17 filmes que na verdade são peças de Shakespeare disfarçadas

Entre eles, "10 Coisas que Eu Odeio em Você".

1. "O Rei Leão" (1994):

Disney

Baseado em: "Hamlet"

Pode ser fácil ignorar as semelhanças entre "Hamlet" e "O Rei Leão", mas qualquer fã de teatro conseguiria identificá-las. Há o assassinato "acidental" do rei (Mufasa) pelo tio (Scar) sedento de poder, assim como a vingança do príncipe (Simba). Além disso, Timão e Pumba são substitutos bastante óbvios dos amigos de Hamlet, Rosencrantz e Guildenstern.

2. "Meu Namorado é um Zumbi" (2013):

Mandeville Films

Baseado em: "Romeu e Julieta"

O filme acompanha o amor proibido entre um jovem zumbi (Nicholas Hoult) e uma das poucas sobreviventes humanas do apocalipse (Teresa Palmer). Para tornar a conexão com "Romeu e Julieta" mais clara, o zumbi protagonista se chama "R" (Romeu), o seu melhor amigo se chama "M" (Mercúcio) e o interesse amoroso de R se chama "Julie" (Julieta).

Publicidade

3. "10 Coisas que Eu Odeio em Você" (1999):

Touchstone Pictures

Baseado em: "A Megera Domada"

A inspiração por trás de "10 Coisas que Eu Odeio em Você" é muito clara: Bianca (Larisa Oleynik) quer ir ao baile, mas só terá a permissão dos seus pais se a sua irmã mais velha rabugenta, Kat (Julia Stiles), também for. A solução? Juntá-la com o "bad boy" Patrick (Heath Ledger). Muitos dos personagens até mesmo compartilham de um nome semelhante ao do seu equivalente na peça. Por exemplo, Bianca é Bianca, Kat é Katherina e Patrick é Petruchio.

4. "Amor, Sublime Amor" (1961):

The Mirisch Corporation

Baseado em: "Romeu e Julieta"

Troque a Itália pela cidade de Nova York e as famílias ricas de Montecchio e Capuleto pelas gangues rivais Sharks e Jets. Adicione algumas apresentações musicais para substituir os monólogos e você terá uma verdadeira versão americana do clássico "Romeu e Julieta".

Publicidade

5. "O Planeta Proibido" (1956):

Metro-Goldwyn-Mayer Corp.

Baseado em: "A Tempestade"

Em vez de uma ilha deserta, a tripulação espacial de "O Planeta Proibido" acaba em um mundo aparentemente utópico. E, assim como no material original de Shakespeare, Atla (Anne Francis) se apaixona por um estrangeiro, apesar da oposição de seu pai.

6. "Trono Manchado de Sangue" (1957):

Toho Studios

Baseado em: "Macbeth"

"Trono Manchado de Sangue" é uma adaptação bastante direta de "Macbeth", com exceção da transferência da história da Escócia do século 11 para o Japão feudal. Macbeth é representado por Takeotiki Washizu (Toshiro Mifune), com a sua esposa, Lady Macbeth, interpretada por Lady Asaji Washizu (Isuzu Yamada).

Publicidade

7. "Ela é o Cara" (2006):

Lakeshore Entertainment

Baseado em: "Noite de Reis"

No conto original de Shakespeare, depois de Viola se separar de seu irmão gêmeo por causa de um naufrágio, ela se disfarça como um homem chamado Cesário. Soa familiar? Deveria, pois em "Ela é o Cara", Viola (Amanda Bynes) se disfarça do seu irmão gêmeo, Sebastian, para jogar no time de futebol masculino. Provavelmente não é preciso dizer que Duke Orsino (Channing Tatum) também interpreta no filme a versão do Duque de Illyria da peça.

8. "Volta por Cima" (2001):

Ignite Entertainment

Baseado em: "Sonho de uma Noite de Verão"

Neste romance adolescente, estudantes do Ensino Médio são colocados em uma produção musical de "Sonho de uma Noite de Verão". A reviravolta? A peça no palco começa com a encenação da narrativa do filme quando Berke (Ben Foster) se apaixona por Kelly (Kirsten Dunst) enquanto tenta conquistar Allison (Melissa Sagemiller).

