19 cidades que cancelaram o Carnaval 2015 por causa da crise da água

Maioria dos municípios fica em SP e MG. De acordo com a Agência Nacional de Águas, a crise hídrica afeta pelo menos 40 milhões de pessoas em todo o Brasil.

1. Araras (SP) - oficializou o cancelamento do carnaval no fim de janeiro; a população da cidade está em rodízio desde outubro.

2. Cordeirópolis (SP) - decretou estado de calamidade pública desde junho de 2014 por causa da falta de água e temia não conseguir suprir a demanda de visitantes.

3. Catanduva (SP) - a prefeitura preferiu cancelar a festa e investir os recursos no combate à dengue, que tem a crise hídrica como um dos principais fatores para o aumento da doença, segundo o próprio ministro da Saúde. Cerca de R$ 1,5 milhão serão economizados.

Divulgação / Prefeitura de Araras

Carnaval de 2014 em Araras (SP)

Publicidade

4. Penápolis (SP) - cancelou o evento que a cidade chama de Carnaval Popular para, assim como Catanduva, priorizar o combate à dengue.

5. Orlândia (SP) - com o cancelamento do carnaval, a cidade economiza verba de R$ 300 mil, que serão investidos na compra de um reservatório de água.

6. Estiva Gerbi (SP) - a cidade, que vem sofrendo desde o ano passado com cortes de água no abastecimento, cancelou o carnaval para economizar.

Cidade de Orlândia, em São Paulo

Publicidade

7. Monte Alegre do Sul (SP) - prefeitura do município teve receio de superlotação da cidade e consequente sobrecarga no sistema hídrico da região.

8. Nova Odessa (SP) - a cidade usou como argumento para cancelamento a média baixa de chuvas nos últimos meses e a incapacidade de suprir a demanda de turistas por água.

9. Santa Bárbara (SP) - suspendeu o carnaval por causa de crise econômica na cidade, agravada pela falta de água.

Osnei Réstio / Prefeitura Nova Odessa

Sede da prefeitura em Nova Odessa (SP)

Publicidade

10. Itapecerica (MG) - falta água em regiões da cidade por até três dias na semana. A cidade seguiu a recomendação do Ministério Público e cancelou o evento. No ano passado, a cidade recebeu cerca de 20 mil turistas.

11. Itaguara (MG) - prefeitura do município diz que Itaguara não terá carnaval pois a cidade passa pela "mais grave crise hídrica da história".

12. Oliveira (MG) - comunicado oficial da prefeitura diz que "o cancelamento [do carnaval] se justifica, especialmente, pelas dificuldades no abastecimento de água" e lembra que o município já passa por racionamento em algumas regiões.

Divulgação / Prefeitura de Itapecerica

Carnaval em Itapecerica, em Minas Gerais

Publicidade

13. São Gonçalo do Pará (MG) - a prefeitura preferiu cancelar o evento por causa a crise hídrica. Durante o carnaval de 2014, faltou água na cidade no período do Carnaval.

14. Carmópolis de Minas (MG) - nota no site da prefeitura diz que "além dos problemas com a aglomeração de foliões, o município está se precavendo de possíveis racionamentos ou falta de água como os vivenciados por vários municípios, devido ao baixo volume de chuvas".

15. Carmo da Mata (MG) - segundo a prefeitura, a "festividade poderia gerar
um consumo muito elevado de água e, consequentemente, prejudicar o abastecimento da cidade"
.

Antônio Carlos Lima

Festa na praça JK em São Gonçalo do Pará (MG)

Publicidade

16. São Francisco de Paula (MG) - cancelado, segundo nota publicada no site da prefeitura, por questões de segurança pública e 'para que não haja comprometimento no abastecimento de água da cidade".

17. Itabira (MG) - os reservatórios da cidade estão capacidade mínima e já utilizando o volume morto. Os habitantes estão em racionamento desde setembro.

18. Passatempo (MG) - em nota oficial no Facebook da prefeitura, o motivo de cancelamento do carnaval é a "provável falta de água que poderia ocorrer nas festividades". A situação hídrica no município está em sinal de alerta e a cidade, que não possui represa, poderia sofrer um colapso no abastecimento durante o carnaval.

19. Campina Verde (MG) - a juíza Eleusa Gomes concedeu uma liminar proibindo a festa na cidade. No carnaval, segundo ela, "pessoas enchem caminhonetes de água para se refrescarem". A juíza disse ainda que "há a necessidade de gastos com inúmeros caminhões de água para lavarem as ruas em todas as manhãs de carnaval".

Você sabe de alguma cidade que cancelou o carnaval por causa da crise da água? Conte pra gente nos comentários.

Publicidade

Veja também