17 erros financeiros que os millennials esperam que a geração Z não cometa

"Cuide do seu futuro o quanto antes para ter a melhor chance."

Muito do que aprendemos sobre dinheiro vem das conversas que acontecem à nossa volta, principalmente quando somos jovens. Mas pode ser um poooouco estranho perguntar casualmente a alguém sobre suas despesas e dívidas, então eu fiz as perguntas por você! Recentemente, perguntei aos membros millennials da Comunidade BuzzFeed quais erros financeiros eles esperam que os membros da Gen Z não cometam.

NBC

Aqui estão os conselhos que eles deram:

Publicidade

1. Não tente manter um estilo de vida que você não pode bancar; viva dentro de suas possibilidades.

Ozgurcankaya / Getty Images

"Cresci com um estilo de vida privilegiado. Quando meu pai descobriu que eu seria professora, ele disse: 'Acho que é uma excelente escolha, mas você precisa entender AGORA que nunca mais viverá com o conforto que está acostumada. Aprenda agora mesmo como viver dentro de suas possibilidades.' Não fiz isso. Ainda estou pagando dívidas ENORMES de cartão de crédito. E claro, gastei muito ao longo dos anos com meus estudos, mas a maioria dos outros gastos foram simplesmente estúpidos — eu estava tentando viver como se tivesse as coisas da minha infância e me recusei a ver a realidade do que ele me disse. Estou melhor agora, mas não tenho economias."

maries4e4ded708

2. Pare de se comparar aos outros, porque você não sabe como é a verdadeira vida financeira das pessoas.

The CW

"Não sabia que tantas pessoas herdavam riquezas, ou que isso existia. Você pode estar na casa dos vinte anos tentando manter o mesmo estilo de vida que seus amigos, sem saber que eles estão tendo seus estudos e aluguel pagos por outra pessoa. Estou com meus trinta e poucos anos, sem rumo, e gostaria de ter começado a economizar antes. Cuide do seu futuro o quanto antes para ter a melhor chance. Boa sorte."

sarahd4557b14e9

Publicidade

3. Não pense que é "muito cedo" para começar a economizar para a aposentadoria.

Designer491 / Getty Images

"Abra uma previdência privada na faculdade e faça depósitos automáticos mensalmente."

madelinel493771b68

4. Mimar-se demais na adolescência ou aos vinte e poucos anos pode custar um dinheiro que poderia beneficiá-lo(a) no futuro.

Ridofranz / Getty Images

"Compre bebidas, comidas e roupas baratas aos vinte e poucos anos e economize o resto. Você terá muito tempo para se satisfazer mais tarde. Adquira um cartão de crédito sem juros e use-o com moderação para começar a construir seu histórico de crédito."

madelinel493771b68

Isso não quer dizer que você deva se sentir culpado(a) por economizar para comprar um item de luxo que você sabe que usará o tempo todo, ou gastar um pouco mais em um bom jantar. A moderação pode ajudá-lo(a) a equilibrar o desejo de se mimar com a necessidade de economizar. Se você estiver em dúvida sobre o que vale a pena comprar, tente esperar e pensar se realmente quer ou não o item em questão. Se você não se importar mais com ele três dias depois, economize.

Publicidade

5. Não pesquisar ao fazer compras pode levar a gastos desnecessários.

Nickelodeon

"Não compre algo só porque é barato, mas também não pense que algo é melhor e vai durar mais só porque é mais caro. Às vezes, itens mais baratos não funcionam tão bem ou não duram muito, e você vai acabar gastando mais do que se tivesse pagado um pouco mais logo de cara. Pesquise e peça conselhos às pessoas! Compare preços, procure boas ofertas, compre quantidades maiores quando possível e leia as avaliações!"

bree-nb

6. Não acumule dívidas de cartão de crédito só porque é "normal" e "todo mundo tem".

Yakobchukolena / Getty Images

"Mais cedo ou mais tarde os cartões de crédito precisam ser pagos, então se você não puder pagar, não compre. Eu costumava usar meus cartões de crédito para comprar coisas que não podia pagar e fazia os pagamentos mínimos todos os meses. Eu não percebi que estava sendo destruído pelos juros e outras taxas."

mattyc3

Publicidade

7. Pare de adiar o orçamento que você diz a si mesmo(a) que vai criar na semana que vem (e na semana que vem, e na semana que vem).

Moyo Studio / Getty Images

"Crie um orçamento e mantenha-se dentro dele. Suas economias agradecerão."

samik4685bd41a

8. Não se sinta obrigado(a) a comprar os produtos de marcas populares no mercado — geralmente as versões de marcas genéricas também são boas.

DC Films

"Quando estiver fazendo compras no mercado, compre a versão da marca da loja de qualquer item que queira comprar. É uma coisa pequena, mas que faz muita diferença no final. Noventa por cento das vezes, o produto é o mesmo que o item de marca."

dbien715

Publicidade

9. Se puder, evite largar um emprego até ter uma oferta de outro.

Maryna Andriichenko / Getty Images

"A não ser que você esteja realmente infeliz ou passando por alguma situação difícil, não saia de um emprego até que tenha outro em vista. Nunca se sabe o que vai acontecer com a economia ou quanto tempo vai levar para você encontrar um emprego novo."

