17 mulheres contam como conseguiram aumentos ou promoções no trabalho

Seis letras para você: A-R-R-A-S-A!

Perguntamos às mulheres do BuzzFeed Community como elas conseguiram 👏 aquele 👏 aumento 👏 ou 👏 promoção 👏 no trabalho. Aqui estão algumas de suas experiências e dicas:

1. Sempre dê o máximo no seu trabalho. Seus superiores *vão* perceber isso e você será a primeira pessoa em quem eles vão pensar quando abrir uma nova vaga.

Imagine Television Lee Daniels Entertainment / 20th Century Fox

"Eu já trabalhava neste restaurante há anos e, quando cheguei à idade legal para servir bebidas alcoólicas [21 anos nos EUA], levei isso muito a sério — eu memorizava os vinhos em destaque, as cervejas que mais saíam e os drinques especiais e tentava fazer todos os meus clientes saírem com um sorriso no rosto. Eventualmente, o dono contratou uma nova gerente, que mais tarde anunciou que administraria uma nova filial do restaurante. Eu não conhecia muito bem essa nova gerente, mas ela viu como eu fui bem no treinamento dos novos garçons que havia contratado. Eu mencionei o fato de ela precisar de uma gerente assistente, e que eu adoraria aprender mais e ser útil. Depois de conversar com o dono, eles concordaram em me dar o cargo!" — Alana M.

Publicidade

2. Use reuniões menos formais ("check-in" com a chefia) para discutir possíveis aumentos, especialmente se você assumiu novas responsabilidades. Venha preparada sabendo o salário que gostaria e por que merece esse aumento.

Deedle-Dee Productions / NBC

"Quando novas responsabilidades foram adicionadas ao meu trabalho, procurei saber o que as pessoas da empresa em cargos semelhantes estavam ganhando. Eu tenho uma reunião com minha chefe toda semana, e pedi o aumento durante essa reunião. Expliquei que a forma como divido minhas horas de trabalho havia mudado devido às minhas novas responsabilidades, e como meu dia se assemelhava mais com o de pessoas em cargos mais altos. Então eu disse: 'E com isso em mente, quero saber se você pode fazer a minha compensação corresponder com essas novas tarefas.' Ela foi muito realista e perguntou quanto eu ganhava e quanto eu estava querendo ganhar. Eu tinha um número em mente e o disse de forma confiante. Ela disse que daria uma olhada no orçamento e me daria uma resposta. Três dias depois, ela disse que me daria o aumento. Na verdade, foi supersimples no fim das contas." — jzarza

3. Se você quer aquela promoção, tem que expressar esse desejo! Por mais óbvio que isso seja na sua cabeça, pode não ser tão óbvio para outras pessoas — então não há nada errado em ser direta.

ABC Studios

"Deveríamos pedir um aumento."

"Uma das minhas colegas (que tinha o mesmo cargo e função que eu) deixou a empresa, e minha chefe quis substituí-la por alguém mais jovem e com menos experiência. Eu tomei isso como uma oportunidade para pedir para ser promovida, então eu poderia assumir o papel de treinamento da nova funcionária e minha chefe não teria que fazer isso. Eu esperava ter apenas a nova funcionária como minha subordinada, mas agora, seis meses depois, tenho quatro subordinados diretos! O engraçado é que minha chefe queria me promover para um cargo de gerente, mas ela não tinha certeza se era isso que eu queria, porque eu sempre tive muito medo de expressar meu desejo. Assim que eu disse a ela que isso era o que eu queria, ela aceitou! As pessoas não são capazes de ler mentes. Se você deseja alguma coisa, tem que chegar e dizer! Mesmo que você não receba a promoção de imediato, pelo menos sua chefe saberá o que você quer." — Jaymie M.

Publicidade

4. Simplesmente peça, especialmente se o clima já estiver bom — ou seja, depois de uma avaliação positiva do seu desempenho pela chefia. Uma cereja do bolo, podemos dizer.

Lucasfilm

"Minhas negociações não vão fracassar."

