19 dicas de pessoas comuns para pegar no sono rapidinho

Bons sonhos!

Perguntamos aos membros do BuzzFeed Community quais eram seus truques para pegar no sono. Veja o que eles disseram:

Atenção: essas não são recomendações médicas. Sempre consulte um médico antes de começar a fazer qualquer tipo de tratamento.

1. Imagine que você está desligando seu corpo, uma parte de cada vez.

"Eu tento imaginar como se eu estivesse desligando cada parte do meu corpo, começando pelos pés e as pernas, e vou subindo — normalmente eu nem chego na cabeça :-)"

fallonp2

Publicidade

2. Faça uma lista mental de todas as camas em que você já dormiu.

"Minha cabeça fica a mil quando chega perto da hora de dormir. Quando isso acontece, eu tento fazer uma lista na minha cabeça de todas as camas em que eu já dormi. Parece bobo, mais funciona para mim!"

joolzr2

3. Se masturbe.

"É a pílula para dormir da mãe natureza, como eu já ouvi dizerem. Não só para os homens. Isso me ajuda a extravasar e relaxar. E quase nunca me deixou na mão!"

Zlfg13

Publicidade

4. Use o aplicativo Noisli para organizar uma trilha sonora com sons agradáveis.

https://itunes.apple.com/us/app/noisli/id862773459?mt=8, https://itunes.apple.com/us/app/noisli/id862773459?mt=8

"Você pode, basicamente, dar uma de DJ e adicionar sons agradáveis (mar, corrente de água, vento, trovão, ruído branco, etc) à sua trilha sonora."

—Bailey Ko, Facebook

5. Conte estrelinhas de teto que brilham no escuro.

"Eu comprei aquelas estrelinhas que brilham no escuro, que você cola no teto de quarto de criança, e colei no meu quarto. Eu conto as estrelas ou fico tentando ver quantas das grandes eu consigo encontrar."

colbyf48e9d1aad

Publicidade

6. Mantenha o despertador longe do seu campo de visão.

glassghost via creative commons / Via bit.ly

"Coloque seu despertador em um lugar onde você não possa ver quando estiver deitado. Se eu não fizer isso, eu fico calculando o pouco tempo que eu vou ter para dormir, o que me faz ficar ansioso e me mantém acordado ainda mais tempo."

CaseyGueren

7. Transforme seu quarto no ambiente minimalista perfeito para dormir.

—Julie Harden, Facebook

Publicidade

8. Transforme seu quarto em uma zona livre de telas.

Thinkstock

"Não tenho tela nenhuma no meu quarto — TV, tablet, celular nem computador. Também não leio no quarto. Eu programei meu corpo para associar o meu quarto com o sono, agora eu simplesmente apago assim que deito."

—Helene Støvring, Facebook

9. Mas, se você precisa trabalhar antes de dormir, use o app f.lux para minimizar a intensidade do azul da sua tela.

BuzzFeed Life / Via justgetflux.com

"Eu recomendo que qualquer um que passe muito tempo no computador, especialmente à noite, experimente este programa ou outro similar! Ele realmente me ajudou, e muito."

—Puki Noot, Facebook

Publicidade

10. Experimente uma técnica de respiração estruturada para te ajudar a relaxar.

AMC / Via giphy.com

"Eu tenho muita dificuldade para desligar minha cabeça e dormir. Um truque que funciona muito bem comigo é o 4-3-7. Você inala por quatro segundos, segura a respiração por três segundos e solta por sete segundos. Eu repito esse padrão algumas vezes, isso ajuda a acalmar a minha mente e me relaxa o suficiente para que eu consiga dormir."

—Emily Pasqua Bernstein, Facebook

11. Fique mais aquecido e confortável com uma bolsa de água quente e um travesseiro corporal.

"Eu tenho insônia e fibromialgia, então uso vapor de óleo de lavanda e aqueço uma bolsa de água. Eu também comprei um travesseiro de corpo. Parece estranho, mas é ótimo."

—Catherine E. Nuzzi, Facebook

Publicidade

12. Faça algo criativo como desenhar, colorir ou escrever um diário.

"Se eu não consigo dormir, eu tento ler para distrair a mente ou tento fazer algo criativo. Eu sou musicista, e uma vez eu cheguei a escrever a letra de uma música sobre o fato de eu não conseguir dormir. Rabiscar algum desenho, pintar, escrever uma página do diário ou usar aquele novo livro de colorir para adultos pode ajudar também."

—Gry Svanhild Kvisterud Hole, Facebook

13. Tome um banho quente, beba um chá de ervas e abrace um travesseiro aquecido.

"Um banho quente, seguido por um travesseiro de pescoço aquecido e um chá calmante. Ter um gato dormindo do seu lado também é bem efetivo."

—Christine Law, Facebook

Publicidade

14. Deixe um caderno do lado da sua cama para anotar pensamentos repetitivos.

"Minha insônia normalmente acontece porque minha mente está pensando muito alto, então eu deixo um caderno do lado da cama e escrevo nele todo pensamento ou ideia que fica se repetindo o tempo todo na minha cabeça. Assim, eu não fico obsessivamente tentando lembrar daquilo."

—Kat Stone, Facebook

15. Faça exercícios à noite.

"Eu me exercito à noite. Não na hora de dormir, mas umas três ou quatro horas antes. Isso me deixa exausta até a hora de dormir."

genaa

Publicidade

16. Comece uma história e crie um pedaço dela toda noite.

http://communitythings.tumblr.com/post/32525809163, http://communitythings.tumblr.com/post/32525809163, http://communitythings.tumblr.com/post/32525809163

"Eu crio histórias/filmes na minha cabeça. Isso tira minha mente de tudo que esteja me causando preocupação na vida real. Agora mesmo eu tenho uma história na minha cabeça que eu estou continuando toda noite. Algumas vezes a minha mente divaga e fica difícil me concentrar na história, mas quando você entra mesmo nela, você apaga rapinho."

Sashimi

17. Preste atenção em você mesmo e veja se tem ~sentimentos~ te atrapalhando a dormir.

Yahoo! Movies / Via giphy.com

"Às vezes eu só preciso chorar. Eu não consigo explicar, mas sempre que eu estou muito acesa, eu tento prestar atenção em como estou me sentindo. 'Tenho alguma preocupação com relação ao trabalho? Eu estou triste, estou feliz? Eu esqueci de trancar a garagem?' Às vezes eu encontro o motivo, e às vezes não, mas eventualmente eu começo a chorar, e daí a pouco já estou berrando! Eu deixo extravasar toda a emoção. Eu acordo renovada e feliz de ter deixado sair toda aquela carga emocional."

coreylims

Publicidade

18. Planeje mentalmente sua roupa de amanhã.

"Pensar em todos os detalhes e opções me faz dormir em, tipo, 10 minutos. Você só tem que ficar pensando nisso e não deixar sua mente distrair."

camiherreram

19. Repita um mantra calmante e se imagine em uma situação relaxante.

"Eu repito três palavras tranquilas na minha cabeça, bem lentamente, várias vezes (podem ser quaisquer palavras, mas elas têm que soar bem tranquilas, como 'soda, sonda, som'). Às vezes também funciona me imaginar em uma situação relaxante, tipo flutuando em um barco sobre um lago parado. Isso ajuda a não deixar minha mente divagar e me atrapalhar a dormir."

jenniferl66

Publicidade

Bons sonhos!

Observação: as respostas foram editadas por questões de clareza e tamanho.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também