19 mudanças que toda pessoa deveria fazer antes dos 30

Você vai se agradecer depois, pode ter certeza.

1. Faça um orçamento e planeje seus gastos.

FOX

"No ano passado, você gastou 5 mil dólares em donuts."

Ninguém em sã consciência curte fazer planejamento financeiro. Eu, pessoalmente, preferiria comer uma tigela de cacos de vidro do que sentar e ter que ficar olhando para minha fatura do cartão. Por outro lado, dar uma enxugada nos nossos gastos pode trazer muitos benefícios.

Escolha alguns objetivos financeiros e tente alcançá-los. Uma maneira simples é encontrar um aplicativo que se conecta à sua conta bancária e faz todos os cálculos e análises para você.

Admito que pode ser angustiante ouvir que você já gastou mais de 100 reais em batata frita no mês, mas talvez seja hora de você começar a fazer suas próprias batatinhas em casa.

Publicidade

2. Doe seus livros velhos para a biblioteca.

Walt Disney

Pode ser um pouco difícil se desfazer de seus livros, mas veja pelo lado positivo: pense nas outras pessoas que vão descobrir essas obras!

Publicidade

3. Se comprometa a doar uma quantia mensal para caridade, mesmo que sejam R$10.

Walt Disney

4. Vá a um bom festival de música.

Publicidade

Depois que você passa dos trinta, o entusiasmo para ir a festivais de música cai exponencialmente. Por isso, agarre aqueles seus amigos mais chegados e não perca nenhuma oportunidade de vestir as fantasias mais esquisitas, acampar na grama e deixar suas responsabilidades de lado por uma semana.

5. Tire boas fotos suas.

E!

Publicidade

Não importa se você vai contratar um fotógrafo profissional para fazer aquele álbum caprichado ou se simplesmente vai pedir a uma amiga que consegue os melhores cliques uma foto bonita sua para as redes sociais. Esses são momentos que você vai guardar para sempre.

6. Pergunte aos seus avós o que eles faziam na sua idade.

Publicidade

Eles já estavam casados e com três filhos? Trabalhavam em uma fábrica ou cursavam medicina? Estavam no exército?

7. Memorize um de seus poemas preferidos.

Buena Vista Pictures

Publicidade

"Poesia, beleza, romance, amor – é para isso que vivemos."

Você pode até recitá-lo em um evento especial, como em uma festa de aniversário de um amigo, ou amiga, ou guardar com você como uma lembrança especial.

8. Aprenda a tricotar.

Channel 4

Publicidade

Em 2007, comprei umas agulhas enormes para tricotar e um novelo de lã, pois tinha decidido aprender a tricotar como um hobby para aliviar o estresse da faculdade.

Depois de um longo dia enfiada nos livros e escrevendo trabalhos, eu voltava para meu pequeno apartamento, sentava no sofá com minhas agulhas e não me preocupava com nada além do movimento das minhas mãos.

O resultado? Um cachecol meio torto e curto demais. Mas o resultado em si não era o importante; o importante era o alívio de desligar a mente por uma hora e não me preocupar com nada além do próximo nó.

9. Dê um presente que a outra pessoa vai se lembrar para sempre.

NBC

Publicidade

Escreva dez (ou mais!) coisas que você adora no seu parceiro, ou parceira, em pedacinhos coloridos de papel, coloque em um pote de vidro e enfeite com uma fita.

10. Cultive uma planta.

Studio Chizu

Publicidade

Se você sabe que nasceu com o dedo verde, experimente um cacto ou uma planta aérea. Você também pode procurar aquelas plantas que já vêm envasadas, como jibóia ou espada-de-são-jorge.

E se até mesmo essas morrerem, sempre existem as plantas de plástico.

11. Faça algo para levantar fundos para ajudar uma causa em que você acredita.

FOX

Publicidade

"Pessoal, acabamos de atingir nosso objetivo de US$ 10.700."

Pode ser qualquer tipo de atividade, desde vender bombons, organizar uma rifa ou até algo mais elaborado, como um almoço beneficente.

12. Encontre um mentor.

HBO

Publicidade

"Era uma coisa tipo mentor-aprendiz."

Seja alguém que trabalha na mesma área que você, ou simplesmente alguém que você admira, busque alguém na sua empresa ou em seus círculos sociais em quem possa buscar orientação.