jows

10. Tente não fazer um empréstimo por impulso — se puder.

ABC

"Evite fazer um empréstimo de última hora, como obter um cartão de crédito para pagar contas ou fazer um empréstimo salarial. Não vale a pena — você pode acabar pedindo mais dinheiro emprestado para pagar a dívida e nunca mais sair da espiral. Qualquer empréstimo deve ser metodicamente analisado e muito bem pensado. Se realmente for necessário, pagar uma taxa de cheque especial ou reconhecer o problema e pedir a um amigo de confiança ou membro da família algum dinheiro emprestado até seu próximo pagamento será mais saudável no longo prazo do que uma dívida de última hora."

benp417c7d533

Publicidade

11. Quando se trata de relacionamentos, não varra a conversa sobre dinheiro para debaixo do tapete.

Ridofranz / Getty Images

"Antes de se comprometer com alguém, não se esqueça de conversar sobre dinheiro! Quando vocês começarem a compartilhar as contas, as diferenças nas economias e gastos se tornarão problemas gritantes se vocês não estiverem no mesmo barco. Saia do mundo da fantasia! Além disso, desista de um casamento caro. É algo que todo mundo glamuriza. Meu casamento foi um dos melhores dias da minha vida. Mas, depois que acaba, você percebe que poderia ter usado o dinheiro para dar entrada em uma casa ou algo do tipo."

brandybruin

12. Por mais legal que seja se mimar, evite gastar desnecessariamente o dinheiro extra que você ganha.

Andreypopov / Getty Images

"Tome boas decisões financeiras com o dinheiro dos aumentos salariais ou de qualquer bico que você tenha feito — economize ou use para pagar dívidas. Meu primeiro bônus foi gasto com roupas e coisas das quais nem me lembro em vez de pagar meus empréstimos estudantis! Meu segundo bônus foi para minha previdência privada e me permitiu pensar no meu futuro."

dclayson

Publicidade

13. Não se apresse em sair da casa de seus pais, se puder.

Lechatnoir / Getty Images

"Se você tiver a sorte de se dar bem com seus pais, more com eles o tempo necessário para economizar o valor da entrada de uma casa. NÃO ALUGUE, se puder. Eu ainda morava com meus pais aos 27 anos, mas isso me permitiu dar um terço do valor da casa como entrada. Isso me livrou das taxas de compra da primeira casa e me permitiu pagar uma hipoteca que é METADE do valor que eu teria pago se estivesse pagando aluguel."

pennyguide

14. Evite o ciclo aparentemente interminável de dívidas de cartão de crédito, tentando não acumular juros.

Kitzcorner / Getty Images

"Ter crédito é ótimo, e usar pontos de cartão de crédito para dinheiro de volta e milhas é uma boa estratégia, mas só se você estiver pagando seu cartão sem acumular juros. Anote suas metas financeiras anuais, trimestrais e mensais. Além disso, escreva as compras que deseja fazer e as priorize. É muito fácil se deixar levar e fazer compras por impulso quando você não está pensando em como isso afeta seus objetivos de longo prazo. Quando está escrito, é atualizado com frequência e mantido como prioridade, é mais fácil manter."

awkwardspice

Publicidade

15. Não tenha medo de ser sincero(a) com seus amigos e familiares quando se trata de dinheiro.

Starz

"Seja sincero(a) com seus amigos e familiares se um jantar, um dia no spa ou uma viagem estiver fora do seu orçamento. É provável que eles também não consigam bancar! O COVID forçou muitos de nós a aproveitar as coisas mais simples da vida. Façam uma caminhada, uma refeição em casa ou joguem juntos. Nunca me diverti mais em uma atividade com alguém que gosto simplesmente porque era mais cara."

awkwardspice

16. Abandone os aplicativos e simplesmente use o transporte público, se puder.

Jimfeng / Getty Images

"Se você mora em uma cidade, pode ser tentador usar o Uber para ir a todos os lugares em vez de pegar o ônibus, mas até mesmo o Uber Pool é muito mais caro do que o ônibus. Além disso, usar o transporte público permitirá que você conheça muito melhor a sua cidade. Guarde as viagens de Uber para coisas do tipo evitar dirigir bêbado(a) ou chegar em casa tarde da noite. É um luxo."

midwesterngothic

Publicidade

17. Por último, não sinta que precisa se tornar um especialista em gestão financeira da noite para o dia.

Sarayut / Getty Images

"Provavelmente você não vai dominar o dinheiro e as finanças do nada. Terminei a faculdade há cinco anos e este ano é a primeira vez que me sinto confortável com minhas finanças. Tive que aprender a usar um cartão de crédito com responsabilidade e percebi que não podia comer fora o tempo todo ou comprar o que quisesse, mesmo sendo 'um adulto' — tive que amadurecer muito. Nos primeiros anos, não tinha economias. Eu literalmente costumava colocar o dinheiro do aluguel na minha poupança para garantir que não gastaria tudo até o final do mês. Porém comecei a colocar uma pequena porcentagem do meu salário mensal na minha poupança, e agora realmente tenho dinheiro guardado."

caitcait77

Observação: as respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Sabemos quando você se tornará milionária com base na sua escolha de maquiagem

Escrito por Jame Jackson • há 5 anos

Ellen Pompeo foi muito sincera e disse que continuou em Grey's Anatomy por causa do dinheiro

Escrito por Ellie Woodward • há 4 anos

Torre um cartão de crédito sem limite e descubra qual celebridade seria sua amiga

Escrito por Victor Nascimento • há 7 anos

Você consegue identificar estas moedas que já circularam pelo Brasil?

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Publicidade

Veja também