18 celebridades que falaram abertamente sobre terem feito abortos

"Meu corpo, minhas regras, minha vida."

BuzzShe

Recentemente, uma lei que proíbe o aborto após 6 semanas de gravidez entrou em vigor no Texas (EUA) depois da Suprema Corte não tomar nenhuma ação para evitar que isso ocorresse.

Saul Loeb / AFP via Getty Images

As seguintes hashtags ficaram em alta nos Assuntos do Momento do Twitter: #HandmaidsTale (série baseada em um romance sobre uma sociedade totalitária que trata o corpo feminino como propriedade cuja mera função é a reprodução) e #Texas, o que fez com que muitas mulheres expressassem suas opiniões sobre a maneira como são tratadas.

Algumas das principais vozes na defesa do aborto são celebridades que estão dispostas a compartilhar suas próprias histórias e experiências. Aqui estão algumas das mulheres que se manifestaram contra as leis anti-aborto e que continuam a pressionar as autoridades que tentam anular os direitos adquiridos após o caso Roe vs. Wade:

Publicidade

1. Stevie Nicks

Charlotte Observer / TNS

Logo após a morte de Ruth Bader Ginsburg, a cantora Stevie Nicks se abriu em entrevista, falando sobre como o aborto devia ter sido "a luta da sua geração".

Ela também revelou ter decidido fazer um aborto em 1979, quando a banda Fleetwood Mac estava no auge do sucesso. "Se eu não tivesse feito o aborto, tenho certeza de que a banda não existiria. Eu não teria como ter um filho naquela época, trabalhando como sempre trabalhávamos. Eu também usava muita droga... Teria que me afastar. E eu sabia que a música que nós fazíamos curaria e faria muita gente feliz. Pensei: 'Quer saber? Isso é muito importante. Não existe outra banda no mundo com duas mulheres vocalistas e compositoras. Essa era a minha missão no mundo'."

2. Keke Palmer

Keke in a feathered off-the-shoulder gown at the 2019 Gotham Awards
Keke in a feathered off-the-shoulder gown at the 2019 Gotham Awards

Theo Wargo / Getty Images for IFP

Em 2019, o estado do Alabama (EUA) proibiu todos os abortos, com exceção de quando a saúde da mãe estivesse em risco, o que inspirou Keke Palmer e milhares de outras mulheres a compartilharem suas histórias com a hashtag #YouKnowMe (#VocêMeConhece, em tradução literal).

"Estou arrasada com as notícias do Alabama. Sinto que os direitos das mulheres estão retrocedendo. A liberdade individual está acabando. Estou muito confusa com o mundo e com todas essas leis #YouKnowMe", escreveu a atriz.

Publicidade

3. Busy Philipps

E! Entertainment / NBCU Photo Bank / NBCUniversal via Getty Images

Em um episódio do seu programa de televisão, "Busy Tonight", a atriz refletiu sobre uma lei dura contra o aborto que entrou em vigor na Georgia (EUA) e compartilhou: "Fiz um aborto aos 15 anos. Estou contando isso para vocês agora porque estou com medo, de verdade, pelas meninas e mulheres do país".

4. Laura Prepon

Laura at a Orange Is the New Black event with her hand on her hip
Laura at a Orange Is the New Black event with her hand on her hip

Taylor Hill / FilmMagic,

Durante uma gravidez, a atriz de "Orange Is the New Black" fez uma ultrassonografia e foi informada de que o feto tinha higroma cístico, que é o acúmulo de líquido linfático anormal no sistema linfático.

"O especialista neonatal nos disse que o cérebro e os ossos não estavam crescendo", revelou a atriz. "Nos disseram que a gravidez não se completaria e que meu corpo ficaria em risco se decidisse continuá-la... Tivemos que interromper a gravidez".

Publicidade

5. Nicki Minaj

Nicki at the Met Gala
Nicki at the Met Gala

Jamie Mccarthy / Getty Images

Em uma entrevista, Nicki Minaj revelou que "achou que fosse morrer" quando descobriu que estava grávida na adolescência. O aborto foi "a coisa mais difícil que tive que fazer", afirmou a artista. "Isso me atormentou a vida inteira. Seria contraditório eu dizer que não sou a favor do aborto. Não estava pronta. Não tinha nada a oferecer para uma criança".

