19 curiosidades doidas de bastidores de filmes de Natal que muita gente não sabe

Tim Allen não saiu do personagem em nenhum momento enquanto filmava "Meu Papai é Noel 2", pois os atores mirins acreditavam que ele era o verdadeiro Papai Noel.

1. Em "O Natal dos Muppets", Michael Caine insistiu que a única maneira de interpretar o Scrooge seria fingindo que os Muppets eram pessoas reais e que ele estava atuando na Royal Shakespeare Company.

Scrooge confrontando um Muppet no seu escritório
Scrooge confrontando um Muppet no seu escritório

Buena Vista Pictures / Jim Henson Productions

Antes das filmagens, o diretor Brian Henson (filho de Jim Henson) se encontrou com Michael Caine para falar sobre como ele poderia retratar Scrooge no filme. Caine disse: "Vou atuar neste filme como se estivesse trabalhando com a Royal Shakespeare Company. Eu nunca vou piscar. Eu nunca vou fazer nada estilo Muppet. Vou interpretar o Scrooge como se fosse um papel totalmente dramático e não houvesse marionetes ao meu redor."

2. Em "Um Duende em Nova York", a cena em que Zooey Deschanel canta "Baby It's Cold Outside" no chuveiro não estava no roteiro original. O diretor Jon Favreau descobriu que ela era uma boa cantora durante as filmagens, então ele acrescentou isso no filme.

Zooey's character singing in the shower and then being surprised by Buddy
Zooey's character singing in the shower and then being surprised by Buddy

New Line Cinema

Em uma entrevista, Favreau disse que escreveu isso no roteiro porque a voz de Deschanel o lembrava de Doris Day, e seu som de um estilo do passado deu ao filme uma sensação mágica. Deschanel também contou recentemente que essa cena do banheiro foi uma das que ela mais gostou de filmar no filme inteiro.

Publicidade

3. Em "Duro de Matar", o papel de Bruce Willis foi, na verdade, oferecido primeiro a Frank Sinatra, que na época já tinha 73 anos. Sinatra havia atuado em um filme dos anos 60 que precedia a história.

20th Century Fox, Universal Pictures / Arcola Pictures Corporation

Este é um pouco confuso, mas vou tentar explicar: em 1968, Frank Sinatra estrelou um filme chamado "Crime Sem Perdão", que era baseado em um livro. Mais de uma década depois, uma sequência desse livro foi publicada. Esse novo livro foi a inspiração para o filme "Duro de Matar" de 1988, que tecnicamente o tornava uma sequência do filme de Sinatra. Como Sinatra estrelou aquele primeiro filme, ele foi convidado para a sequência. Como tinha 73 anos na época, ele gentilmente recusou o papel.

4. "Uma Invenção de Natal" traz no elenco três atrizes diferentes do musical "Dreamgirls", cada uma de uma década: Phylicia Rashad, Anika Noni Rose e Marisha Wallace.

Phylicia Rashad e Anika Noni Rose de vestido vermelho e Marisha Wallace cantando no palco
Phylicia Rashad e Anika Noni Rose de vestido vermelho e Marisha Wallace cantando no palco

Netflix / Magic Radio / youtube.com

O escritor e diretor David E. Talbert passou mais de 20 anos criando esse filme, e ele foi inspirado por vários musicais de sua própria infância, então é legal que ele também apresente três atrizes da vida real do musical "Dreamgirls": Phylicia Rashad (Vovó Journey) foi a substituta da Broadway de Deena Jones no início dos anos 80, Anika Noni Rose (Jessica) interpretou Lorrell no filme de 2006 e Marisha Wallace (que cantou "Miles and Miles" na trilha sonora) interpretou Effie no West End em 2017.

Publicidade

5. Em "Meu Papai é Noel 2", Tim Allen teve que ficar no personagem perto dos atores mirins mesmo quando as câmeras não estavam gravando, porque muitas das crianças acreditavam que ele era o Papai Noel de verdade.

Tim Allen usando sua roupa de Papai Noel
Tim Allen usando sua roupa de Papai Noel

Buena Vista Pictures Distribution / Walt Disney Pictures

Tim Allen disse que interpretar o Papai Noel perto de atores mirins era uma grande responsabilidade: "Eu não queria decepcioná-los. Eu tinha que permanecer no personagem o tempo todo, então não podia xingar ou ficar bravo. Os elfos olhavam fixamente para mim o dia todo e me faziam perguntas ridículas sobre o Natal."

6. Clea DuVall, corroteirista e diretora de "Alguém Avisa?", baseou a premissa desse filme em sua própria vida, porque ela adora filmes de Natal, mas nunca tinha visto sua própria experiência como lésbica refletida neles.

