21 dicas fáceis e saudáveis de culinária para nós, os preguiçosos

Uma boa panela antiaderente ajuda a não usar muito óleo na comida.

Se alimentar de maneira saudável pode ser complicado — especialmente quando você não tem tempo para cozinhar e menos ainda para aprender a preparar alimentos que fazem bem.

FOX / Via reactiongifs.us

Por isso, pedimos aos membros do BuzzFeed Community e à nutricionista Abby Langer para compartilharem algumas dicas sobre esse assunto.

Aqui está o que eles disseram:

Publicidade

1. Cozinhe com óleos como o azeite de oliva e o óleo de abacate, pois eles não são tão industrializados quanto outros óleos, como o de canola.

Amazon / Via amazon.com

Abby Langer

2. Ou use um caldo para cozinhar sua comida e evite completamente o óleo.

"Gosto de às vezes usar caldo (de frango ou de legumes) em vez de óleo. Se você quiser minimizar a quantidade de óleo que usa, o caldo é uma ótima opção. Você pode fazer o seu próprio ou comprar um pronto".

Abby Langer

Publicidade

3. Tente escalfar e refogar seus alimentos em vez de fritá-los.

"Eu uso folha de louro e pimenta-do-reino no meu caldo para deixá-lo saboroso, e então coloco algo como salmão, por exemplo, e o escalfo no caldo. Refogar consiste basicamente em cozinhar um corte duro de carne (que geralmente é barato) em um líquido por bom tempo. Refogar em uma panela elétrica é a verdadeira refeição em uma panela só."

Abby Langer

4. Prepare e congele vários cafés da manhã saudáveis para sempre ter algo para comer de manhã.

"Encontre uma receita saudável de muffin, faça uma quantidade bem grande e congele. Aí, quando estiver com pressa para tomar o café da manhã, basta jogar no micro-ondas e comer no caminho".

laurenh4265bf8e3

Publicidade

5. Faça um estoque de hortaliças congeladas e as adicione a tudo.

Bravissimos / Getty Images

"Hortaliças congeladas são a melhor coisa. Elas mantêm todas as vitaminas e minerais, estão prontas para o preparo e dá para manter um monte delas no freezer sem que estraguem como as recém-colhidas".

gisellav2

6. Mas não as cozinhe demais e se certifique de comê-las com alguma gordura saudável.

"Não é bom matar suas hortaliças porque aí elas perderão todos seus nutrientes. Tente mantê-las um pouquinho crocantes. Você também irá precisar de gordura para absorver todos esses nutrientes, portanto somente cozinhar seu brócolis a vapor sem adicionar nenhum azeite de oliva, óleo de abacate, caldo, manteiga, etc. irá inibir a absorção dessas vitaminas".

Abby Langer

Publicidade

7. Adquira uma panela a vapor para fazer verduras e legumes.

"A melhor coisa que faço com hortaliças é cozinhar quatro ou cinco variedades no vapor ao mesmo tempo, por no máximo 10 minutos".

gisellav2

8. E faça um estoque de proteínas magras congeladas, como camarão, salmão e frango.

Abby Langer

Publicidade

9. Troque alimentos com muito açúcar por adoçantes naturais — ou, pelo menos, por coisas com menos açúcar.

"Eu parei completamente de comprar cremes para café que possuem muito açúcar. Eu bebo muito café e estava tomando junto quase uma xícara destes cremes todos os dias. Eu mudei para o leite de soja e de amêndoas e, apenas fazendo essa pequena mudança, perdi bastante peso"

—Erin Hicks, Facebook

10. Comece a grelhar suas refeições.

"É um jeito ótimo de preparar carnes magras sem usar muito óleo de cozinha".

Abby Langer

Publicidade

11. Ou tente assá-las.

"Duas palavras: legumes assados. Pegue quaisquer hortaliças que você tenha, frescas ou congeladas, jogue-as em um pouco de azeite de oliva e adicione qualquer tempero. Sempre uso sal temperado, pimenta, cebola e alho em pó. Aí é só assar a 200ºC até que comecem a dourar. Ainda não encontrei nenhum legume de que eu não gostasse assado, mesmo que eu não goste dele de outras formas.

raebea

12. Leia os ingredientes e a tabela nutricional nos rótulos. Se não fizer sentido, procure uma versão menos industrializada.