6. Alyssa Milano

Rodin Eckenroth / WireImage

No seu podcast, "Alyssa Milano: Sorry Not Sorry", a atriz compartilhou que fez dois abortos há mais de 25 anos. "Sabia que, na época, eu não estava pronta para ser mãe, então tive que optar pelo aborto", afirmou. "Não foi uma escolha fácil. Não era algo que eu queria, mas foi algo que eu precisei fazer, como a maior parte dos procedimentos que fazemos para nossa saúde".

Publicidade

7. Whoopi Goldberg

Mondadori Portfolio / Mondadori Portfolio via Getty Images

Em um ensaio escrito para o livro de Angela Bonavoglia, "The Choices We Made" (em tradução literal, "As Escolhas Que Fizemos"), Whoopi Goldberg escreve: "Descobri que estava grávida aos 14 anos. Não menstruei. Não falei com ninguém. Entrei em pânico. Fiz banhos de assento quentes. Bebi misturas estranhas indicadas por outras meninas: uísque com um pouco de cloro, álcool e bicarbonato de sódio (o que deveria ter ajudado a não estragar meu estômago) e um tipo de creme. Tinha que misturar tudo. Fiquei muito doente. Naquele momento, tive mais medo de ter que explicar o que havia de errado comigo do que usar um cabide, que foi o que fiz".

8. Chelsea Handler

Chelsea interviewing a guest on her late-night talk show
Chelsea interviewing a guest on her late-night talk show

Cbs Photo Archive / CBS via Getty Images

Em um artigo, Chelsea Handler revelou que fez dois abortos quando estava em um relacionamento aos 16 anos. "Como milhões de mulheres, eu pude viver minha vida sem ter um filho não planejado graças ao caso Roe vs. Wade", afirmou. "É enfurecedor ouvir falsas promessas de políticos contra essa lei que nos protegeu por mais de 40 anos".

Publicidade

9. Gloria Steinem

Gloria holding her fist up as she sits during an interview
Gloria holding her fist up as she sits during an interview

Rachel Murray / Getty Images for Visionary Women

A ativista Gloria Steinem engravidou aos 22 anos, antes do aborto ser legal, e compartilhou que usou vários métodos perigosos para interromper a gravidez.

"Eu fiz várias coisas bobas para abortar, tipo andar a cavalo e me jogar da escada", afirmou em uma entrevista. "Sou a pessoa menos corajosa que você pode imaginar, fisicamente falando... Mas estava desesperada de verdade. Sabia que se me casasse, algo que seria obrigada a fazer, seria com a pessoa errada, e viveria uma vida que não era a minha".

10. Margaret Cho

Margaret smiling as she sits on a couch
Margaret smiling as she sits on a couch

E! Entertainment / NBCU Photo Bank / NBCUniversal via Getty Images

A comediante Margaret Cho falou abertamente em suas apresentações de standup sobre ter abortado. "Eu abortei e quero falar sobre isso", ela disse uma vez. "Não me importo com o que você acha sobre o tema, só acho que todas as mulheres deveriam falar sobre isso".

Publicidade

11. Naya Rivera

Naya smiling during an interview
Naya smiling during an interview

Bravo / NBCU Photo Bank / NBCUniversal via Getty Images

Em um ensaio, a falecida atriz de "Glee" discutiu sobre os motivos por querer compartilhar a história do seu aborto no memorial "Sorry Not Sorry: Dreams, Mistakes and Growing Up" (em tradução literal, 'Lamento, mas não lamento: Sonhos, Erros e Crescimento").

"Sabia que, ao compartilhar minha história, seria julgada por minha decisão. Mas quis que outras mulheres que passaram pela mesma dificuldade soubessem que não estão sozinhas", escreve.

