17 filmes com cenas muito machistas

Esses filmes ensinaram tudo errado pra muita gente.

Perguntamos pro pessoal do BuzzFeed Community quais filmes eles acham machistas. Aqui estão algumas das melhores respostas.

1. Toda a premissa de "Splash: Uma Sereia em Minha Vida".

Touchstone Pictures, Touchstone Pictures

O Tom Hanks sai da delegacia levando para casa uma Daryl Hannah que está completamente confusa (e seminua) e a mantém como brinquedo sexual, apesar de nem saber quem diabos ela é. Tudo isso é machista e extremamente preocupante.

jemmac450fdd9a8

Publicidade

2. O fato de que a mãe de Marty é abusada sexualmente em "De Volta para o Futuro" passa completamente despercebido.

Universal Pictures

[Lorraine] Me larga!
Marty: Deixa ela seu escroto!

Universal Pictures

Biff: Caras, levem ele embora, eu fico aqui.

Publicidade

Universal Pictures

[para Lorraine]: admita logo que você quer.

Universal Pictures

Biff: vamos lá, isso aqui não é show pra voyeur.

Biff tenta se aproveitar da mãe de Marty, e depois a família o CONTRATA sem pensar nem um pouco em como Lorraine se sentiria, visto que ele abusou sexualmente dela.

mayas43b3ffc62

A cena em que Biff está no carro com a mãe de Marty. Eu nunca tinha notado isso, mas recentemente percebi que o abuso sexual é óbvio.

CrispyMnMs

Publicidade

3. A "transformação" em "Ela é Demais".

FilmColony

Muitos filmes de comédias românticas adolescentes apresentam algum tipo de "transformação", mas o exemplo mais evidente está em "Ela é Demais" A garota "nerd" é impopular até que de repente tira os óculos, coloca um vestido e fica "bonita" o suficiente para ser a garota dos sonhos de Zach. E devemos achar isso romântico.

l49c7feaae

Uma garota — que para começo de conversa, é adorável e uma pessoa com quem você pode se identificar — precisa de uma transformação completa (coloca lentes e solta o cabelo) para mudar não só a opinião de um cara sobre ela, mas a opinião da escola inteira. É o filme "chick flick" (voltado para o público feminino, com romance e relacionamentos) clássico do final dos anos 90 e do começo dos anos 2000. Vamos adicionar um pouco de maquiagem e um vestido justinho, assim ela pode sair da invisibilidade. Bleh, nojento.

l49c7feaae

4. A mensagem meio merda em "O Casamento dos Meus Sonhos".

Columbia Pictures

Toda a premissa do filme é baseada no clichê "quem não consegue se casar, planeja". Ela é salva por um homem misterioso que acaba sendo o noivo em um de seus casamentos. Ele provoca ela, ela se apaixona por ele, mas ninguém se importa com o fato de que esse cara comprometido está dançando com ela no parque. No final, ela concorda em se casar com um cara que ela não gosta nem um pouco pelo simples fato de se casar, só para ser salva NOVAMENTE pelo lindo noivo. Ele contribui para essa ideia de que as mulheres são obcecadas por um ~felizes para sempre~, e que o objetivo de vida de todas as mulheres é se casar.

tippip

Publicidade

5. O fato de Elle se apaixonar pelo cara mais idiota em "A Barraca do Beijo".

Netflix

"Você tem zero experiência com caras, você nunca nem teve um namorado".

Netflix

Publicidade

Netflix

'Usar uma saia como essa é 'estar pedindo'".

O cara do filme, Noah, diz para todos os outros caras da escola que eles não podem sair com a melhor amiga do seu irmão mais novo, a Elle. Então ele começa a dar ordens e falar como ela deve viver sua vida. Ele é muito idiota, e ela simplesmente aguenta quieta e se apaixona mesmo assim. Tem muita coisa nesse filme que me enfurece, mas essa é a pior.

jiliank2

6. A maneira como a personagem Sévérine é representada em "007 - Operação Skyfall".

Metro-Goldwyn-Mayer, Metro-Goldwyn-Mayer

Todo o enredo que envolve Sévérine é simplesmente repugnante e brega. Ela é uma vítima do tráfico sexual, e depois de compartilhar isso com Bond, o próximo passo dele é fazer sexo com ela, como se o simples fato de ele a ter salvado dessa situação garantisse o direito de tê-la sexualmente. Então, depois que ela é capturada por Silva, ele mostra pouquíssima consideração pela vida dela, proferindo esta fala extremamente insensível depois que ela morre: "Desperdício de um bom uísque". A única razão para a inclusão dela no filme foi por uma cena de sexo bem quente e sua eventual morte. Sua personagem é a personificação das mulheres como mercadoria, conceito que está há muito tempo nos filmes de Bond. Já passou da hora disso se aposentar, ou talvez seja hora do Bond se aposentar!

tomb4adc7727a

Publicidade

7. O estupro marital em "...E o Vento Levou".

Metro-Goldwyn-Mayer

"Essa noite você não vai me rejeitar"

Metro-Goldwyn-Mayer

Publicidade

Metro-Goldwyn-Mayer

Tem sido meu filme favorito desde que eu era uma criancinha. No entanto, ao ficar mais velha, percebi que Rhett estuprou Scarlett quando estava bêbado e a carregou escada acima. O estupro marital não era ilegal ou socialmente inaceitável durante a Guerra Civil ou em 1939, mas isso não muda o fato de que Scarlett foi estuprada.

emmas418a0ed19

Alguém viu "...E o Vento Levou" ultimamente? A única maneira com que Rhett consegue transar com Scarlett é estuprando-a, e então na manhã seguinte, ela está toda apaixonada por ele. Assisti de novo recentemente depois de décadas e não consegui acreditar. Não é de se espantar que várias gerações de homens tenham se tornado tão deturpadas. Esse boi era considerado romântico!