13. Aprenda um novo idioma no seu tempo livre.

ABC

Publicidade

"Você tem ideia do quanto eu sou inteligente em espanhol?"

Você fica cinco minutos à toa esperando na fila do supermercado? Isso é tempo suficiente para aprender a dizer "Quanto custa esse xampu?" em italiano, usando apps como o Duolingo ou o Memrise.

14. Visite um parque estadual.

ABC

Publicidade

Chame um amigo, ou dois, e ponha o pé na estrada para visitar os lugares mais bonitos da sua região.

Dependendo de quanto tempo você pode dispor, você pode visitar até dois parques em uma viagem só, como o de Forno Grande e o da Mata das Flores (no ES), ou o de Campos do Jordão (SP).

15. Compre um par de sapatos extremamente confortável.

Paramount Pictures

Publicidade

"– Estes parecem sapatos confortáveis. Eu aposto que você pode andar o dia todo e não sentir nada. Quem dera eu tivesse sapatos assim.
–Meus pés estão doendo.""


À medida que você envelhece, você aprende a dar mais valor à praticidade do que à beleza em si — e passa a preferir um sapato com um solado extremamente confortável no lugar de um sapato da moda que te deixa com calo nos pés.

16. Vire freguês de algum estabelecimento.

City TV

Publicidade

Em algum momento entre os seus vinte e trinta anos, você sempre acaba se mudando para outra cidade. E se adaptar a uma vida nova é difícil. Eu aprendi um pequeno truque para me ajudar a me sentir mais em casa: escolha um lugar para você visitar com frequência. Pode ser uma lanchonete, uma padaria ou um bar.

Você eventualmente vai conhecer alguns dos outros clientes regulares, e talvez até mesmo irá criar um novo círculo de amizades fora do trabalho.

17. Crie ideias boas, fáceis e rápidas para o jantar.

Cartoon Network

Publicidade

Você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, esgotado(a), mas faminto(a), e abre a geladeira. O que você vai comer?

Entre as minhas receitas favoritas, estão o macarrão com brócolis e raspa de limão e uma tigela de salada com quinoa.

18. Faça bom uso do acrônimo FORA.

HBO

Publicidade

Está se sentindo isolado(a) e não conhece ninguém em uma festa ou casamento? Veja um guia simples para puxar assunto com estranhos:

F: Família — Pergunte sobre seus pais, irmãos ou amigos.

O: Ocupação — Pergunte com o que a pessoa trabalha. Como é o caminho para o trabalho? A quanto tempo ela trabalha no mesmo lugar?

R: Recreação — Pergunte sobre hobbies, planos de viagem, rotina de exercícios, ou brinquedo favorito da infância.

A: Aspirações — Pergunte com o que essa pessoa gostaria de trabalhar, ou onde ela gostaria de tirar férias.

19. Pare de se pressionar para ter sucesso rápido.

CBS

Publicidade

Você sabia que Julia Child trabalhava com publicidade ante de escrever seu primeiro livro de receitas, aos cinquenta anos? Ou que John Hamm já tinha 36 anos quando finalmente foi chamado para atuar em "Mad Men", que foi o papel que alavancou sua carreira? O mundo da fama parece estar cheio de pessoas de vinte e poucos anos, mas resista a essa pressão de estar com sua vida estabilizada antes dos trinta: o melhor ainda pode estar por vir. ●


Publicidade

Simon & Schuster

Trecho retirado de Things to Do Before You’re 30: The Try-It-Out, Get-It-Done, Live-It-Up List! (ainda sem versão em português), de Jessica Misener. Copyright © 2018 Adams Media, divisão da Simon and Schuster. Usado com permissão da editora. Todos os direitos reservados.

Jessica Misener (São Francisco) é ex-vice-diretora editorial do BuzzFeed, com artigos publicados no Huffington Post, Cosmopolitan, The Atlantic e outros. Ela também já trabalhou como assistente de loja de lavagem a seco, caixa de supermercado, bibliotecária e professora de grego antigo. Ela mora em São Francisco, onde come regularmente o dobro de seu peso em burritos.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também:

27 pequenas mudanças para fazer antes dos 35 anos e agradecer aos 50

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

Veja também