Perguntamos a vendedores que trabalham em shopping: se você pudesse, que verdades falaria para os seus clientes?
As melhores respostas estão neste post, mas os autores preferiram ficar anônimos.
1. Você não precisa fingir que vai comprar.
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Pode entrar, pode experimentar, não precisa criar uma novela dizendo que vai comprar o produto. O vendedor vai apreciar sua honestidade.
2. A gente adora quem está só olhando.
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Tem muito cliente bom que a gente conhece quando está só olhando a loja. E ele pode acabar virando comprador fiel.
3. Eu sei que você odeia o "posso ajudar?".
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Mas é nossa obrigação puxar conversa com você, pô!
4. O cliente tem sempre razão, até que ele perca ela.
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Claro que o cliente tem razão, mas isso não te dá o direito de entrar nos lugares se achando superior a todo mundo.
5. Eu sei que o Código de Defesa do Consumidor existe.
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Então não precisa ameaçar a gente com ele. Inclusive, toda loja séria tem uma cópia bem ali no caixa pra todo mundo ver.
6. Nós estamos sendo observados.
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Quando você der um barraco, pense se você está mesmo com a razão, para não prejudicar o emprego de alguém só porque você está de pá virada.
7. Não tenha ranço de vendedor, ele só quer trabalhar.
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Muita gente já torce o nariz ao ouvir um "bom dia". Não custa nada responder educadamente.
8. Eu sou empregado da loja, não seu.
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Então vale a pena investir num "por favor" e "obrigado" ao falar comigo.
9. Termine a sua ligação.
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O pesadelo de todo vendedor é gente que quer entrar na loja, escolher o item, pagar... tudo isso falando ao celular. Já pensou se fizessem isso com você?
10. A gente não inventa preço.
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Não existe isso de variar o preço a depender da cara do cliente. Se ele te diz que o produto está na promoção, é porque está.
11. Pechinchar pode dar resultado, sim.
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Na maioria das lojas, aquele chorinho vai te garantir pelo menos um parcelamento melhor, um descontinho, etc. Não custa tentar.
12. Nem toda promoção vale a pena, é verdade.
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Por exemplo, loja de roupa dificilmente vai colocar muita coisa na Black Friday porque novembro é lançamento de coleção.
13. Nem sempre é possível te dar atenção incondicional.
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O fluxo de shopping é muito intenso, às vezes a gente nem consegue ir no banheiro. Então não vai ficar ofendido se a gente atender outra pessoa enquanto atende você.
14. Eu não controlo o que tem na loja ou não.
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Não adianta você reclamar PRA MIM que não tem uma roupa do seu estilo ou aquele eletrônico que você está procurando.
15. Entenda se a gente não estiver 100% o tempo todo.
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Quem trabalha em shopping não pode sentar, vive de comissão e nem sempre folga toda semana. Então é impossível estar 100% o tempo todo. Vai desculpando aí.
16. Você pode não ser obrigado a pagar por um dano na loja, mas a gente sim.
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O cliente geralmente não paga por um item quebrado por acidente, mas tem algumas lojas que cobram do vendedor, sim. Então, de todo modo, vale a pena ser cuidadoso.
17. Devolva os produtos ao vendedor da loja.
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Não tem coisa pior do que sair caçando os produtos que os clientes saíram jogando pela loja. Chame o vendedor e devolva para ele. Não custa nada.
18. Não faça na loja o que você não faria em casa.
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Tem gente que suja o provador, rasga a roupa, joga papel no chão... tenha dó.
19. A gente odeia quando você quer entrar na loja cinco minutos antes de fechar.
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Quem trabalha no turno da noite já não tem vida social. DEIXEM A GENTE IR PRA CASA!
20. A gente adora você!
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Um bom vendedor tem que amar trabalhar com o público. Se você for mal atendido, saiba que esta pessoa não nasceu para ser vendedor.