20 dicas de maquiagem para olhos pequenos

Cada formato com a sua beleza.

Este post não tem a intenção de ser um tratado de maquiagem, nem definir um certo padrão que um olho deva se encaixar. Só queremos compartilhar possibilidades e a experiência de algumas meninas brasileiras com olhos pequenos e o que elas aprenderam ao longo dos anos.

Publicidade

1. O esfumado é o melhor amigo de quem tem pálpebra gordinha e quer que a maquiagem apareça.

As dicas são da Bruna Tavares. Quem tem pálpebra gordinha sabe que na hora de abrir um sorrisão o olho fica ainda mais apertadinho e a maquiagem que você fez com tanto carinho e amor já era! Mas com maquiagem esfumada pode sorrir à vontade que a maquiagem vai continuar aparecendo!

2. Na hora de esfumar, o truque é ir com o pincel para além do côncavo original.

O esfumado pode ser o seu melhor amigo na hora de definir o olhar. Mas tem truque! Na hora de sombrear com uma sombra mais escura, não siga a linha do seu côncavo natural, experimente ir além dele com o pincel em direção à sobrancelha.

Publicidade

3. Lápis preto bem rente aos cílios ajuda a dar a impressão de um olho maior.

Muita gente diz que lápis preto diminui os olhos. Pode ser verdade, mas só se você aplicá-lo dentro da linha d'água. Se você aplica o lápis preto bem rente aos cílios e lápis bege ou branco na linha d'água o resultado é exatamente o inverso: um olhão bem grandão!

4. Fortaleça o seu côncavo "novo" com uma sombra preta para um efeito ainda mais dramático!

Se você decidir fazer uma maquiagem mais dramática como esta aqui da Bruna, pode preencher a pálpebra móvel com uma sombra mais clara e definir ainda mais o côncavo com sombra preta.

Publicidade

5. Delineador não é uma palavra proibida para quem tem pálpebra gordinha.

Com o côncavo novo, fica mais fácil descobrir para onde você pode ir com o pincel para fazer com que o delineador apareça!

Publicidade

6. O curvex e os cílios postiços são grandes aliados na hora de levantar o olhar.

As dicas são da Jessica Gomes. Os cílios de quem tem esse formato de olho tendem a também ser angulados. Para deixar os olhos com a impressão de mais elevados, uma ajudinha do curvex e até de postiços é muito bem-vinda.

7. Mas tem diferença nos cílios de cima e nos cílios debaixo de como você passa a máscara de cílios.

"Você deve passar com uma camada média nos cílios de cima e bem fina nos cílios debaixo", conta Jéssica.

Publicidade

8. O delineado de quem tem o olhinho caído não é qualquer delineado.

O PULO DO GATO do olho caído é fazer o traço mais grossinho no rabinho e ir afinando conforme você for chegando ao canto interno do olho. Vale terminar o traço no meio do olho até!

9. O ponto de luz é mais bem-vindo do que nunca!

Em quem tem olho caído, o ponto de luz ganha uma função extra: ele é ótimo para que a parte exterior dos olhos — onde normalmente é caidinho — não fique tanto em destaque.

Publicidade

10. Vale evitar estes produtos aqui se você não estiver se sentindo muito segura.

Se o seu olho for muito caído, vale desencanar de fazer delineador e apostar na técnica de esfumar para além do côncavo natural. "No início eu descartaria o uso de tons escuros demais ou cintilantes, pois se a pessoa não souber usar, não ficará bom. Mas se você já estiver se sentindo ousada e segura, se joga!", explica Jessica.

Publicidade

11. Muitas das dicas acima também funcionam para quem tem olho puxado. Mas se o seu olho for pouco ou nada fundo, pode rolar uma dificuldade em encontrar o côncavo. Existe um truque para isso.

As dicas são da Joyce Kitamura. Se o seu côncavo é muito pouco aparente, para descobrir onde ele fica é apertar de leve e marcar ali na divisão do osso com o globo ocular.

12. O lápis esfumado rente aos cílios superiores dá uma impressão de olhos maiores do que o só um delineado simples.

Com a vantagem de ser mais fácil e mais rápido, já que o traçado não precisa ficar perfeito.

Publicidade

13. Além do côncavo alongado, outra técnica que fica legal em quem tem olhos pequenos e puxados é o côncavo diagonal.

Em vez de começar a esfumar o côncavo no canto externo dos olhos, você pode começar antes, a partir do centro do olho. O resultado final é mais suave. Você pode ver o tutorial completo aqui.

Publicidade

14. Existem duas grandes linhas de maquiagem para meninas que não têm a dobrinha marcada: a ocidental e a asiática.

A Amanda Oshiro explica: a linha ocidental, considerada mais "sexy", leva em conta muitas das dicas já listadas acima, e a linha asiática, considerada mais "fofa" e "natural".

15. Mas não se engane! Ambas têm truques e deixam os olhos igualmente maiores, cada um ao seu jeito.

A maior diferença da maquiagem asiática é que, apesar de também alongada, ela segue mais os traços originais da pessoa, a área inferior aos cílios é iluminada ostensivamente e há quase sempre o uso de cílios postiços, inclusive nos inferiores.

Publicidade

16. Pode subir essa sombra, sim.

Mas para não ficar muito assustador, no dia a dia, a dica é usar sombras menos pigmentadas e de tons neutros. Mas pode subir, sim, senão não vai aparecer nada.

17. Você pode fazer o delineador de até três jeitos diferentes!

Bem grosso ou bem angulado e alongado, mais ou menos como aquele para olhos caídos. A dica para o bem grosso não ficar como um bloco sólido é usar delineador, lápis ou mesmo sombra marrom.

Publicidade

18. Aprenda a curvar os seus cílios do jeito "monolid".

Primeiro encontre um curvex que realmente pegue todos os seus cílios. Depois prenda seus cílios e gire um pouco o curvex para cima — delicadamente para não arrancar os cílios, é claro. Na sequência, suba para o meio do comprimento e prenda mais uma vez. Finalize, pegando as pontinhas dos cílios e prendendo uma última vez.

19. Adicione dimensão à sua pálpebra!

Aplicar brilho no meio da sua pálpebra ajuda a dar dimensão no olho. Você também ganha um leve efeito contornado, com 1/3 do trabalho. Se você ainda não se sente preparada para se jogar em supermetálico, você pode começar a experimentar com uma sombra só um pouquinho mais clara, por exemplo.

Publicidade

20. Neste post você pode encontrar mais um monte de dicas especialmente para quem não tem a dobrinha.

Veja também:

As diferenças da sua relação com a maquiagem aos 15, 25 e 30 anos

12 dicas de maquiagem que uma drag queen gostaria de te contar

Você consegue torrar mais de R$ 1.500 em maquiagem?

Veja também