– Jayne Johns, Facebook.·

8. E a cena do estupro em "A Vingança dos Nerds".

20th Century Fox

A garota é enganada e pensa que o nerd com a máscara de Vader é o cara com quem ela realmente quer fazer sexo.

Cadyj1392

Ter relações sexuais usando uma máscara para fazer com que uma pessoa pense que você é o parceiro dela é estelionato sexual.

hollycc

Publicidade

9. O fato de um personagem masculino muito chato ser protagonista em "Homem-Formiga", mesmo a personagem feminina sendo muito mais interessante.

Marvel

'Se tornar o Homem=Formiga significa aprender a lutar como o Homem-Formiga".

Marvel

Publicidade

Marvel

Marvel

Eles criaram a Hope como uma mulher experiente, competente, que pensa rápido, familiarizada com o uniforme e com o prédio onde estavam se infiltrando. Eles criaram o Scott como...um cara aleatório que foi pego nas suas duas últimas tentativas de assalto e invasão de domicílio. Então por que ela não foi a personagem principal? Porque a Marvel ainda acha que um filme de super-herói protagonizado por uma mulher não vai fazer tanto dinheiro.

vanityvicious

Publicidade

10. Na verdade, a maneira como as mulheres são representadas em filmes de super-heróis geralmente é muito machista.

Marvel

Personagens femininos morrendo para criar uma motivação pro herói (existe até um termo pra isso, "fridging") em filmes como "Batman: O Cavaleiro das Trevas", "Deadpool 2", "O Corvo" e a franquia originada de "X-Men: O Filme". As mulheres são representadas como um truque de roteiro em vez de serem personagens reais, e sua dor é usada para desenvolver os personagens masculinos.

motherfisher

11. A palhaçada que foi "Passageiros".

Village Roadshow Pictures

A personagem de Jennifer Lawrence tinha amigos, uma carreira e um bom salário, mas nunca foi feliz. Então aparece o Chris Pratt e suas grandes "partes masculinas", e no fim das contas, isso era tudo o que ela precisava. Tipo assim, ela literalmente desiste dos amigos, da família e de basicamente toda a interação com a sociedade e com o resto do mundo porque afinal, tudo que uma mulher precisa na vida para ser feliz é um cara.

Buttercup1

Ele acordou ela e a sentenciou a uma vida e a uma morte miseráveis como a dele, tudo porque ele estava sozinho e ela era bonitinha.

PHM8

Publicidade

12. Todas as vezes que Andy em "O Diabo Veste Prada" foi chamada pelo tamanho do seu manequim em vez de seu nome.

20th Century Fox

"Acorda, 38".

Ela não é uma pessoa, ela é apenas um tamanho indesejável de vestido. É horrível.

wooftato15

13. Esta cena em "Clube dos Cafajestes".

Universal Pictures

"Come ela, come ela até explodir o cérebro dela, você sabe que ela quer".

Tem uma cena em que um dos caras da república está decidindo se vai estuprar uma garota que desmaiou em uma festa. Eu não consigo imaginar que isso possa ter sido engraçado nem sequer em 1978.

davidcrose89

Publicidade

14. A maneira como "A Incrível História de Adaline" seguiu o clichê das "mulheres se fazendo de difícil".

Lionsgate

"Vou esperar com você".

"Obrigada, mas posso me virar".

Lionsgate

Publicidade

Lionsgate

"Espere, como que a gente pode ficar em contato?"

Adorei o filme quando ele saiu, mas depois de alguns anos eu assisti novamente e percebi como era superficial. O cara fica forçando um encontro, mesmo depois de ela dizer "Não" em diferentes situações durante o filme. E só porque os dois são gostosos, presume-se que ela está apenas "se fazendo de difícil". Não é não! É muito estranho.

natalieg43bccfbe5

15. A maneira como representam a Tess em "Onze Homens e um Segredo"

Warner Bros

"Onze Homens e um Segredo" era um dos meus filmes favoritos até assisti-lo novamente. A personagem de Julia Roberts, Tess, é uma mulher bonita e refinada que também parece ser muito intensa, mas na verdade não passa de um prêmio disputado por dois homens, e ela não pode fazer nada a respeito disso. Ela só abandona o Terry porque ele preferiu dinheiro a ela, e não porque ele é, você sabe, um babaca controlador. É óbvio que isso significa que ela vai voltar com o Danny, apesar de ele ser um mentiroso, um criminoso, e de que a Tess não queria nada com ele durante o filme inteiro. Tess merecia alguém melhor do que esses dois.

Kadamony

Publicidade

16. E a representação da protagonista feminina em "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros".

Universal Pictures

"Você quer essa consultoria aqui ou no meu bangalô?"

Universal Pictures

"Isso não é engraçado".

Ela é excelente no que faz, mas só porque trabalha bastante, presume-se que ela seja uma dominadora sem sentimentos que não gosta de sexo em vez de ser burra, feliz o tempo todo e que libera geral para todo mundo. Acho que as mulheres não podem ser fortes e importantes como os homões do cinema.

– Tammy Taitt, Facebook

Publicidade

17. E finalmente, tudo em "O Amor É Cego".

20th Century Fox

Recentemente tentei assisti-lo com um amigo que nunca tinha visto, mas o sexismo dos roteiristas e das personagens era tão evidente que tivemos que tirar o filme depois de 20 minutos.

chloec461765da3

Algumas das respostas enviadas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Publicidade

Veja também:

19 dos clichês mais irritantes que séries e filmes românticos precisam parar de usar

Talvez estes sejam os finais de filmes mais irritantes que existem

34 vezes em que os filmes da Disney foram bem errados

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A edição deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também