"Eu fui à minha avaliação de desempenho pensando que, se tudo corresse bem, pediria um aumento no final. Ou seja, já fui com o seguinte discurso em mente: 'Em virtude do que conversamos aqui hoje, acho que meu desempenho demonstra o meu valor para a empresa, e eu gostaria de discutir a possibilidade de um aumento.' Estudos mostram que as mulheres raramente pedem aumentos, então, se você fizer isso, sua chefe perceberá seu valor e provavelmente dirá sim." — Elise G.

5. Não precisa nem ser uma conversa oficial do tipo "Posso receber um aumento?" — fale sempre que o momento permitir!

Deedle-Dee Productions / NBC

"Eu saí para almoçar com meu novo chefe e o chefe dele (Gary). Nós estávamos tendo uma conversa normal quando mencionei que estava economizando para comprar uma casa. Gary então perguntou descaradamente quanto eu tinha na poupança e, apesar de eu achar que isso era muito pessoal, contei a ele. Ele fez algumas observações dizendo que isso não era suficiente, e eu não sei o que deu em mim (porque sou bastante tímida, especialmente quando estou com superiores), mas respondi: 'Bem, minha avaliação anual está chegando e eu tenho gerenciado duas lojas para vocês', e pisquei. E funcionou. Eu disse a ele o meu salário-base e ele me deu um aumento de 13%." — Leah K.

Publicidade

6. Encontre uma colega que tenha o mesmo objetivo que você — pedir um aumento é difícil e ter alguém para te apoiar é importante, especialmente quando isso fortalece seu próprio argumento/ponto de vista.

Al Roker Entertainment / TLC

"Depois de receber uma avaliação de desempenho excepcional, pediram a outra colega de trabalho e eu que concluíssemos um projeto imenso em um prazo curtíssimo. Então, como equipe, fomos até o nosso chefe e expusemos nossos pontos de vista: ambas estávamos lidando com mais trabalho (tanto em termos de quantidade quanto de qualidade), respondendo por melhorias de processos dentro do nosso escritório e sendo encarregadas de treinar outras pessoas. Abordamos a situação com detalhes e lógica, com a certeza de que entramos naquela sala pensando em qualquer argumento possível contra o que estávamos apresentando; no fim das contas, trabalhamos como equipe e confiamos uma na outra para alcançar nosso objetivo mútuo. Foi ótimo ter uma espécie de porto seguro, mas também foi muito bom saber que meus sentimentos eram válidos, porque ela também estava se sentindo da mesma maneira. — Claire Chamberlain

7. Quando alguém novo (e, com sorte, mais compreensivo) entrar em um cargo gerencial, agarre essa oportunidade.

Warner Bros. Television

"Tão bom ver uma mulher nesse cargo."

"No meu emprego anterior, muitos anos atrás, fui contratada com um salário muito baixo. O presidente do campus e o diretor de admissões me tratavam como se eu trabalhasse para a recepção. Eu fazia todo o trabalho no campus, incluindo relatórios corporativos, admissões e divulgação na comunidade. Quando uma nova presidente do campus mulher chegou, ela agendou sessões de 15 minutos com todos os funcionários. Minha sessão durou uma hora e meia, e eu disse a ela o que precisava ser corrigido, mostrei a descrição do meu trabalho em comparação com o que eu realmente fazia e ela viu o meu valor e até onde eu estava indo. Um mês depois, recebi um aumento e um novo cargo, juntamente com oportunidades de treinamento com ela e o reitor. Antes de ela sair da empresa, ela me deu outro aumento. Ela foi e ainda é minha heroína!" — Amanda L.

Publicidade

8. Faça seu dever de casa e procure dados numéricos para tornar seu ponto de vista ainda mais forte.

World of Wonder / VH1

"No meu relatório anual, eu disse ao meu chefe que aumentei os pedidos da empresa em X e sabia dos nossos números, então eu estava certa de que meu trabalho tinha valido a pena. Ele ficou impressionado, me deu um grande aumento e disse que eu estava pronta para uma promoção. Basicamente, esteja preparada. Se você tem acesso a dados, faça seu dever de casa, seja confiante e solte a voz." — aintnobodygottimefodat

9. Se você assumiu mais responsabilidades desde que foi contratada, isso é motivo mais do que suficiente para colocar essas cartas na mesa e pedir uma compensação adequada.

