20 histórias curiosas que nos deixaram em choque

William Shakespeare era casado com... Anne Hathaway?

🚨 Aviso: Esta matéria contém relatos de violência, abuso e outros tópicos sensíveis. 🚨

1. Em 2004, a Polícia Parisiense estava participando de um exercício de treinamento em uma parte restrita das Catacumbas de Paris, um ossuário subterrâneo na França. Enquanto estavam no subsolo, os policiais encontraram uma placa que dizia “Em obras, sem acesso”. Quando se aprofundaram nos túneis, encontraram uma câmera que gravando tudo e uma caverna que havia sido transformada em uma sala de cinema com uma tela gigante, cadeiras e uma grande seleção de filmes. Os policiais também encontraram um restaurante e bar em outra parte próxima da caverna. Ninguém sabia quem havia montado tudo isso, a única pista que eles encontraram foi um bilhete misterioso que dizia, "Não tente nos encontrar."

Frédéric Soltan / Corbis via Getty Images

Publicidade

2. O vocalista de Lynyrd Skynyrd, Ronnie Van Zant, previu sua própria morte e disse para várias pessoas que morreria antes de seu aniversário de 30 anos, usando suas botas. Van Zant morreu em um acidente de avião apenas três meses antes do que teria sido seu aniversário de 30 anos.

Van Zant in the recording studio in front of a mic
Van Zant in the recording studio in front of a mic

Tom Hill / Getty Images

Para deixar história ainda mais assustadora, a banda lançou um álbum três dias antes do acidente fatal, que tirou a vida de outros três integrantes da banda. A arte da capa era composta pela banda rodeada por chamas e incluía as músicas "The Smell", com letras como: "Angel of darkness upon you" e "The smell of death surrounds you"; em português, "Anjo da morte acima de você" e "O cheiro da morte te rodeia." Depois do acidente, a gravadora responsável pelo disco mudou a imagem de capa para uma foto da banda em um fundo preto.

MCA Records

Publicidade

3. O recheio da bolacha Oreo nos Estados Unidos é chamado de "crème", em Francês, e não "cream", que seria a palavra em inglês para "creme". Descobrimos que o Departamento de Saúde dos Estados Unidos não permite que a palavra seja usada para descrever o produto, já que ele não contém laticínios, então a Nabisco decidiu usar a palavra "crème". Isso é uma ótima notícia para os veganos, já que a bolacha é livre de ingredientes derivados de animais! Por mais que a marca não possa afirmar que os produtos são 100% veganos por conta da possibilidade de contaminação cruzada durante sua produção, os biscoitos Oreo não são tecnicamente veganos desde 1997.

a woman handing another woman an oreo
a woman handing another woman an oreo

Bravo / Via giphy.com

4. Em 1980, a Assembleia Geral de Nova Jérsei votou para que a música de Bruce Springsteen, “Born To Run”, virasse a canção oficial do estado. Springsteen nasceu em Nova Jérsei e seria nomeado "Embaixador da Música Pop nos EUA". A iniciativa foi introduzida por Carol Miller, apresentadora de rádio de Nova York, quando soube que o governo estava atrás de uma música tema. A lei não foi aprovada pelo senado quando se deram conta de que a letra, na verdade, falava sobre "fugir de Nova Jérsei".

Publicidade

5. Os filhotes de golfinho geralmente nascem com a cauda primeiro em vez da cabeça, como a maioria dos mamíferos, para evitar que se afoguem. Golfinhos tipicamente só dão à luz a um filhote por vez e a gravidez pode durar de 10 a 18 meses.

a mother dolphin swimming with her calf
a mother dolphin swimming with her calf

BBC America / Via giphy.com

6. Richard Lee McNair foi condenado por assassinato e conseguiu fugir da prisão nem uma, nem duas, mas três vezes. McNair, que foi preso em North Dakota em 1987, conseguiu escapar a primeira vez após roubar o hidratante labial de um guarda. Ele passou o hidratante nas algemas, conseguiu se soltar e pulou da janela do terceiro andar. Por mais que McNair tenha sido encontrado logo depois, isso não o impediu de tentar escapar mais vezes.