Hulu, Collider / youtube.com

O filme em si era meio que autobiográfico. DuVall tinha um esboço para o filme e, mais tarde, ela perguntou a Mary Holland, sua coestrela de "Vice", se ela ajudaria a escrevê-lo com ela. As duas nunca tiveram uma cena juntas em "Vice", mas se encontravam durante as mesas de leitura, e DuVall achou que seria mais fácil escrever uma comédia com outra pessoa com quem falar sobre piadas e ideias.

Publicidade

7. Em "Esqueceram de Mim", o departamento de arte criou uma tarântula falsa para colocar no rosto de Daniel Stern, mas o diretor Chris Columbus insistiu em usar uma de verdade (e o nome dela era Barry!).

Daniel Stern com a tarântula no rosto, gritando
Daniel Stern com a tarântula no rosto, gritando

20th Century Fox

O adestrador no set disse a Stern que ele ficaria bem durante a cena, desde que não fizesse nenhum movimento brusco. Stern respondeu: "Mas eu vou gritar na cara do Barry. Você acha que ele vai se sentir ameaçado por isso?!" O adestrador simplesmente disse: "O Barry não tem ouvidos. Ele não consegue ouvir. Relaxe."

8. Em "Simplesmente Amor", eles originalmente filmaram quatro histórias adicionais, uma das quais incluía a diretora da escola e sua parceira que estava lutando contra uma doença terminal.

Duas mulheres se consolando abraçadas na cama
Duas mulheres se consolando abraçadas na cama

Universal Pictures / Studio Canal

O roteirista e diretor Richard Curtis disse que as cenas teriam que ser cortadas, mas eram tão boas que ele quis que fossem incluídas nos extras do DVD.

Publicidade

9. Em "A Felicidade Não se Compra", o roteirista e diretor Frank Capra ajudou a criar um novo tipo de neve artificial, pois o método usado na época (flocos de milho pintados de branco) era muito barulhento quando os atores tinham que caminhar nas cenas.

RKO Radio Pictures / Liberty Films, RKO Radio Pictures / Liberty Films

Na época, também era popular usar amianto como neve nos filmes (como na cena do campo de papoulas de "O Mágico de Oz"). Mas essa nova técnica tornou a filmagem muito mais fácil para Capra, em vez de ter que filmar a imagem e o áudio separadamente e dublar depois. Isso também rendeu a Russell Shearman e sua equipe um Prêmio Técnico e Científico especial no Oscar.

10. Em "Uma História de Natal', a língua de Flick foi, na verdade, aspirada por um aspirador escondido para parecer que estava grudada no mastro.

Flick com a língua grudada no poste
Flick com a língua grudada no poste

MGM/UA Entertainment Company / Metro-Goldwyn-Mayer

Scott Schwartz, que interpretou Flick, disse que os diretores do set, na verdade, colocaram um pedaço de plástico sobre o mastro para filmar essa cena: "Ele tinha um pequeno orifício com um tubo de sucção que ia para a neve — não dava para ver isso. Era um pequeno motor, como um pequeno aspirador de pó, [e] a abertura do buraco [no plástico] era mais ou menos do tamanho da sua unha do mindinho. Então, quando você coloca sua língua lá, ou dedo ou qualquer coisa, simplesmente fica preso."

Publicidade

11. Em "Um Herói de Brinquedo", toda a premissa do filme foi inspirada na febre das bonecas Cabbage Patch Kids da temporada de Natal de 1983, quando pais e mães literalmente brigavam nas lojas para conseguir essas bonecas para suas filhas.

Twentieth Century Fox / 1492 Pictures, History Channel / youtube.com

Em 1983, os pais e mães acampavam na porta das lojas para garantir uma boneca Cabbage Patch Kids para suas crianças no Natal. Quando as portas das lojas se abriam, os adultos entraram em brigas físicas pelas bonecas, e algumas pessoas foram até pisoteadas, resultando em ossos quebrados.

12. Em "As Férias da Minha Vida", o hotel de luxo em que a personagem de Queen Latifah se hospedou, chamado Grandhotel Pupp, é na verdade um hotel real na República Tcheca.

Georgia admirando o hotel e o teto
Georgia admirando o hotel e o teto

Paramount Pictures

Publicidade

13. Em "De Ilusão Também se Vive", as cenas do desfile foram filmadas no local durante a Parada do Dia de Ação de Graças da Macy's em 1946, o que significou que eles só tiveram uma manhã para filmar todas as cenas que precisavam para a abertura do filme.

20th Century Fox, 20th Century Fox

Maureen O'Hara escreveu em sua autobiografia que Edmund Gwenn, que ganhou um Oscar por interpretar Kris Kringle no filme, era o verdadeiro Papai Noel na Parada do Dia de Ação de Graças da Macy's de 1946 porque essa era a única maneira que eles tinham de conseguir as filmagens necessárias para o filme.

