17 fatos fofos, inspiradores e felizes sobre os animais

Então quer dizer que o meu cachorro SONHA COMIGO???

1. Alguns peixes podem reconhecer o rosto do seu dono.

Jessersim / Getty Images

Obviamente isso depende do tipo de peixe, mas alguns deles podem aprender a reconhecer rostos familiares, apesar de não terem a mesma região do cérebro que os humanos usam para o reconhecimento facial. O estudo que descobriu esse fato usou apenas peixes da família Toxotidae, mas outros peixes pequenos também podem ser capazes disso!

Publicidade

3. Os pandas-gigantes não são mais uma espécie em extinção, e as populações de tigres estão aumentando.

Nuno Tendais / Getty Images

As populações de pandas-gigantes aumentaram 17% ao longo de uma década, rebaixando seu status de "ameaçado" para "vulnerável". Enquanto isso, a Índia — que abriga 60% da população mundial de tigres selvagens — registrou um aumento de 33% no número de tigres na natureza.

4. Há um campo minado abandonado que acidentalmente criou um santuário de pinguins. As minas mantêm os caçadores afastados, mas os pinguins são pequenos demais para desarmá-las.

Birdimages / Getty Images

As minas foram colocadas nas Ilhas Malvinas quando os comandos argentinos ocuparam o território em um conflito em 1982 com as forças britânicas. Desde então, os pinguins-de-magalhães têm prosperado na área. E como as áreas são bem sinalizadas e cercadas, nenhum civil também tem se ferido com as minas.

Publicidade

5. Seu cachorro provavelmente sonha com você.

Anton_herrington / Getty Images

De acordo com Deirdre Barrett, psicóloga clínica e evolutiva de Harvard, há razões para acreditar que os animais sonham de maneira semelhante à dos humanos, graças à comunicação com gorilas aculturados (Koko e Michael, especificamente). É provável que os cachorros também sonhem com "coisas normais de cachorro", como passear ou fazer seu dono feliz.

6. Quando um bebê elefante nasce, outras mães do grupo trombeteiam para comemorar ou anunciar a chegada do bebê.

Sdbower / Getty Images

Os elefantes tendem a permanecer em grupos "familiares" próximos por toda a vida, que geralmente são constituídos por fêmeas (os machos geralmente deixam o grupo para se acasalar, mas às vezes se juntam a outros machos solitários). Então outras fêmeas estão frequentemente presentes quando os nascimentos acontecem.

Publicidade

7. As mamães golfinhos cantam para seus bebês enquanto eles estão no útero.

Bcwh / Getty Images

De acordo com um estudo da Universidade do Sul do Mississippi, as mamães golfinhos dão um "assobio característico" para o benefício de seus filhotes enquanto eles estão no útero. Pensa-se que esse assobio atue como uma espécie de "nome" para a mãe, permitindo que o filhote e a mãe se localizem facilmente após o nascimento. Após o nascimento do filhote, outros golfinhos adultos próximos assobiarão menos, provavelmente ajudando o filhote a aprender e a usar o assobio certo.

8. As vacas têm "melhores amigos" e são mais felizes quando estão com eles.

By-studio / Getty Images

Um estudo da Universidade de Northampton constatou que, quando as vacas eram colocadas juntas com outra vaca que compartilhava um vínculo social com elas, sua frequência cardíaca diminuía e elas ficavam mais relaxadas enquanto eram marcadas.

Publicidade

9. Seu cachorro realmente ama você, não apenas porque você lhe dá comida e o leva para passear.

Photography By Adri / Getty Images

Estudos que mediram níveis de oxitocina, batimentos cardíacos e outras biometrias mostraram que os níveis de hormônios de ligação aumentaram e os batimentos cardíacos diminuíram nos humanos e em seus cães após eles interagirem entre si. Em outras palavras, quando você acaricia seu cão, vocês dois produzem mais do mesmo hormônio em seus cérebros que os faz se apaixonarem pelas pessoas, e vocês dois relaxam mais.

10. Quando cães aparecem no cinema e na TV, às vezes eles precisam ter suas caudas geradas por computador porque elas abanam demais durante a cena.

HBO

Isso aconteceu durante as filmagens de "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", quando alguns cães husky atores não pareciam "ameaçadores" por causa de suas caudas abanando felizes. É possível que eles estivessem abanando porque sabiam que estavam fazendo um bom trabalho em suas tarefas de atuação.

Publicidade

11. Os cães são capazes de dizer quando você deve chegar em casa através do quanto do seu perfume resta em casa.

Jiggo_thekop / Getty Images

Já viu como seu cão parece ser capaz de dizer as horas com precisão? Se você ou alguém com quem você vive tem uma rotina diária, seu cão pode ficar na porta ou começar a olhar pela janela antes que seu humano chegue em casa, porque ele é capaz de cheirar quanto do seu perfume saiu na sua ausência.

12. As abelhas soltam um "grito de exclamação" quando se chocam umas com as outras ou se assustam.

Cientistas registraram os sons e descobriram que eles estavam acontecendo principalmente quando as abelhas se chocavam umas com as outras, o que acontecia com mais frequência à noite.

Publicidade

13. O pelo de chinchila é tão denso que é muito ruim para eles se molharem. Então, em vez de banharem-se em água, eles banham-se em poeira, assim:

14. Cabras e vacas têm sotaques.

Maximili / Getty Images

As vacas tendem a mugir de maneira diferente, dependendo da região em que vivem. O mesmo acontece com as cabras, mas elas também adotarão um novo "sotaque" se saírem com novas cabras por um tempo.

Publicidade

15. Centenas de árvores — se não mais — tornam-se mudas todos os anos por causa de esquilos que esqueceram onde enterraram sua comida.

Cheekylorns / Getty Images

De acordo com Rob Swihart, um professor de ciências da vida selvagem da Universidade de Purdue, esquilos-cinzentos enterram seus alimentos por toda parte, mas geralmente esquecem de desenterrá-los de volta. Essas sementes enterradas têm uma boa chance de se tornarem árvores adultas.

16. Os filhotes de elefante ainda não conseguem controlar suas trombas.

Assim como os bebês humanos, os bebês elefantes não possuem habilidades motoras refinadas. Portanto, mesmo depois de serem capazes de andar, às vezes eles têm problemas para realizar ações complexas com suas trombas, como esguichar água na sua boca. Isso resulta neles muitas vezes jogando suas trombas para todo lado sem direção.

Publicidade

17. Os pinguins sentem cócegas.

Os pinguins costumam dar uma espécie de "resposta de riso" ao fazer cócegas neles, semelhantes aos sons que eles podem emitir quando estão brincando. O mesmo vale para corujas, suricatos, ratos e, claro, primatas.

Agradecimento especial a este tópico AskReddit, iniciado por bonqz.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também

Todo mundo é uma mistura de um pastel de feira e um cachorro - descubra a sua

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 4 anos

Qual animalzinho rebaixado você é?

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Qual cavalo de roupinha é você?

Escrito por Matheus Saad • há 5 anos

Você consegue escolher o brigadeiro que NÃO tem olho de cabra?

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 5 anos

Qual animal bem brasileiro seria seu Patrono de "Harry Potter"?

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 5 anos

18 piadas ruins em cima de fotos de bichinhos para ler quando a vida estiver difícil

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 5 anos

Descubra de uma vez por todas se você é mais de cachorros ou de gatos

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 5 anos

Publicidade

Veja também