McNair's mug shot
McNair's mug shot

Investigation Discovery / Via youtube.com

Publicidade

Em Outubro de 1992, McNair fugiu da penitenciária de North Dakota pelo sistema de ventilação. Ele ficou foragido por meses até ser encontrado em Nebraska em Julho de 1993. Após ser enviado para uma prisão de segurança máxima em Louisiana, a polícia achou que McNair não conseguiria escapar outra vez. Em Abril de 2006, McNair se escondeu atrás de malas com correspondências e foi levado nos carrinhos de transporte de encomendas para fora da prisão. Quando um policial se aproximou dele, MCnair, que usava uma regata e shorts, disse que era um civil e estava apenas caminhando pela região. O policial acreditou nele e McNair fugiu para o Canadá. Semanas após chegar no Canadá, ele foi parado por policias após roubar um veículo, mas conseguiu escapar. Em Agosto de 2007, ele foi pego novamente em uma van roubada. McNair foi mandado de volta para a prisão e está lá desde então.

cop cam showing a cop confronting McNair
cop cam showing a cop confronting McNair

Next Day Story / Via youtube.com

7. Sonkajärvi, uma pequena cidade na Finlândia, tem um concurso anual de carregar esposas, onde maridos carregam suas parceiras nas costas e passam por diversos obstáculos. O prêmio? Litros de cerveja equivalentes ao peso da esposa. Apesar da competição ser uma tradição na Finlândia, países como Estados Unidos, Indonésia e Reino Unido adotaram o "esporte". Recentemente, as regras mudaram um pouco e os casais não têm que ser legalmente casados para poderem participar. Em algumas competições, esposas que não atingem um peso mínimo têm que carregar uma mochila para compensar o peso.

men swimming and running with their wives on their backs like a backpack
men swimming and running with their wives on their backs like a backpack

TIMO HARTIKAINEN/AFP via Getty Images

Publicidade

8. Da mesma forma que algumas pessoas são destras ou canhotas, algumas pessoas também têm isso com a audição. Muitos preferem escutar coisas com o ouvido direito, por exemplo, e se um estímulo auditivo passa pelos dois ouvidos, o cérebro dá prioridade ao lado direito. Neurologistas acreditam que sons percebidos pelo ouvido direito ocorrem no hemisfério esquerdo do cérebro, onde estímulos auditivos são processados. No caso do olho dominante, é geralmente o lado que transmite com mais precisão localizações e que mais fornece informações ao cérebro. Embora não existam ligações oficiais entre mãos dominantes e olhos dominantes, estudos mostram que 90% das pessoas são destras e 67% têm o olho direito como dominante.

a man leaning in to hear better with his hand and ear enlarged for effect
a man leaning in to hear better with his hand and ear enlarged for effect

Flashpop / Getty Images

9. Richard Dawson, um dos apresentadores originais do programa "Family Feud" nos EUA, tinha o hábito de beijar as participantes mulheres. Isso lhe rendeu o apelido de "bandido de beijos". A emissora tentou convencê-lo a parar, mas Dawson se recusou, dizendo que os beijos eram para desejar boa sorte e que sua mãe fazia isso quando ele era criança. Um dia, Dawson pediu a opinião da audiência e perguntou se os beijos eram apropriados. Mais de 200 mil pessoas escreveram para a emissora dizendo que apoiavam os beijos de boa sorte. Em 1981, Dawson deu um beijo em Gretchen Johnson quando ela apareceu no programa. Os dois se apaixonaram, se casaram em 1991 e ficaram juntos até a morte de Dawson em 2012.