Warner Bros. Pictures / Via instagram.com

"Se eu não puder pronunciar nenhum dos cinco primeiros ingredientes ou não souber o que são, não compro. Se parece que tem corante, não compro. Pode soar como exagero, mas se tem uma coisa com a qual você tem que ser exagerada é com o que entra no seu corpo".

Laura Genevieve

Publicidade

13. Invista em um espiralizador e fatiador para poder facilmente (e criativamente) adicionar legumes a todas as refeições...

"Espiralizadores são fantásticos para criar pratos novos! Legumes espiralizados não têm gosto de massa, portanto ninguém precisa criar essa expectativa. Contudo, o espiralizador é um acessório divertido e fácil de usar para a cozinha de qualquer um que queira comer mais legumes através de saladas espiralizadas, 'espaguetes' vegetais cozidos ou crus com molho, etc".

Abby Langer

14. ... e em panelas antiaderentes de boa qualidade para poder usar menos óleo ao cozinhar.

Abby Langer

Publicidade

15. Faça um estoque de alimentos integrais e minimamente industrializados que sejam versáteis, para que você possa usá-los em várias receitas diferentes sem enjoar.

Martha Stewart / Via marthastewart.com

"Se eu sei que só posso gastar 15 minutos em uma refeição saudável, posso me convencer de que isso é melhor do que gastar 15 minutos comprando fast food. Por isso, sempre procuro ter ingredientes de preparo rápido à mão para facilitar o jantar. Por exemplo, faço frango desfiado numa panela elétrica e o congelo em porções para uma pessoa. Aí sirvo com uma porção de quinoa, feijão preto, pimentão verde em conserva e algum molho. Não demora nada e é bem mais nutritivo e barato do que comer fora".

bekahwestcott

16. Mantenha carboidratos complexos, como batatas doces, quinoa e arroz integral, à mão.

"Grãos integrais e carboidratos complexos são ótimos por serem de digestão mais lenta, mantendo-o satisfeito por mais tempo".

Abby Langer

Publicidade

17. Experimente usar temperos divertidos (e talvez até cultivar seus próprios) para fazer com que as mesmas combinações de vegetais e proteínas fiquem com um gosto ainda mais interessante.

Abby Langer

18. Compre sacos plásticos para congelar alimentos e tupperware de boa qualidade para não precisar cozinhar com tanta frequência.

"A cada poucos meses, pico bastante cebola, alho, gengibre, pimentão, coentro, salsinha, hortelã, etc e coloco tudo em saquinhos individuais no congelador e uso à medida que vou precisando em sopas, guisados, molhos e refogados. O congelamento preserva todas as qualidades e, se eu tiver todas essas coisas à mão, não fico tentada a comprar refeições ou molhos prontos que podem estar cheios de aditivos e conservantes".

charlimaxpower

Publicidade

19. Favorite várias receitas saudáveis feitas na mesma assadeira ou na mesma panela e que você realmente curta.

Gimme Some Oven / Via gimmesomeoven.com

"Gosto de fazer o jantar na maioria das noites para meu marido e tento cozinhar da forma mais saudável possível. Mas ODEIO lavar panelas. Recentemente descobri várias receitas feitas na mesma panela, a maioria delas com frango ou camarão e muitos legumes! Os temperos que você usar vão deixar tudo muito saboroso após 20 ou 30 minutos no forno e a carne sempre fica perfeitamente assada"!

lauram439308c4b

20. Compre uma balança se você for péssimo para calcular porções.

"Várias porções são indicadas em gramas e usar uma balança pode ajudá-lo a ter consciência do quanto você realmente está comendo e qual o tamanho real de uma porção. Elas não são caras e são um ótimo investimento!"

catawampus

Publicidade

21. Também pense em comprar uma panela elétrica slow cooker confiável para fazer receitas práticas em uma panela só.

"As slow cookers facilitam muito as coisas e são perfeitas para aquelas noites em que você tem pressa e não tem tempo para cozinhar. É só jogar todos os ingredientes na panela de manhã e chegar em casa depois com a refeição já pronta. Além disso, se você preparar carne nela, ela geralmente fica bem magra e macia na hora de servir, por ter ficado cozinhando em líquido o dia inteiro".

Abby Langer

Observação: As respostas foram editadas por questões de espaço e/ou clareza.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também