12. Tess Holliday

Depois do estado do Alabama (EUA) implementar uma decisão estrita contra abortos, a modelo Tess Holiday compartilhou um relato no Instagram:

"Eu sou do Mississipi, moro na Califórnia, sou casada, tenho dois filhos e fiz um aborto. Se ainda morasse no sul, talvez não pudesse ter feito o procedimento que eu queria e precisava. Minha saúde mental não aguentaria engravidar de novo, então tomei a melhor decisão PARA MIM e para minha família. Não foi 'a saída mais fácil', foi terrível em muitos níveis, mas necessário. Se me arrependo ou questiono minha decisão? Nunca."

Publicidade

13. Lil' Kim

Lil Kim waving to paparazzi
Lil Kim waving to paparazzi

Rich Fury / Getty Images,,

Em uma entrevista, Lil' Kim compartilhou que a música "Hold On" é sobre sua experiência com um aborto.

"A maior parte das coisas sobre as quais falo [na minha música] é verdade... Falo sobre a dor de estar grávida e fazer um aborto", afirmou. "Falo sobre coisas que mulheres enfrentaram e acham que eu não enfrentei".

14. April Love Geary

Em um post do Instagram em que posou de barriga de fora, April escreveu: "Esse é o MEU corpo depois de fazer um aborto em 2014, perder um bebê em 2017 e ter dois filhos, um em 2018 e outro em 2019. Sou grata por poder tomar decisões a respeito do MEU corpo sem enfrentar nenhum tipo de punição. É assustador pensar que mulheres não podem optar pelo procedimento, caso seja algo necessário ou desejado".

Instagram: @aprillovegeary / Via Instagram: @aprillovegeary

Publicidade

15. Minka Kelly

Leon Bennett / Getty Images

Após a sanção da lei contra o aborto mais estrita do país no Alabama, Minka Kelly compartilhou uma foto dos 25 senadores que votaram a favor do projeto, juntamente com a mensagem: "Quando eu era mais jovem, fiz um aborto. Foi a decisão mais inteligente que eu poderia ter tomado, não só por mim e pelo menos namorado da época, mas pelo feto. Um bebê nascer com dois pais jovens demais e mal preparados, sem condições ou ajuda da família, teria feito uma criança nascer num mundo desnecessário de dificuldade. Isso só teria perpetuado o ciclo da pobreza, caos e disfuncionalidade no qual nasci".

16. Sherri Shepherd

Rodin Eckenroth / FilmMagic

Ao debater sobre o tema com as outras apresentadoras do "The View", Sherri Shepherd revelou: "Falo como uma garota que fez muitos abortos. Se tivessem me mostrado um feto, provavelmente eu teria desistido, mas teria colocado meu filho em muitas situações ruins, pois não tinha a capacidade mental para isso".

Publicidade

17. Rose McGowan

Ian West - Pa Images / PA Images via Getty Images

Quando um usuário do Twitter compartilhou a estatística de que uma em cada quatro mulheres fará um aborto até os 45 anos, Rose McGowan compartilhou: "Fiz um aborto e apoio essa mensagem. Não tenho vergonha, e você também não precisa ter. O fato de 60% dessas mulheres que fazem abortos já serem mães diz muito. Elas entendem mais do que ninguém. Percebi que não conseguiria colocar uma criança no mundo e, ao mesmo tempo, mudar o mundo. Não me arrependo da decisão, que não foi nada fácil. Se você é contra o aborto, não faça um. Meu corpo, minhas regras, minha vida".

18. Hannah Gadsby

Hannah Gadsby
Hannah Gadsby

Don Arnold / WireImage

Em uma entrevista, Hannah refletiu sobre a mudança das leis contra o aborto no Alabama e disse que fez um aborto após ser estuprada.

"Se eu estivesse lá, com essas leis e com esses políticos, naquela época da vida, eu estaria morta. Simples assim", afirmou. "Fui violentada, estuprada e fiquei muito, muito vulnerável. Como poderia criar um filho? Teria acabado morta. Isso é ser a favor da vida? Você não pode proibir mulheres de fazerem aborto e não fornecer infraestrutura alguma para ajudá-las".

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também