14. Em "O Grinch", Eddie Murphy e Jack Nicholson foram originalmente considerados para o papel princiapl, mas ele acabou indo para Jim Carrey.

Jim Carrey vestido de Grinch, Eddie Murphy num programa de TV e Jack Nicholson em uma cena de filme
Jim Carrey vestido de Grinch, Eddie Murphy num programa de TV e Jack Nicholson em uma cena de filme

Universal Pictures / NBC / Columbia Pictures

Publicidade

15. Em "Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York", Donald Trump disse que só daria à equipe de produção uma autorização para filmar no Plaza Hotel (que era seu na época) se ela o colocasse no filme.

Trump na cena do filme
Trump na cena do filme

20th Century Fox

Matt Damon revelou que isso era realmente muito comum: "O acordo era que, se você quisesse filmar em um de seus prédios, teria que dar um papel para ele. Martin Brest teve que escrever algo em "Perfume de Mulher" — e toda a equipe estava nisso. Você tem que perder uma hora do seu dia com um tiro certeiro: Donald Trump entra e Al Pacino diz, "Olá, Sr. Trump!" — você tinha que chamá-lo pelo nome —, e então ele sai. Você perde um pouco de tempo para conseguir a permissão e, então, pode cortar a cena. Mas acho que em "Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York" eles a deixaram."

16. "A Felicidade Não se Compra" foi um clássico no Natal filmado em pleno verão de 1946. Às vezes ficava tão quente que a produção literalmente precisava ser interrompida por alguns dias.

O elenco suado em algumas cenas do filme
O elenco suado em algumas cenas do filme

RKO Radio Pictures / Liberty Films

Eles filmaram em um clima de mais ou menos 32 graus Celsius, mas o problema era que os figurinos eram todos de inverno. Então, Frank Capra e o estúdio paravam tudo para que as pessoas pudessem se recuperar da exaustão pelo calor.

Publicidade

17. Em "Um Duende em Nova York", Will Ferrell, Jon Favreau e um cinegrafista correram por Nova Iorque no último dia de filmagens e interagiram com as pessoas na rua para filmar a montagem "Buddy discovers New York" (Buddy descobre Nova Iorque, em tradução livre). Então, não, essas pessoas não recebiam por aparecer — eram apenas nova-iorquinos aleatórios.

Buddy interagindo com nova-iorquinos aleatórios
Buddy interagindo com nova-iorquinos aleatórios

New Line Cinema

Em "Filmes Que Marcam Época: Natal", da Netflix, Greg Gardiner, diretor de fotografia de "Um Duende em Nova York", falou sobre a importância dessas filmagens aleatórias, pois elas adicionavam uma sensação de realidade ao filme.

Você pode assistir à cena completa aqui:

Publicidade

18. Em "Esqueceram de Mim", a foto da namorada de Buzz era uma foto do filho do diretor de arte usando uma peruca.

Foto da namorada do Buzz
Foto da namorada do Buzz

20th Century Fox

Devin Ratray, o ator que interpretou Buzz, contou que a garota na foto era o filho do diretor de arte do filme: "[Eles] decidiram que seria maldade colocar uma garota nesse papel de apenas ter uma aparência engraçada. O diretor de arte tinha um filho que estava mais do que disposto a se voluntariar para o papel. Eu acho que, se ele soubesse que isso se tornaria a comédia de maior bilheteria de todos os tempos, ele poderia ter mudado de ideia sobre isso."

19. E em "Simplesmente Amor", Emma Thompson usou um enchimento por baixo das roupas durante toda a produção.

Personagem de Emma Thompson chorando em uma imagem e com sua família na outra
Personagem de Emma Thompson chorando em uma imagem e com sua família na outra

Universal Pictures

Emma Thompson falou sobre isso há alguns anos, dizendo: "Ah, eu usei um enchimento para fazer 'Simplesmente Amor' — e eu sabia exatamente como interpretar esse papel [de uma esposa que encontrou evidências do que podia ser a infidelidade de seu marido]. Eu treinei bastante o choro em um quarto e depois ter que sair e parecer alegre, juntando os pedaços do meu coração e colocando-os em uma gaveta."

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Só quem ama comédias natalinas vai conseguir identificar estes filmes

Escrito por Matheus Saad • há 3 anos

Marque todos os filmes de Natal que você já viu e adivinharemos sua idade

Escrito por melaniemendez • há 3 anos

Quantos dos 59 melhores filmes de Natal de todos os tempos você já assistiu?

Escrito por Kayla Yandoli • há 3 anos

Todo mundo tem um filme de Natal que combina com o seu "look" de inverno — veja aqui o seu!

Escrito por Sukhman1 • há 4 anos

Publicidade

Veja também