20 pensamentos que mostram como podemos reproduzir o machismo sem perceber

Porque o fato de ser mulher não significa que você está livre de pensamentos misóginos.

A misoginia internalizada acontece quando uma mulher policia seu próprio comportamento e o de outras mulheres conforme as expectativas da sociedade, mesmo que eles prejudiquem ou desvalorizem as mulheres. E, muitas vezes, podemos fazer isso sem nem perceber:

1. Você já ficou chocada/espantada/ofendida ao ver pelos corporais em outras mulheres, embora saiba muito bem que você também tem.

Allure / youtube.com

Este tipo de julgamento mostra como compramos um conceito de feminilidade irreal, mesmo que esteja na contramão de nossas experiências com os nossos corpos e os de outras mulheres.

Esperamos que as mulheres tenham a pele impecavelmente lisa, embora saibamos que poucas de nós são assim naturalmente.

Publicidade

2. Você já se sentiu constrangida por não estar depilada ou se desculpou por isso.

Holychild / youtube.com

O que você faz com seus pelos corporais é uma escolha sua, mas você não deveria se sentir envergonhada sobre algo que é completamente natural – será que um homem se desculparia por beijá-la com a barba mal feita? Isso também vale para outros "defeitos" do corpo, como cicatrizes e estrias.

3. Você já sentiu pena, de forma quase automática, de mulheres solteiras com mais de 40 anos.

MTV

Isso parte do pressuposto de que ela não está solteira por opção e de que algo deve ter dado errado em sua vida para que "terminasse" assim. No entanto, você não se sentiria da mesma forma sobre um homem solteiro de 40 anos.

As pessoas sabem o que as fazem felizes, e às vezes pode ser ficar solteiro.

Publicidade

4. Você já disse "você vai mudar de ideia" para mulheres que disseram que não querem ter filhos, ou achou isso uma decisão egoísta, mas não diria a mesma coisa para um homem.

"Quantos filhos você quer ter?
Eu: Ah, só um."

Pessoas diferentes têm vontades diferentes. Além disso, não vamos colocar todo o peso de perpetuar a espécie humana nas costas das mulheres – todos sabemos que não é assim que funciona.

5. Você já achou que havia algo de errado consigo mesma por não querer ou gostar de crianças.

Vamos parar de presumir que toda mulher carrega o benévolo instinto materno dentro dela, que só precisa ser despertado por um único e abençoado espermatozoide. Você se conhece e sabe o que a fará e o que não a fará feliz.

Publicidade

6. Você já pensou que uma mulher em uma relação heterossexual tem "sorte" se o parceiro dela faz o trabalho doméstico ou cuida das crianças, mas não pensaria o mesmo se os papéis fossem invertidos.

Getty Images / BuzzFeed

Companheiros são parceiros de vida, portanto devem ter a liberdade para decidir como dividir responsabilidades de uma forma que seja justa e eficiente, em vez de atribui tarefas levando o sexo em consideração..

7. Você já pensou algo negativo sobre uma mulher porque ela gasta muito tempo ou dinheiro com sua aparência.

A escolha de passar maquiagem no rosto inteiro todos os dias não impede alguém de explicar a teoria geral da relatividade. Na verdade uma pessoa pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo! E isso não quer dizer também que essa pessoa é insegura em relação à aparência; maquiagem e estilo deveriam ser vistos como algo que as pessoas fazem por prazer.

Publicidade

8. Ou já julgou outras mulheres por não usarem maquiagem ou não gastarem tempo nem dinheiro com a aparência.

Fox Network

Isso só significa que essa mulher não tem interesse em maquiagem e roupas, ou talvez só estivesse apressada na hora de sair de casa.

9. Você já se orgulhou pelo tempo a mais ou a menos que passa se arrumando comparada a outras pessoas.

Tudo isso demonstra diferentes níveis de interesse e não deveria ser fonte de orgulho nem de vergonha.

Publicidade

10. Você já correlacionou ser dominante sexualmente e/ou promíscua com "transar como um homem".

HBO

"Eu nunca fui amiga de homens. Mulheres são para amizade, homens são para transar."

Pode parecer empoderador pensar desta maneira, mas, na verdade, você está atribuindo papéis sexuais a pessoas com base apenas em seus gêneros. Todas as pessoas são mais complexas do que isso.

11. Você já se sentiu obrigada a garantir que seu parceiro gozasse durante o sexo, mas não exige ou espera o mesmo tratamento dele, embora queira a mesma coisa.

Você está colocando o prazer dele acima do seu, como se os homens recebessem o sexo e as mulheres apenas fornecessem. Este é um ato mútuo, minhas amigas.

Veja também: 17 pequenas atitudes machistas que acontecem na cama

Publicidade

12. Você já fingiu um orgasmo enquanto estava com um homem porque não queria ferir seus sentimentos ou ofendê-lo.

Paramount Pictures

"Aliás, eu fingi todos os orgasmos."

