21 de Março é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial - entenda a história por trás da data

A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas.

O Apartheid foi um regime segregacionista implementado na África do Sul em 1948 e que tinha como princípio dividir a população em grupos raciais específicos.

Essa divisão impactava diretamente no cotidiano da população. Sendo assim, existiam áreas destinadas unicamente a cada grupo racial.

Os bancos e pontos de ônibus, por exemplo, eram separados.

Publicidade

Esse tipo de política tinha como forma de manutenção o Estado e as leis. Dentre elas, a Lei do Passe, que obrigava as pessoas negras a andarem com uma espécie de documento que ditava quais são as áreas que aquelas pessoas poderiam circular. 

"Com passe, somos escravos" - manifestação de mulheres contra a Lei do Passe.

No ano de 1960, milhares de pessoas foram as ruas na região do bairro de Sharpeville protestar contra a Lei do Passe.

As tropas do Apartheid, na tentativa de conter a manifestação, atiraram contra as pessoas resultando em 69 mortes. 

Publicidade

Em memória, a Organização das Nações Unidas reconheceu o dia 21 de Março como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

O Apartheid foi adotado legalmente até o ano de 1994, tendo Nelson Mandela como uma das figuras mais importantes na luta contra o regime.

O fim do regime não significa que o contexto segregacionista deixou de apresentar impactos na sociedade sul-africana até os dias atuais. Assim como a Escravidão no Brasil não deixa de apresentar seus sintomas até hoje. 

Publicidade

Veja também