Lee Daniels Entertainment / Fox

"Me mostre o dinheiro."

"Para a minha segunda autoavaliação no meu primeiro emprego, levantei a lista das tarefas pelas quais eu tinha sido contratada e a lista (significativamente maior) das tarefas que eu estava fazendo naquele momento, dois anos depois da efetivação. Eu apresentei as duas listas lado a lado como evidência do meu crescimento e pedi uma mudança de cargo e um aumento de 15%. Eu pensei que eles fariam uma contraproposta com um aumento percentual menor, mas não. Eles me deram tudo o que pedi." — Emma S.

Publicidade

10. Em vez de sentir como se estivesse pedindo um grande favor, encare a situação como se você fosse a única capaz de ajudar a resolver um problema existente — de forma educada, é claro.

TriStar Pictures

"Me ajude... se ajude."

"Eu encarei isso como uma maneira de resolver o problema do meu chefe. Eu queria mudar para um departamento diferente, que estava perdendo muitos trabalhadores, e para isso pedi uma promoção e um aumento. Eu disse ao meu chefe: 'Bem, você precisa de alguém bom e confiável, e eu sou as duas coisas. Você teria uma trabalhadora para quem não precisaria ligar toda semana, que não sairia cedo do trabalho e que faria o trabalho.' Ele concordou e me promoveu. O principal foi encarar isso como 'eu posso resolver o SEU problema', em vez de encarar como algo em meu benefício, embora obviamente fosse." — thetasigma

11. Cante uma música na sua cabeça que faça você se sentir dez vezes maior e mais confiante:

20th Century Fox

"Eu cantava 'I Have Confidence', de The Sound of Music, na minha cabeça a caminho do escritório do meu chefe. De alguma forma, isso sempre me faz acreditar em mim mesma. :)" — j40bc958f1

Publicidade

12. Quando alguém tão qualificado quanto você — especialmente um homem — é promovido e você não, aponte isso de maneira profissional, argumente seu ponto de vista e seja paciente.

Much Digital Studios

"Eu sou totalmente qualificada."

"Sou engenheira e fui contratada logo após a graduação, juntamente com outro recém-graduado, que era homem. Dois anos e meio depois, ele recebeu uma promoção de adjunto para engenheiro integral. Eu não recebi nada. Mesmo nós dois fazendo o mesmo trabalho com a mesma qualidade. Então eu fui até o meu chefe e disse: 'Eu notei que o Jim* (mudei o nome dele) conseguiu uma promoção. Ele definitivamente mereceu, mas acredito que sou igualmente qualificada.' Meu chefe prometeu que me colocaria em fase de aprovação e alguns meses depois eu consegui minha promoção." — Annie Beth

13. É só pedir! Nem sempre é um processo extenso. Seja direta e saiba o seu valor.

Broadway Video / NBC

"Só peça!"

"Eu trabalhava no McDonald's e descobri que os novos funcionários estavam ganhando exatamente o meu salário. Certo dia, depois de um turno muito estressante, quando recebi mais responsabilidade do que implicava o meu cargo, fui até minha gerente favorita e disse a ela que eu merecia ganhar mais pelas responsabilidades que me foram repassadas, e que não era justo que pessoas sem treinamento recebessem o mesmo salário que eu. Eu também disse que não planejava sair e só queria receber o valor que eu merecia. Menos de uma semana depois, meu gerente geral veio até mim e me deu um aumento." — Stella J.

