21 coisas marcantes que o Lula disse em seu discurso

Picanha, cerveja, gasolina, Sergio Moro, Zé Gotinha e muito mais.

Nesta quarta (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou pela primeira vez após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas suas condenações nos processos relativos à Operação Lava-Jato.

Alexandre Schneider / Getty Images

Lula discursou durante uma hora e meia no Sindicato dos Metalúrgicos, seu berço político no ABC Paulista. O BuzzFeed selecionou algumas frases impactantes ditas por ele que você pode ler logo abaixo.

Alexandre Schneider / Getty Images

Publicidade

1. “Primeiro, espero que todo mundo esteja de máscara aqui. Espero que todo mundo esteja se cuidando. Espero que, brevemente, todos vocês tenham tomado vacina. E eu queria falar com a médica aqui se eu posso tirar a máscara para falar.”

2. "Se não fosse vocês, possivelmente eu não teria chegado aqui."

Publicidade

3. "Ele [Bolsonaro] não sabe o que é ser presidente da República."

4. "Você tem que ter um salário emergencial para que as pessoas não morram de fome. Isso não precisa ler Marx pra entender."

Publicidade

5. "Esse país não tem Ministro da Saúde. Esse país não tem Ministro da Economia. Esse país tem um fanfarrão."

6. "Bolsonaro, o povo brasileiro não precisa de arma, precisa de carteira assinada, de renda, emprego. Alegria é o trabalhador falar 'eu posso comer picanha e tomar cerveja'."

Alexandre Schneider / Getty Images

Publicidade

7. "Cadê o Zé Gotinha? Cadê o nosso querido Zé Gotinha? O Bolsonaro mandou ele embora porque achou que ele era petista. Ele não tinha nada a ver com o PT. Ele era suprapartidário. Ele era humanista. Cadê o Zé Gotinha? acabou."

8. “A dor que eu sinto não é nada diante da dor que sofrem quase 270 mil pessoas que viram os seus entes queridos morrerem.”

Publicidade

9. "O sofrimento que as pessoas pobres estão passando neste país é infinitamente maior do que qualquer crime que cometeram contra mim."

10. "Quero construir um mundo mais justo, onde lutar por emprego e melhores salários não seja crime. Onde lutar contra o racismo não seja crime. Onde as mulheres sejam tratadas com respeito."

Publicidade

11. "A gente tem que respeitar a religiosidade de cada um. Ninguém precisa ser obrigado a ser da minha religião. Seja a que você quiser, a que você acredita. As pessoas podem ser LGBT e a gente tem que respeitar o que as pessoas fazem. Esse mundo é possível."

Alexandre Schneider / Getty Images

12. "Este país está totalmente desordenado e desagregado porque não tem governo."

Publicidade

13. "Vocês não sabem a alegria que eu tinha de ver um peão falando que ia ter picanha no churrasco... Como é que pode o gás de cozinha estar R$ 105?"

14. "Eu tinha um conselho com 100 pessoas, juntava índio com empresário, mas eu ouvia todo mundo. O Bolsonaro não ouve ninguém só quer saber de miliciano, de liberar arma, daqui a pouco libera canhão."

Publicidade

15. "Nós vamos continuar brigando para que o Moro seja considerado suspeito, porque ele não tem o direito de se transformar no maior mentiroso da história do Brasil e ser considerado herói por aqueles que queriam me culpar. Deus de barro não dura muito tempo."

Alexandre Schneider / Getty Images

16. Hoje, eu tenho certeza que ele [Moro] deve estar sofrendo muito mais do que eu sofri."

Publicidade

17. "Eu era contra e sou contra a autonomia do Banco Central. É melhor o Banco Central estar na mão do governo do que estar na mão do mercado."

18. "Eu sei que fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de História."

Alexandre Schneider / Getty Images

Publicidade

19. “Não é possível permitir que o preço do combustível brasileiro tenha que seguir o preço internacional se nós não somos importador de petróleo. O Brasil é exportador […] e nós produzimos na qualidade que produz a União Europeia.”

20. "Nós precisamos da imprensa livre. Não a imprensa que divulga o que politicamente ou ideologicamente ela quer.”

Publicidade

21. "Eu me sinto jovem para brigar muito. Desistir jamais. A palavra desistir não existe no meu dicionário."

Veja mais:

Quão preparado para as eleições 2022 você está?

Que tipo de esquerdista você é?

Um ano de pandemia: isso rolou mesmo ou você alucinou?

10 tuítes de Jair Bolsonaro que envelheceram mal, muito mal

Publicidade

Veja também