Você está mais preocupada em satisfazer o ego e a masculinidade dele do que com seu próprio prazer.

13. Você já julgou uma mulher por manter seu emprego em tempo integral após ter um filho.

Fox Network

Se você supõe que o filho desta mulher é infeliz ou abandonado, deve supor também que não há ninguém mais para tomar conta da criança, já que todo o peso da responsabilidade pelos filhos deve cair nas costas da mãe.

Publicidade

14. Você já julgou uma mulher por não retornar ao trabalho após ter um filho.

BBC

"Você não ganha nada com filhos."

Cuidar de uma criança é difícil, então porque não tratamos isso como o trabalho que é? Às vezes acaba não sendo um opção viável para alguém manter o emprego e cuidar do filho pequeno ao mesmo tempo. Em uma sociedade verdadeiramente igualitária, pessoas de todos os gêneros deveriam ser livres para cuidarem de seus filhos da maneira que for mais conveniente para elas.

15. Você já se sentiu constrangida ao falar sobre seu ciclo menstrual ou até mesmo ao comprar absorventes.

ABC

"Visita mensal? Você pode falar menstruação."

Porque relutamos em manter contato visual com o caixa da farmácia ao comprar absorventes? Eles provavelmente não tão nem aí! Com frequência acabamos nos sentindo envergonhadas em relação a uma função orgânica normal que não pode ser evitada e que boa parte da população no mundo vivencia regularmente. Não é a mesma coisa que outras funções orgânicas que também podem ser vistas como constrangedoras. como a diarreia, porque a menstruação é necessária para sua própria saúde e para o futuro da raça humana.

Publicidade

16. Você já encarou como um elogio ouvir a frase "você não é como as outras garotas".

WEtv

Porque isso por natureza implica que todas as outras mulheres são horríveis de alguma maneira. Algumas delas são, assim como existem pessoas terríveis em todos os setores da vida, mas você não pode repudiar um gênero inteiro dessa maneira.

17. Você já se sentiu ameaçada por outra mulher pelo fato de achar que ela era mais bonita do que você, ou se julgou mais bela silenciosamente por ela não ser tão bonita quanto você.

The CW

"você é tipo, muito linda."

Todas somos muito mais do que isso!

Publicidade

18. Você já julgou outras mulheres por suas vidas sexuais.

20th Century Fox Television

"ALERTA DE PUTA!"

O valor de nenhum ser humano está atrelado a ter feito sexo com muitas ou poucas pessoas ao longo da vida.

19. Você já supôs que uma mulher estava em posição inferior à que ela realmente pertencia.

BBC

"O que uma garota como você está fazendo em um trabalho como esse?"

Você já pensou que uma mulher era a enfermeira, quando na verdade era a médica? Ou você supôs que o homem que viu trabalhando no hospital era o médico e se surpreendeu quando descobriu que na verdade era um enfermeiro?

Nesses dois casos nós estamos pressupondo que a masculinidade está de alguma forma ligada por natureza à autoridade.

Publicidade

20. Você já achou que "se dá melhor com os homens" porque as garotas são "muito falsas".

Warner Bros.

Não, este não é um traço de personalidade que pode ser aplicado a um gênero inteiro.

21. Você já achou que as indústrias da moda e da beleza são mais fúteis do que as outras indústrias.

Isso não quer dizer que elas não tenham problemas, mas simplesmente porque são dominadas ou voltadas para as mulheres não significa que sejam fúteis.

Publicidade

22. Não importa o quanto você já tenha conquistado ou o quanto seja incrível, ainda assim se sente um lixo por não achar que é bonita o suficiente.

Getty Images / BuzzFeed

Existem mulheres que são diretoras-executivas, líderes mundiais e artistas famosas e que sentem suas autoestimas despencarem quando alguma revista de fofoca destaca suas celulites, apesar de seus Grammys, Prêmios Nobel e outras façanhas.

Precisamos ser mais gentis com nós mesmas. O nosso valor é muito maior do que nossos corpos.

23. Você já acreditou que "não precisa do feminismo" porque não se sente afetada pela discriminação.

Você pode ser alguma das poucas sortudas que nunca passaram por um caso de discriminação ou violência, mas não deveria colocar suas próprias experiências e o discurso de alguns políticos do sexo masculino acima das bilhões de vozes femininas que tiveram vidas diferentes.

A ideia de que as mulheres estão só reclamando e fazendo birra, mesmo quando existem inúmeras situações e evidências científicas para provar o contrário, é o que vem sendo dito há décadas para silenciar as mulheres.

Publicidade

Todas somos culpadas por pelo menos um destes comportamentos, e não há problema nisso! Mas se tomarmos consciência e mudarmos a maneira como pensamos, todas viveremos em um mundo bem mais acolhedor e solidário.

Veja também:

O guia do humano imperfeito para a aceitação corporal

22 histórias emocionantes de mulheres que despertaram para o feminismo

16 tipos de homens "feministas" que precisam parar

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também