19 coisas que você tinha medo de perguntar mas queria muito saber sobre o parto

Sim, muitas mulheres vomitam e fazem cocô durante o parto.

Muitas coisas acontecem na sala de parto. Mas para saber os fatos, o BuzzFeed conversou com Mary Jane Minkin, professora de ginecologia, obstetrícia e ciências da reprodução na Faculdade de Medicina de Yale (EUA). Leia e aprenda...

1. Você fará cocô.

MTV

"Preciso fazer cocô."

"Todo mundo faz cocô durante o parto. Se você não fizer cocô, você não está empurrando forte o suficiente – é isso que eu falo às minhas pacientes", disse Minkin. Além disso, quando chega a hora de empurrar o bebê para fora, você sente como se tivesse que fazer um cocô gigante. 💩

Publicidade

2. Você usará absorventes enormes após o parto.

surkaalpoet / Via instagram.com

O sangramento pós-parto é chamado de lóquio. Minkin disse que o lóquio é uma combinação de sangue e tecidos de onde a placenta ficava no útero. Ele começa vermelho e então tende a ficar claro. Algumas mulheres que amamentam também podem eliminar colostro, então elas também podem precisar de absorventes para os seios.

3. Pode rasgar lá embaixo: de lado a lado, para cima e até da vagina até o ânus.

ABC

Para evitar lacerações, às vezes uma massagem perineal é feita para melhorar a elasticidade do local e prevenir o problema. Minkin disse: "Durante o parto, a tendência atualmente — ou meio que uma regra entre os obstetras — é evitar uma episiotomia", disse Minkin. "Você deixa o tecido meio que se esticar sozinho e rasgar da forma natural que ele quiser."

Publicidade

4. Você pode precisar de uma sonda para ajudá-la a fazer xixi.

Paramount

"Preciso fazer xixi."

"Se você receber uma peridural, os músculos que permitem que você urine não se moverão. Então, algumas mulheres precisam de sondas se a peridural não tiver passado e sua bexiga estiver cheia", disse Minkin.

5. Seu bebê vai sair com uma cabeça de cone.

Paramount

"Sim, vai parecer muito com uma cabeça de cone como a de 'Saturday Night Live'. É por isso que eles colocam gorros neles, porque eles ficam mais bonitinhos. Geralmente passa dentro de alguns dias e a cabeça começa a ficar mais redonda", disse Minkin.

Publicidade

6. Muitas mulheres vomitam durante o parto.

ABC

"As mulheres podem vomitar quando estão cerca de 4 centímetros dilatadas e novamente com 8 centímetros de dilatação. É um refluxo. Se você estiver se sentindo nauseada e vomitando, é um sinal do trabalho de parto."

7. Depois que o bebê é retirado, a placenta vem logo atrás.

Minkin disse que o terceiro estágio do parto vem entre o momento em que o bebê vem ao mundo e a placenta sai. "Às vezes leva alguns minutos e às vezes demora 20 minutos. Nós geralmente massageamos a barriga para ajudar a placenta a se desprender." Minkin disse que massagear a barriga geralmente não dói.

Publicidade

8. Uma vez que seu colo de útero dilata 10 centímetros, você está pronta para empurrar.

Paramount

"Mas eu não posso evitar se eu tenho um fluxo pesado e uma vagina larga."

Obstetras usam os dedos para medir o quão dilatada você está.

9. Podem te perguntar se estudantes de medicina podem assistir ao parto.

CW

"Meu deus! Sério?"

"O motivo pelo qual eu encorajo minhas pacientes a permitirem que estudantes de medicina fiquem na sala é porque os estudantes não estão lá para se divertir — eles estão lá para aprender e ajudar", disse Minkin.

Publicidade

10. Sua vagina vai voltar ao tamanho normal após o parto.

Warner Bros.

"Em geral, pouquíssimas pessoas precisam de procedimentos para estreitar as coisas de novo. Algo que eu sempre recomendo são os exercícios de Kegel."

11. E seus quadris se alargam, sim... mas eles também voltam ao tamanho normal.

MTV

Os ossos púbicos de fato se separam durante a gravidez e o parto. De acordo com Minkin, os ovários produzem um hormônio chamado relaxina, que é responsável por ajudar as regiões entre os ossos a amolecer. No entanto, seus quadris se juntam novamente depois.

Publicidade

12. Alguns hospitais deixam que várias pessoas fiquem na sala durante o parto.

Universal

"Uma pessoa na sala era a regra nos anos 1970 e então começou a ser flexibilizada durante os anos 1980 e 1990", disse Minkin. "Minha preocupação é com o controle de infecções. Se você tiver 20 pessoas na sala, especialmente no meio do inverno, com resfriados e vírus, não acho que seja muito saudável. Mas há alguns lugares que deixarão entrar na sala quantas pessoas você quiser."

13. Sua barriga não fica plana automaticamente após o bebê sair.

Fox

"Leva em torno de seis semanas."

A maioria das pessoas usa roupas de gestante por semanas após o nascimento do bebê, já que demora um pouco para o útero encolher. De fato, Minkin disse que seu útero fica sob seu umbigo após o parto e gradualmente desce em cerca de seis semanas.

Publicidade

14. Sua vagina pode ficar seca enquanto você estiver amamentando.

Disney

"grita internamente"

De acordo com Minkin, a vagina pode ficar muito seca nas mulheres que amamentam devido à diminuição da produção de estrogênio pelo corpo, sendo o estrogênio o responsável pela lubrificação vaginal. Segunda ela, muitas mulheres que amamentam precisam de lubrificação extra neste período.

15. Você já pode transar após duas ou três semanas depois do parto.

Netflix

"Se não houver muitas lacerações ou uma episiotomia, as mulheres podem ficar razoavelmente confortáveis para voltar a transar", disse Minkin. Mas cuidado, porque um erro muito comum é pensar que você não pode engravidar durante o período de amamentação. Minkin adverte: "Amamentar de fato diminui a fertilidade, mas certamente não é um anticoncepcional. Você definitivamente precisa usar anticoncepcionais ao voltar a transar."

Publicidade

16. É improvável que você fique paralisada por causa de uma peridural.

A&E

"Nunca fiquei tão assustada em minha vida."

Minkin disse que isso é altamente improvável. "Eu trabalho com isso há cerca de 46 anos e nunca soube de ninguém que ficou paralisado por uma peridural. Você ficará dormente da cintura para baixo até que o efeito do medicamento passe. Ocasionalmente, durante uma peridural, você pode cortar a membrana ao redor do canal espinhal e isso pode causar vazamento de fluído espinhal, o que é tratável, mas causa enxaqueca."

17. O parto parecerá a pior dor que você já teve na vida.

NBC


"Tudo dói e eu estou morrendo."

Vai doer. MUITO.

Minkin disse: "Se é a pior dor que você já teve na vida, então você provavelmente está em trabalho de parto."

Publicidade

18. Colostro pode sair de seus mamilos.

CBS

"O que é isso?"

Colostro é o que sai antes do leite. Minkin disse: "O leite mesmo demora alguns dias para sair. Você terá uma conversa de aconselhamento sobre amamentação na maioria dos hospitais."

19. Você pode colocar um DIU logo após o parto.

"Há alguns protocolos agora que permitem que as pessoas coloquem um DIU imediatamente", disse Minkin. Alguns obstetras, no entanto, recomendam esperar. Se você quer colocar um DIU imediatamente após o parto, discuta suas opções com seu médico.

Publicidade

Leia também:

Estas lindas fotos de parto foram escolhidas como as melhores de 2017

Publicidade

24 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também