Dawson leaning over to kiss a contestant
Dawson leaning over to kiss a contestant

Abc Photo Archives / Disney General Entertainment Content via Getty Images

Publicidade

10. No Alaska, rãs da floresta não fazem xixi durante todo o inverno, que geralmente dura oito meses. As rãs reciclam uréia, principal substância na urina, e a transformam em nitrogênio, o que as mantém vivas enquanto hibernam. O nitrogênio protege as células, permitindo que as rãs descongelem e sigam normalmente com suas vidas quando o inverno acaba.

a wood frog on a leaf
a wood frog on a leaf

Education Images / Education Images/Universal Images Group via Getty Images

11. Se você achava que sabia o tamanho real dos países, você estava enganado! Apesar de Gerardus Mercator ter criado o mapa revolucionário que todos conhecemos em 1596, é um pouco difícil adaptar com precisão a esfera da Terra em uma renderização 2D. Na maioria dos casos, o Hemisfério Norte acaba parecendo muito maior do que realmente é, enquanto a distorção normalmente diminui os países próximos ao equador. O site The True Size adapta mostra o tamanho real de cada país comparado a diferentes lugares.

Publicidade

12. Algumas pessoas se incomodaram com o filme "Red: Crescer É uma Fera" por ensinar crianças sobre menstruação, mas esta não é a primeira vez que a Disney aborda o assunto nas mídias! Em 1946, a empresa lançou o curta metragem "The Story of Menstruation" (em português, "A História da Menstruação"). O filme foi patrocinado pela Kotex, que produz artigos de higiene feminina. O vídeo era muitas vezes mostrado em escolas nos Estados Unidos e recebeu críticas por desencorajar o uso de absorventes internos. O sangue no curta é retratado pela cor branca em vez de vermelha e não faz nenhuma referência a sexo ou reprodução. Jim Korkis, historiador especializado na Disney, observa que o filme aborda o tema muito mais como uma "crise de higiene" do que um processo natural de amadurecimento.

13. No dia 28 e Agosto de 2003, Brian Wells, entregador de pizza, entrou em uma agência de banco na Pensilvânia. Ele entregou um bilhete para um dos atendentes, pedindo 250 mil dólares em 15 minutos. Wells levantou sua camiseta e mostrou que tinha uma bomba amarrada em volta de seu corpo. O caixa disse que era impossível abrir o cofre tão rápido e o entregou apenas 8 mil reais. Wells saiu do banco, chupando um pirulito (que era brinde do banco). Ele foi pego pela polícia 15 minutos depois e disse que havia sido sequestrado e forçado a roubar o banco.

Publicidade

Minutos após Wells ser capturado pela polícia, uma gargantilha que estava presa no seu pescoço explodiu e o matou no mesmo instante. O evento foi mostrado ao vivo na Televisão. Após a morte de Wells, a polícia encontrou bilhetes que levavam a uma "caça ao tesouro". Policiais seguiram as direções na esperança de descobrir se alguém forçou Wells a roubar o banco.

the explosive neck collar that Wells wore
the explosive neck collar that Wells wore

Getty Images

Em 2007, uma investigação conduzida pelo FBI concluiu que Marjorie Diehl-Armstrong e Kenneth Barnes haviam planejado o roubo. Não se sabe como Wells conhecia a dupla, mas investigadores acharam um bilhete na casa dele que o conectava a Barnes. A família de Wells permanece convicta de que ele foi apenas uma peça no tabuleiro e foi forçado a cometer o roubo, mesmo depois de serem informados que ele sabia o plano todo e não havia sido sequestrado como disse. A polícia disse que a bomba estava em seu pescoço para ser usada caso fosse pego. Diehl-Armstrong e Kenneth Barnes foram condenados pelo crime.

mug shot of  Marjorie Diehl-Armstrong
mug shot of  Marjorie Diehl-Armstrong

Donaldson Collection / Getty Images

Publicidade

14. O auditório da Yale University carrega uma história curiosa. Quando o presidente William Howard Taft virou professor da universidade em 1913, a instituição teve que construir um assento maior para Taft. Ele também era fã de beisebol, então a escola construiu um banco personalizado para acomodá-lo. Taft pesava cerca de 170 quilos durante sua administração. Depois que a universidade criou os assentos especiais, Taft acabou perdendo 35 quilos ao cortar pão, batatas e álcool de sua dieta.

painting of the former president
painting of the former president

Pictures From History / Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images

15. O programa infantil da TV Americana, "Schoolhouse Rock", ensinava matemática, história, ciência e outros diversos assuntos. O projeto foi idealizado por David McCall, executivo de marketing, que notou que seu filho tinha dificuldade em memorizar tabuadas de multiplicação, mas lembrava facilmente das letras de suas músicas favoritas dos Rolling Stones. Ele acreditava que, se as crianças aprendessem tópicos importantes por meio da música, elas seriam mais propensas a se lembrar deles. Ele se juntou a Bob Dorough, um pianista e vocalista de jazz, e a primeira música, "Three Is A Magic Number" foi lançada em 1971. Schoolhouse Rock se tornou um fenômeno, e dezenas de músicas foram lançadas.

