruck, Áustria

É muito difícil você encontrar uma parte da Áustria que não seja incrivelmente linda. Uma cidadezinha localizada no pé de montanhas cobertas de neve, Innsbruck não é exceção. Nos arredores da cidade você encontrará charmosos pastos verdejantes e trilhas incríveis nas montanhas, e é um destino ideal o ano inteiro.

18. Bucareste, Romênia

A capital da Romênia, Bucareste, geralmente é ignorada por viajantes que preferem visitar as montanhas ou as cidades menores. Mas Bucareste tem muito a oferecer, se você souber onde procurar. As cafeterias modernas têm comida deliciosa e café muito bom, os museus de arte abrigam artistas locais e obras-primas antigas, e os parques e ruas da cidade velha valem algumas horas de caminhada. Fique de olho nas igrejas do século XVII que conseguiram sobreviver ao longo dos anos, escondidas no meio da moderna arquitetura comunista.

Publicidade

19. Ronda, Espanha

A Espanha é um verdadeiro encanto, repleta de cidades charmosas, telhados alaranjados e paisagens únicas. Ronda, entre Málaga e Sevilha, é uma cidade que fica no topo da montanha, construída à beira de um desfiladeiro rochoso, com uma arquitetura maravilhosa que sobreviveu centenas de anos. Sua história lendária inclui bandidos, touradas e Ernest Hemingway.

20. Lund, Suécia

Muitos viajantes não conhecem muito sobre a Suécia, tirando a Ikea e o fato de fazer muito frio. Mas quando você começar a descobrir cada vez mais o que ela tem a oferecer, vai querer visitar tudo. Lund é uma cidade muito pequena, com arquitetura colorida, ruas sinuosas e uma cidade velha medieval. A grande universidade confere à cidade uma energia pulsante e uma cena pujante de cafeterias e bares.

Publicidade

21. Piran, Eslovênia

Localizada na ponta de uma península, Piran é uma bela cidade, com arquitetura veneziana extremamente bem conservada. É um lugar popular para viagens de luxo, mas se você evitar os meses de alta temporada do verão, encontrará uma cidade tranquila com ruas sinuosas e ótimos locais para observar as pessoas. Os frutos do mar e os coquetéis aqui valem a pena.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também