Publicidade

14. A diferença salarial entre homens e mulheres é real, mas você vai superá-la com franqueza e inteligência.

20th Century Fox Television

"O negócio é o seguinte: Eu sou incrível"

"Eu trabalhava 60 horas por semana, geralmente 12 dias seguidos com um dia de folga no meio, e recebia um aumento anual de US$1/h. Eu era MUITO mal paga. Eu tinha várias funções: recepcionista principal, supervisora de despacho, despachante da maior parte da costa Oeste dos EUA, gerente de escritório, bem como a pessoa que treinava todos os novos contratados e que havia escrito nosso manual de treinamento. Os homens da empresa — a maioria deles meus subordinados que tinham entrado na empresa depois de mim — ganhavam mais do que eu. Enviei um e-mail aos meus chefes pedindo uma reunião para discutir meu salário, enquanto descrevia tudo que eu havia feito para a empresa. Pesquisei para descobrir qual era a média salarial para cada cargo que eu preenchia. Sentei-me e tive uma conversa muito franca com o dono da empresa e acabei recebendo outro aumento de US$ 3/h. Não foi muito, mas me colocou mais perto do que eu deveria estar ganhando desde o começo." — libbymonstar

15. Monitore seu próprio progresso. Assim, quando uma oportunidade favorável aparecer, você estará pronta para provar exatamente por que devem contratá-la — em melhores condições!

Epic Records

"Dê para mim, eu mereço."

"Como supervisora da loja de departamento Target, fui obrigada a escrever minha própria avaliação. Se você deseja um aumento maior, então você tem que apontar tudo o que fez para dar lucro à empresa. Eu estava envolvida na minha avaliação quando um cargo de gerente assistente abriu na Starbucks. Como estava fresco na minha cabeça como eu havia beneficiado a Target, foi fácil fazer a minha propaganda para esse cargo. Acabei recebendo muito mais para fazer basicamente a mesma coisa em um lugar diferente." — erinleat

Publicidade

16. A maioria das regras não está 100% definida, especialmente se você expõe seu ponto de vista muito bem. Sendo um pouco brega na afirmação, se há um desejo, há um caminho!

NBC

"Eu valho a espera."

"Meu gerente intermediário foi demitido há cerca de quatro meses, e eu já estava fazendo a maior parte do seu trabalho, mesmo antes de ele sair. Certo dia, o chefe do departamento mencionou casualmente durante o almoço que eles estavam procurando um substituto para o meu antigo chefe. Fiz uma planilha de todas as tarefas e projetos que eu já estava fazendo, bem como as coisas que eu havia feito que eram de responsabilidade do gerente antes de sua demissão, e apresentei isso ao chefe do meu departamento. A cultura da empresa era de que, se você não tivesse graduação, não teria posição de gerência, mas eu disse a ele que não treinaria outra pessoa para ser meu 'chefe' e depois faria todo o trabalho sozinha. Eu poderia ser o substituto, e se a empresa fosse inteligente, ela gostaria de me manter. Eu estava lá há quatro anos e havia chegado com mais de uma década de experiência, E estava a apenas dois semestres de uma graduação no meu campo. No dia seguinte, recebi um novo cargo (que não incluía a palavra gerente) e um aumento de US$ 15 mil anual. Nenhum chefe novo e, quando eu terminar minha graduação no próximo mês, serei uma 'gerente de verdade'." — b4e899600a

17. Tire proveito da situação sempre que puder — se eles não cederem, então claramente não enxergam o seu valor e talvez você esteja melhor em outro lugar.

Electric Entertainment / TNT

"Eu odiava meu emprego. Eu recebia muito pouco e as pessoas me tratavam muito mal. Então eu me candidatei a um emprego temporário e consegui a vaga — achei que um emprego temporário que pagasse mais seria melhor do que ficar no meu emprego atual. No dia seguinte, fui à sala da minha chefe e disse a ela que estava deixando o emprego porque receberia mais em outro lugar. Ela e seu chefe entraram em uma disputa e me ofereceram US$ 10 mil para eu ficar. Eu aceitei. Quando eu disse isso aos meus amigos, eles nem sequer ficaram surpresos. Aparentemente, essa é uma técnica que as pessoas usam o tempo todo para ganharem mais." — squirrelwaver

Publicidade

Você a caminho do banco com seu novo aumento ou promoção:

Fox

Os depoimentos utilizados neste post foram editados por questões de espaço e clareza.

Publicidade

Veja também:

19 mulheres fodas dão dicas de carreira que podem mudar sua vida

7 dicas de carreira que eu gostaria que ter ouvido aos meus vinte e poucos anos

30 formas de ser mais feliz — ou, pelo menos, ficar um pouco melhor

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.=

Veja também