17 hábitos simples que aumentarão sua produtividade

Deixe para depois o "deixar para depois".

Agradecemos ao Quora pela inspiração nesta discussão.

1. Mantenha comidinhas fora de seu campo de visão, desligue seu celular e trabalhe sozinho — basicamente, elimine qualquer distração ou tentação.

Showtime

Parece chato, mas pense no seguinte: quanto antes você terminar o que precisa ser feito, mais cedo poderá se divertir de verdade.

Publicidade

2. Comece fazendo a pior tarefa, para não ter tempo de pensar sobre o quanto não quer fazê-la.

CBS

Mesmo se estiver sendo produtivo(a) de outros modos, se continuar passando a pior tarefa para o fim da fila, ela nunca será feita.

3. Pode até ser uma tarefa pequena, como limpar o quarto, mas a faça de uma vez por todas — a antecipação é certamente pior do que a tarefa em si.

Paramount Pictures

"Vamos lidar logo com isso"

Publicidade

4. Obtenha retornos positivos assim que possível para se sentir motivado(a) a concluir o projeto iminente e para se esforçar mais em projetos futuros.

Nickelodeon

"Ok, senhor ensaio. Se prepare para ser escrito!"

Se você odeia escrever trabalhos ou tiver dificuldade para finalizá-los, busque retornos dos rascunhos escritos o mais rápido possível.

Você pode enviá-los a um amigo que topa qualquer parada ou até mesmo à sua mãe, que provavelmente ainda pensa que até seu cocô é impecável.

Obviamente você também deve buscar críticas construtivas, mas simplesmente ouvir alguém reconhecendo todo o seu esforço pode lhe dar o empurrão para que você se esforce ainda mais da próxima vez.

5. Vanglorie-se *para* si mesmo(a) ou para os seus amigos, mesmo se não se sentir tão bom(a).

NBC

"Pessoal, eu sou tipo super esperta agora, nem te conto."

Se estiver reclamando com os amigos das dificuldades de estudar, lembre-se de adicionar um pequeno elogio: "O trabalho final está me matando, mas ontem me superei!" Eles lhe encorajarão e farão com que você sinta uma coisa que sabe que é verdade — você é capaz, inteligente e incrível. ☺️

Publicidade

6. Deixe para depois o "deixar para depois".

"10 segundos por vez."

É um ótimo truque quando você chega na metade do dia e bate aquele cansaço. Em vez de fazer um intervalo agora, diga a si mesmo(a) que pode sentir preguiça amanhã — aguente mais um dia!

7. Defina um objetivo claro para o dia e quanto tempo tem para realizá-lo.

Disney

"Confronte o problema. Lute. Vença."

Pode ser algo como: "terminarei de escrever meu trabalho até 16h30" ou "limparei meu quarto antes de ir dormir" ou até mesmo "sairei para correr três vezes nesta semana".

Publicidade

8. Planeje 25 minutos de trabalho ininterrupto e 5 minutos de intervalo.

Sony Pictures Entertainment

Isso é conhecido como Técnica Pomodoro.

9. Defina uma pequena meta a cada dia em vez de definir uma grande meta na véspera de Ano-Novo.

Disney

"Vamos ao que interessa."

As metas longas e distantes parecem longas e distantes, então pode ser que você nunca nem as comece. Em vez disso, defina uma meta pequena todos os dias. Então, se sua professora lhe deu duas semanas para ler "Moby Dick", defina a meta de ler apenas 27 páginas por dia — e 14 dias depois, você terá terminado (considerando uma versão com 327 páginas).

Publicidade

10. Simplifique e planeje os hábitos que quer formar com declarações muito simples "se/quando/então".

Você lembra do teste do marshmallow? Era mais ou menos assim: "Se você esperar para comer este marshmallow até eu voltar, poderá comer dois deles." Se você definir esse planejamento para as metas, então terá mais facilidade em se comprometer a elas. Você pode tentar declarações como:

- Se eu ouvir meu alarme, sairei da cama.
- Quando chegar em casa, estudarei por três horas.
- Quando chegar à biblioteca, desligarei meu celular.

11. Marque cada dia que você completar uma tarefa no calendário — e não quebre a corrente.

FOX

Digamos que você precise estudar para o Enem, mas que seu empenho seja, na melhor das hipóteses, esporádico. Defina uma meta para si mesmo(a), por exemplo, completar o estudo de um capítulo do livro da matéria por dia, e marque com um xis o dia em um calendário grande ou em sua agenda assim que completar a atividade. Não quebre a corrente!

Publicidade

12. Compreenda por que aquilo é importante além de apenas pensar que "tem que fazer aquilo".

Disney

Faça a atividade pensando em como ela impacta seu crescimento pessoal, faz você adquirir conhecimentos e/ou te faz orgulhoso(a) de seu trabalho. Assim você terá um pouco mais de motivação.

13. Defina "compromissos" consigo mesmo(a).

Emily Shwake / BuzzFeed

Se suas responsabilidades estão te sobrecarregando ou se o tempo parece simplesmente não ser suficiente, separe cada hora do dia a partir das tarefas que precisa completar também levando em consideração o seu tempo de descanso. Isso fará você se sentir organizado(a) e funcionará também como uma motivação para fazer uma coisa antes de seguir para a próxima.

Publicidade

14. Esteja ciente do que está distraindo sua mente.

Disney

"Esquilo."

Se você levanta constantemente para fazer lanchinhos, coma antes de se sentar para estudar. Se você costuma se sentir muito inquieto(a) ou acha difícil se concentrar, faça uma corrida de manhã para queimar um pouco dessa energia. Se você continua se distraindo por causa de uma briga que teve com um(a) amigo(a), resolva isso para poder seguir em frente.

15. Encontre um(a) parceiro(a) de estudos.

Warner Bros.

Se eles estão estudando, você também está. Se esse(a) parceiro(a) estiver na mesma turma, vocês podem fazer perguntas um(a) para o(a) outro(a) e testar o que cada um(a) sabe.

Publicidade

16. Defina seus próprios prazos em vez de esperar que os prazos estabelecidos pelo professor/pelo chefe te alcancem.

Sony

Se você disser a si mesmo(a) que quer finalizar o trabalho final quatro dias antes do prazo, é menos provável que sofra de pânico na última hora e passe a noite em claro um dia antes da entrega.

17. Recompense-se quando não procrastinar e se perdoe quando fizer isso.

NBC

"Dando um 'bate aqui' a milhões de anjos"

Você não é idiota ou preguiçoso(a) só porque não tira boas notas ou porque deixa tudo para depois. Isso só quer dizer que você precisa tentar novamente e encontrar uma forma de influenciar sua motivação.

Ah, e quando tirar mesmo um 10 e/ou não deixar para depois, faça uma festa para si mesmo(a), se mime, ande por aí gritando aos sete ventos seu ótimo desempenho, qualquer coisa que lhe deixar animado(a) para fazer tudo novamente na próxima vez.

Publicidade

Agora, ao trabalho!

Warner Bros.

Leia também:

Publicidade

17 dicas de um minuto que podem melhorar sua vida imediatamente

15 momentos super emocionantes para os apaixonados por papelaria

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também