17 mapas que irão mudar a forma que você vê o mundo para sempre

Prepare-se para duvidar de tudo o que você conhece.

Historicamente, tem sido difícil representar um planeta 3D em um mapa 2D. A projeção de Mercator foi criada como uma forma de contornar isso, mas como as pessoas inteligentes do thetruesize.com mostram, tudo pode não ser como parece...

1. Primeiramente, você pode ver como o tamanho dos EUA muda drasticamente à medida que você o move para o norte ou para o sul.

Alguns países são significativamente maiores do que deveriam ser graças à projeção de Mercator, enquanto outros – qualquer coisa perto do Equador – estão definitivamente em desvantagem. Os EUA ficam em algum lugar no meio.

Em um mapa comum, ele fica muito pequeno em comparação com o Canadá, mas aqui você pode que movendo-o para onde fica o Canadá faz com que ele pareça maior do que já é.

Observação: Essa postagem irá usar os EUA como sinônimo dos 48 estados contíguos. Nós amamos o Canadá e o Alasca, sinceramente – é que é mais fácil enquadrar as coisas dessa forma. O Alasca é IMENSO. Ou será que é...

Publicidade

2. E se o Canadá for movido para baixo, para onde fica os EUA, fica claro que eles não são tão diferentes em tamanho quanto a maioria das pessoas pensam.

3. As pessoas frequentemente esquecem o quão grande a Austrália é porque ela fica muito longe de outras massas terrestres. Aqui está o que acontece quando você a move sobre a Europa.

Sim, ela praticamente cobre o continente todo. Sério mesmo!

Publicidade

4. De volta ao Alasca – esse mapa mostra que, apesar de ser o maior estado dos EUA, ele não chega nem perto de ser tão grande quanto a maioria dos mapas o faz parecer.

5. E se você mover o segundo maior estado dos EUA, o Texas, sobre o topo dele, você pode ver que não há muita diferença.

Publicidade

6. Ou, pelo menos, não ESSE tanto de diferença.

Desculpa, Alasca. Você foi descoberto.

7. Agora para o continente que geralmente ocupa toda a parte de baixo de um mapa – Antártida.

A projeção de Mercator realmente é uma merda no que diz respeito a massas terrestres que cobrem os polos. Geralmente é impossível dizer o quão grande a Antártida realmente é apenas olhando em um mapa, mas usando essa ferramenta nós podemos ver que ela é praticamente do tamanho da África ocidental. Então agora você sabe.

Publicidade

8. Esse mapa mostra o quão grande os EUA são em comparação com a Europa, mas ele também faz algo muito interessante...

Esse mapa de fato mostra a exata latitude dos EUA, então ele te ajuda muito a entender as posições relativas das cidades em lados opostos do Atlântico.

Por exemplo, Paris na verdade fica logo ao norte da fronteira canadense, Chicago fica aproximadamente na mesma latitude de Istambul e a Flórida se estende tão ao sul quanto o sul do Egito!☀️

Observação: Foi esse tweet do @TBoneGallagher que inspirou essa postagem toda. Então, obrigado!

9. E se você fizer a mesma coisa com o Reino Unido, é fácil entender o porquê de nós não estarmos exatamente acostumados com clima quente.

A oeste, o Reino Unido tem a mesma latitude do Canada mais profundo e à direita você pode ver que Edimburgo está equiparado com Moscou. ❄️

Publicidade

10. Mas por estar tão ao norte, o Reino Unido também se beneficia das insuficiências da projeção de Mercator.

Se a Grã-Bretanha estivesse na linha do equador, ela seria absolutamente minúscula. Mas pelo menos o clima seria tolerável...

11. A Groenlândia é indiscutivelmente o lugar mais nitidamente prejudicado.

Na linha do equador ela teria um tamanho parecido com o de muitos países da África central e, embora ainda seja grande em comparação com os EUA, não é tão aterrorizante quanto já foi.

Publicidade

12. Sobrepondo a Califórnia ao Reino Unido, você percebe o quão minúsculos nós realmente somos.

Ou, talvez, o quanto nós (tentamos) abocanhar mais do que conseguimos mastigar?

13. As coisas ficam doidas de verdade quando você move os EUA (menos o Alasca e o Havaí) para baixo.

Como eles são do mesmo tamanho?! Isso não está certo. Me segura...

Publicidade

14. Estando tão perto da linha do equador, a África se ferra em grandes proporções por causa da projeção de Mercator. Aqui está o que acontece com a República Democrática do Congo quando você a move para o norte.

Novamente.... Vá se foder, Groenlândia!

15. E aqui está o que acontece quando você sobrepõe os cinco maiores países da África aos EUA.

Caso você esteja pensando, do maior para o menor são eles: 1. Algéria (vermelho), 2. RDC (rosa), 3. Sudão (azul), 4. Líbia (roxo) e 5. Chade (laranja).

Publicidade

16. Falando sobre os estados americanos, um usuário do Reddit teve a ótima ideia de ver o que aconteceria com um estado retangular, como o Colorado, ao movê-lo para o norte da linhado equador.

São vários Colorados!

17. E finalmente, aqui está o que acontece quando você coloca os 10 maiores países do mundo uns ao lado dos outros na linha do equador.

Há alguns rankings que dizem que os EUA são maiores do que a China (graças à água etc.), mas de qualquer forma você entende a ideia.

Parabéns pela Algéria ter se esgueirado até os 10 maiores!

Publicidade

E para qualquer um que esteja gritando "EU VI ISSO EM THE WEST WING", sim, sim, você viu. De fato, de acordo com o thetruesize.com, os criadores do aplicativo foram inspirados a construí-lo em resposta à famosa cena.

Veja também