18 segredos de quem trabalhou na Abercrombie & Fitch durante os anos 2000

"Por 'questões legais', ninguém podia usar preto."

Recentemente, perguntamos aos ex-funcionários da Abercrombie & Fitch da Comunidade BuzzFeed como era trabalhar na loja mais perfumada no início dos anos 2000. Aqui estão algumas das contribuições mais reveladoras que recebemos...

Getty Images

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: sem dúvida não podemos confirmar 100% destas histórias, mas estas pessoas aparentemente estão contando suas próprias experiências como supostos ex-funcionários.

1. "Trabalhei como 'modelo' — como chamavam seus colaboradores de vendas — dobrando roupas na frente da loja, e era minha função cumprimentar as pessoas que entravam. A única coisa que eu podia falar era 'E aí, beleza?' porque acho que parecia mais 'legal e descontraído' ou sei lá. Meu gerente literalmente gritou comigo uma vez por sair do roteiro e dizer, 'Olá, bem-vindo à Abercrombie'."

shermans

Publicidade

2. "Tínhamos um cartaz no fundo da loja com fotos do que era permitido vestir. Uma vez, eu usei os sapatos errados e me mandaram voltar pra casa para trocar ou então trabalhar no caixa e ficar descalço atrás do balcão."

jakesandlin

3. "Tinha uma pessoa cuja tarefa era apenas borrifar perfume em cada peça de roupa A CADA. 30. MINUTOS."

queenelsa217

Publicidade

MTV / giphy.com

4. "Durante a orientação, nos diziam para não interagir com os clientes. Nosso trabalho era 'dobrar camisetas e ficar bem nas roupas'."

nathanielj5

Publicidade

5. "Os homens tinham que usar a calça jeans um número maior na cintura para que pudessem ver a linha da cueca e o logotipo. Nossas camisas também tinham que ser um número menor para que ficassem justas no peito/braços, assim poderiam ver nossos músculos. Ah, e tínhamos que usar cintos super grandes para ficarem pendurados na frente, como um pênis."

jraatz3

Foto de um modelo na loja com uma calça larga e sem camisa
Foto de um modelo na loja com uma calça larga e sem camisa

Carley Margolis / FilmMagic for Paul Wilmot Communications / Getty Images

Publicidade

6. "Sou loira natural e apareci para trabalhar com a 'maquiagem natural' que eles exigiam. Mas estava usando rímel preto e meu gerente me disse: 'Você tem cabelo loiro, então nunca teria naturalmente cílios pretos. Vá ao banheiro e tire o rímel'. Não é preciso dizer que não fiquei no emprego por muito tempo depois daquilo."

volcanna

7. "Os rapazes tinham que ter a barba feita. Se você viesse com a barba por fazer, tinha um barbeador velho e enferrujado no banheiro que podia usar para se barbear, caso contrário, não teria permissão para trabalhar."

holdenl2

Publicidade

8. "Nunca podíamos usar itens em promoção na loja, e a maior parte do meu salário era gasto comprando roupas novas."

nathanielj5

Foto da loja
Foto da loja

Mario Tama / Getty Images

Publicidade

9. "Não era permitido que você tivesse mais de um furo na orelha, e só podia usar esmalte clarinho."

jessiemoskovitzp

10. "Ninguém podia usar as palavras 'atraente' ou 'bonito' para descrever o visual Abercrombie ideal (mesmo que isso fosse claramente o que eles estavam querendo). Em vez disso, os gerente diziam: "Queremos que nossos funcionários tenham um 'visual natural' legal."

izzieex

Publicidade

11. "Estava sempre frio dentro da loja, então eu entrava e colocava um dos moletons das prateleiras, usava durante todo o meu turno e depois o colocava de volta. Não valia a pena gastar o dinheiro!"

ambern4dc7ddcc0

Foto dos moletons dobrados
Foto dos moletons dobrados

Tim Boyle / Getty Images

Publicidade

12. "Só podíamos vestir branco, cinza e azul-marinho, e no período do Natal, era um luxo usar xadrez vermelho."

jraatz3

13. "Nossa loja tinha literalmente borrifadores de perfume montados no teto que eram programados para disparar de acordo com o temporizador. Toda vez que tinha que dobrar roupas perto deles, saía me sentindo enjoado e com tontura."

justtwobrothers

Publicidade

14. "Apenas pessoas que foram pessoalmente convidadas por alguém da gerência podiam se candidatar a um emprego nas lojas. Para isso, os gerentes distribuíam senhas e só quem tinha uma conseguia acessar o sistema e enviar um currículo."

shanko1324

Foto de modelos da loja carregando duas mulheres
Foto de modelos da loja carregando duas mulheres

Hannes Magerstaedt / Getty Images

Publicidade

15. "Por 'questões legais', você não podia usar preto. Podia usar azul super escuro que parecia preto, mas não preto."

karismaw

16. "Você recebia 50% de desconto em sua primeira compra (para permitir que comprasse as roupas que iria trabalhar) e depois 30% de desconto para todas as outras compras. Lembro de um monte de funcionários sendo contratados, comprando uma quantidade enorme de 'vales-presente' (e recebendo 30% de desconto) e depois se demitindo. A rotatividade era enorme."

ambern4dc7ddcc0

Publicidade

Showtime / giphy.com

17. "Lembro que uma vez uma garota veio falar comigo e perguntou se estávamos contratando. Nós estávamos, mas, de alguma forma, um gerente ouviu e me disse pelo fone de ouvido para dizer a ela que não estávamos. O gerente disse que ela não tinha a 'aparência certa'."

nancyl4f19853e7

Publicidade

18. "Cortei meu cabelo em um estilo afro curto, e, no dia seguinte quando fui trabalhar, meu gerente me disse imediatamente para voltar para casa pois meu cabelo não correspondia mais aos estilos aprovados no guia de visual da empresa. Ele me mostrou os estilos aprovados — todos os que obviamente eu não conseguia replicar com um afro enrolado de 2,5 cm. Ficou muito claro que quando meu cabelo era quimicamente alisado, ele era aprovado, mas quando permiti que meu cabelo crescesse naturalmente, se tornou um problema. Como uma jovem negra, dói pensar que meu visual natural não era 'aceitável'. Eles basicamente se recusaram a me colocar na escala até que eu fizesse meu cabelo parecer com o cabelo de uma pessoa branca novamente, então simplesmente nunca mais apareci."

karismaw

Foto da loja com um painel gigante de um casal de brancos
Foto da loja com um painel gigante de um casal de brancos

Tim Boyle / Getty Images

Publicidade

As respostas foram editadas por questões de espaço e/ou clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

Os executivos do "The Ellen Show" prometem mudanças após acusações de má conduta, mas os funcionários continuam céticos

Escrito por Krystie Lee Yandoli • há 4 anos

Loja Choix demite funcionário que acusou injustamente jovens negros de roubo

Escrito por Aline Ramos • há 6 anos

Seis funcionários do eBay foram acusados de aterrorizar um casal que criticou a empresa

Escrito por Salvador Hernandez • há 4 anos

Veja também