21 conselhos para curtir o carnaval como um folião profissional

Você vai virar um ciborgue da folia!

1. Faça uma ou mais cópias autenticadas do RG.

Cada cópia autenticada sai mais ou menos uns R$ 3,50. Esse dinheiro não paga nem a passagem de ida para o órgão emissor de RG da sua cidade e a dor de cabeça de ter que tirar uma segunda via.

2. Cadastre sua biometria no banco.

Alguns bancos já oferecem acesso a serviços do caixa eletrônico sem o cartão. Isso pode ser útil caso você o perca ou seja roubado. Mas para isso você precisa ir ao banco fazer o cadastro da biometria. Se você ainda não fez, aproveite para fazer isso antes de o carnaval chegar.

Publicidade

3. Envie a você mesmo tudo o que você pode precisar.

Envie a você mesmo por email fotos do RG, carteirinha do plano de saúde, telefones de suporte do banco e IMEI do celular. Se você incluir os seus cartões, vale zipar as fotos e disfarçar nome do arquivo e assunto do email.

A gente também conta demais com o celular. Se você for viajar, vale imprimir as passagens, os dados de onde você vai se hospedar e as informações de como chegar lá.

4. Separe uma quantia para cada dia.

Saque dinheiro e separe um pouco para cada dia. Na hora de sair, guarde um pouco do dinheiro em outro lugar que não seja o bolso/pochete. Tipo aqueles R$ 20 da salvação na meia - se possível em saquinho plástico para não derreter. Vai que você se empolga e gasta tudo em cerveja...

Mas, principalmente se tiver em outra cidade, só por desencargo, leve um cartão do banco. Mas um só, deixe o outro em um lugar seguro onde você estiver hospedado.

Publicidade

5. Não conte com apenas um meio de transporte.

Tenha na carteira bilhete de metrô, grana pro ônibus, celular para pedir o táxi e as referências básicas de como você vai voltar para o lugar onde você está ficando. Você nunca sabe onde pode parar durante o carnaval e o perrengue que pode ser voltar de lá.

Para manter o celular funcionando até a hora de ir embora, cogite arranjar um carregador externo. Na madrugada, vagando como um zumbi atrás de um táxi, você vai se agradecer por ter pensado nisso antes.

6. Descole uma doleira, pochete ou combine as duas coisas!

A doleira tem a vantagem de ficar mais protegida porque ela pode ir dentro da roupa, o que dificulta os furtos. A pochete é show, mas não vá vacilar usando ela para trás ou nos ombros.

Na pochete/doleira básica de carnaval vai:

Celular

Dinheiro para o dia

Bilhete de metrô

Lenço de papel

Cópia autenticada do RG

Duas ou mais camisinhas

Band-aids

Elástico de cabelo (opcional)

Adicionais se você estiver longe de casa:

Cartão de débito

Instruções para chegar ao local onde você está hospedado

Telefones do hotel e dos amigos

Cartão telefônico

Carregador externo + cabo

Publicidade

7. Dê uma chance para aquele celular velhinho.

Se você está no Facebook ou mesmo já foi uma vítima de um furto no carnaval, sabe que os batedores de carteira e celular não estão para brincadeira. Provavelmente não dá mais tempo pra você colocar seu celular no seguro e, dependendo do modelo, nem vale a pena.

Mas se você está em uma cidade que você conhece bem e provavelmente não vai precisar de um táxi pra voltar para casa, pode ser interessante descolar um adaptador de chip e colocar um celular antiguinho de volta a uso. Atenção para o carregador que pode ser diferente do seu celular mais novo.

8. Estoque comida ou procure saber os restaurantes que vão continuar entregando.

Você vai se autocanonizar quando chegar em casa morrendo de fome ou acordar com aquela ressaca desgraçada e encontrar ALIMENTOS que você antecipou especialmente para você mesmo.

Também vale deixar aquele aplicativo de comida engatilhado ou, se estiver viajando e o app não funcionar, procure saber na recepção do hotel ou com os amigos locais os deliverys que continuam funcionando.

Publicidade

9. Equipe a farmacinha.

Dê aquela abastecida na farmacinha da sua casa ou monte uma para levar com você. Vale levar: engov, epocler, dorflex, camisinhas, lencinho de papel, band-aid, protetor solar e pós sol.

10. Desencane do sapato bonitinho.

Deixe a rasteirinha e o sapato bonito em casa, você se surpreenderia com os relatos de pessoas que ficaram com o pé exposto a todo tipo de nojeira e até perderam as unhas!