Publicidade

9. "Cuidado com as Gêmeas" (1988):

Touchstone Pictures

Baseado em: "A Comédia dos Erros"

Inspirado pela clássica farsa de Shakespeare, o filme "Cuidado com as Gêmeas" é baseado na mesma premissa de confusão de identidade. Como o original, o filme trata da incompatibilidade de duplas de gêmeas idênticas, Sadie (Bette Midler) e Rose Shelton (Lily Tomlin), e Rose (Lily Tomlin) e Sadie Ratliff (Bette Midler).

10. "Garotos de Programa" (1991):

New Line Cinema

Baseado em: "Henrique IV" e "Henrique V"

"Garotos de Programa" é uma combinação de três histórias separadas, incluindo "Henrique IV" e "Henrique V" de Shakespeare. Completo com diálogo tipo bardo, o personagem de Falstaff é reinventado como Bob Pidgeon (William Richert), mentor dos jovens garotos de programa Scott (Keanu Reeves) e Mike (River Phoenix).

Publicidade

11. "Terras Perdidas" (1997):

Touchstone Pictures

Baseado em: "Rei Lear"

Em "Rei Lear", um pai idoso divide o seu patrimônio entre as suas três filhas. Em "Terras Perdidas", o pai é Larry Cook (Jason Robards) e suas três filhas são Ginny (Jessica Lange), Rose (Michelle Pfeiffer) e Caroline (Jennifer Jason Leigh). No entanto, nesta adaptação, as filhas mais velhas não são vilãs, mas apenas adultas que aceitam o seu passado traumático.

12. "O" (2001):

Chickie the Cop/ Daniel Fried Productions

Baseado em: "Otelo"

Com o elenco principal de soldados substituídos por estudantes, a história de manipulação, ciúme e assassinato de Shakespeare é transferida de Veneza para uma escola de ensino médio. Os nomes das personagens também mostram quão próximo "O" se manteve da obra original. Por exemplo, Otelo (Mekhi Phifer) recebe o nome Odin, e o seu inimigo, Iago, é chamado de Hugo (Josh Hartnett).

Publicidade

13. "Alguém para Eva" (2003):

Baltimore Spring Creek Productions

Baseado em: "A Megera Domada"

"Alguém para Eva" é um derivado de "A Megera Domada" de Shakespeare que se ambienta totalmente na cultura afro-americana. Estrelando LL Cool J e Gabrielle Union, a "megera" titular desta vez é uma inspetora de saúde que adora meter o nariz na vida amorosa das suas irmãs.

14. "Ran" (1985):

Herald Ace

Baseado em: "Rei Lear"

O diretor Akira Kurosawa apresenta uma releitura original de "Rei Lear" por meio da fusão de elementos japoneses e europeus em "Ran". O rei idoso que divide a sua propriedade entre as suas filhas é substituído por um senhor de guerra japonês que entrega o seu império a três filhos.

Publicidade

15. "Cerveja Maluca" (1983):

Metro-Goldwyn-Mayer

Baseado em: "Hamlet"

"Cerveja Maluca" apresenta uma adaptação interessante, mostrando dois irmãos desempregados, Bob e Doug, que se aventuram para Elsinore Brewing para conseguir cerveja de graça. E, se você se lembra de alguma coisa sobre "Hamlet", vai recordar de que Elsinore é o nome do castelo dinamarquês no qual a história se desenvolve.

16. "Quase Igual aos Outros" (1985):

Columbia Pictures

Baseado em: "Noite de Rei"

Embora as referências a Shakespeare não sejam óbvias em "Quase Igual aos Outros", o filme ainda tem algumas semelhanças claras com "Noite de Rei". Por exemplo, a personagem principal, Terri (Joyce Hyser), é uma aspirante a jornalista adolescente que acha que os seus artigos não são levados a sério por que ela é uma garota. Para remediar isso, Terri se disfarça de menino quando começa a frequentar uma escola de ensino médio rival.

Publicidade

17. "Men of Respect" (1990):

Arthur Goldblatt Productions

Baseado em: "Macbeth"

A história de "Macbeth" recontada como um drama sobre a máfia parece uma escolha óbvia. Como substituto de Macbeth, Mike Battaglia (John Turturro) planeja tomar o controle da máfia de forma hostil a pedido de sua esposa, Ruthie (Katherine Borowitz), que faz referência à Lady Macbeth.

Leia também:

Publicidade

11 das melhores patadas da literatura

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também