Publicidade

16. Antigamente, mulheres Irlandesas bebiam Guinness enquanto grávidas, acreditando que a cerveja trazia benefícios à saúde, por seus níveis de fibra até seu alto teor de ácido fólico. Por mais que não seja mais recomendado beber durante a gravidez, algumas mulheres ainda bebem álcool durante a amamentação, pois acreditam que a cerveja pode estimular a produção de leite materno. Na Irlanda, as mulheres que amamentavam recebiam uma garrafa de Guinness por dia em maternidades. A Guinness até fez declarações para evitar o mito: "Gostaria de dizer de uma vez por todas que não é algo que apoiamos ou recomendamos", disse Domhnall Marnell, embaixador da Guinness, à CNN.

Guinness / Via giphy.com

17. Assim como muitos ícones da literatura, Beatrix Potter, a autora de livros infantis responsável por clássicos como "A História de Pedro Coelho", tinha um diário. A mãe de Potter não gostava que sua filha fosse tão articulada e franca, então Potter escrevia usando códigos para que sua mãe nunca descobrisse o que estava pensando. Após a morte de Potter, seu diário foi recuperado, mas o código secreto era tão complexo que muitos acharam que nunca seria traduzido. Um super fã de Potter conseguiu acesso ao diário e conseguiu desvendar o código após 13 anos. Ele descobriu que Potter usava um "código de cifra de substituição mono-alfabética", o que significava que cada letra era substituída por um símbolo. Os diários traduzidos foram publicados posteriormente.

Hulton Archive / Getty Images

Publicidade

18. Cientistas descobriram recentemente a maior radiogaláxia da história. A galáxia, que foi chamada de Alcyoneus, em homenagem ao filho de Urano, o Deus Grego dos céus, se estende por mais de 16 milhões de anos-luz no espaço e foi descoberta a cerca de 3 bilhões de anos-luz da Terra por "mera sorte". Alcyoneus é 100 vezes maior que a Via Láctea.

BBC / Via giphy.com

19. Donald Henry Gaskins ficou conhecido por aterrorizar sua cidadezinha na Carolina do Sul, EUA. Ele recebeu o apelido de "Pee Wee", por conta de sua estatura baixa. Gaskins largou a escola aos 11 anos e se aproximou de dois colegas da escola. O grupo ficou conhecido como "O Trio terrível"; eles assaltavam casas, batiam e ameaçavam crianças. Após estuprar a irmã menor de um de seus amigos, ele foi mandado para uma detenção juvenil, mas escapou. Ele cometeu um assassinato e foi mandado para a prisão, onde matou seu companheiro de cela para ganhar o respeito dos outros presos.

Real Crime / Via youtube.com

Publicidade

Depois que Gaskins foi solto, ele não conseguiu evitar problemas e voltou a ser preso diversas vezes ao longo das décadas. Ele via assassinatos como um hobby até se tornou um assassino de aluguel. Gaskins dirigia um carro funerário com um adesivo que dizia “Nós transportamos qualquer um, vivo ou morto”, e carregava os corpos para um cemitério particular em sua propriedade. As pessoas da sua cidade não acreditavam que Gaskins fosse realmente perigoso e apenas o achavam estranho. Ele recebeu a pena de morte por seus crimes e foi executado em 1993. Estima-se que ele tenha matado entre 100 e 110 pessoas.

Real Crime / Via youtube.com

20. Ainda estou digerindo o fato de que o nome da esposa de William Shakespeare era Anne Hathaway, mas além disso, Anne tinha 26 anos e Shakespeare 18 quando se casaram – uma diferença de idade nada comum para época.

Heritage Images / Getty Images

Publicidade

Veja também