Carnaval é tempo de tênis confortável e daqueles que você não tem muito apego porque é possível que ele nunca mais volte a ser o mesmo. Se puder, leve duas opções. Se um molhar e/ou ficar inutilizável, você ainda tem um reserva para o dia seguinte.

Publicidade

11. Invista neste gel da Granado para calos e bolhas.

Dançou demais e nem o seu calçado confortável colaborou? Sem problemas. Ao chegar em casa, passe esse gel no seu pé depois do banho, antes de dormir. Sério, faz esse esforcinho porque você vai acordar com os pés renovados e agradecer o seu eu do passado por isto.

12. Previna-se contra as assaduras!

Faça um teste do seu look antes do dia em que vai usá-lo para saber se você troca a saia por um shortinho ou se vale a pena comprar um daqueles shorts modeladores para complementar a fantasia. Dependendo do seu caso, uma meia calça bem fininha pode prevenir a ação da coxa grossa e ainda dar mais cor à sua fantasia!

Publicidade

13. Se levar o celular, evite ficar checando toda hora e planeje o melhor momento para fazer as fotos com os amigos.

Este momento pode ser no esquenta ou naquela hora em que você já está meio perto da muvuca, mas não no meio dela, sabe? Daí, meu querido, é aceitar que você pode até ter uma vontade enorme de postar no seu Stories aquele momento mágico do bloco, mas que talvez esta não seja tão esperto da sua parte tirar o celular do bolso ou pochete para isto.

14. Esquenta com os amigos > "Chegando lá a gente se encontra".

Amigo(a), só use o expediente de tentar achar os amigos no meio do olho do furacão em último caso meeesmo. O esquenta é tudo de bom. Você já aquece para o carnaval com os amigos e já chega calibradinho na folia (ou seja, economiza um pouco!) e ainda dá para aproveitar essa hora para beber água, forrar o estômago e fazer aquele xixi.

Publicidade

15. Siga um padrão para fazer xixi.

Sempre vai ter fila na hora que você quiser fazer xixi. Então, vale criar um padrão e ir a cada digamos duas horas para você não chegar lá estrumbando de vontade.

Outra coisa é escolher uma roupa esperta para hora de fazer xixi. Evite peças que podem complicar demais esse momento que está longe de ser o mais glamouroso do carnaval.

PS: Não faça xixi na rua, é feio e você pode ter que pagar uma multa.

16. Tente não queimar a largada no primeiro dia.

Se você dá um PT no primeiro dia, você fica com o ânimo abatido cedo demais. Enquanto que se você vai acostumando o organismo ao longo do carnaval, isso não vai te impedir de ficar cansado, mas pelo menos a sensação de estar perdendo o melhor do carnaval é menos brutal.

Publicidade

17. Faça uma forcinha para curtir o carnaval ainda de dia.

O folião profissional sabe que o melhor do carnaval acontece de dia quando as pessoas estão menos derretidas e você consegue identificar de quem te beija a quem te rouba.

18. Beba água.

A partir de um determinado momento você não fica mais louco, você só fica mais burro! Prolongue o momento em que você está mais louco, intercalando bebida alcoólica com água. Economize dinheiro e amenize a ressaca do dia seguinte!

Publicidade

19. Nunca aceite nada de estranhos.

A sua mãe já dizia! Nem bebida, nem balinha, nem "um negócio mara que me deram". É fácil se empolgar no momento e acabar estragando o seu carnaval por conta de um vacilo.

20. Saco vazio não para em pé.

O folião profissional vai dizer para você comer com sustância para fazer o seu organismo acordar nem que seja à força e conseguir seguir até 12h horas atrás do trio. O nutricionista vai dizer para você comer leve, incluir frutas, sucos e muita água. Qualquer que seja o conselho que você escolha seguir ou um mix dos conselhos, não deixe de se alimentar direito e SEMPRE coma antes de sair de casa e antes de dormir.

Publicidade

21. Então, a ressaca te pegou...

Durma até cansar o corpo e quando a hora chegar tome um banho frio, coma uma dessas opções aqui e se jogue de novo!

Veja mais:

Publicidade

16 provas de que os brasileiros são o melhor do carnaval

17 histórias que vão elevar suas expectativas para o carnaval

Publicidade

Estas frases resumem a dor e a delícia que é o carnaval

Veja também