17 dicas de um minuto que podem melhorar sua vida imediatamente

Pensadas para sua produtividade e sua saúde mental.

1. Mantenha o foco. Ao acordar, se pergunte: "o que é que eu preciso fazer hoje?".

Isso vai te ajudar a manter o foco e a priorizar seus objetivos. Você pode manter uma lista com esses objetivos em um diário ou em algum lugar do seu quarto ou banheiro para que você seja forçado a olhar para eles todos os dias. Tentar manter uma rotina onde você procura cumprir no mínimo UM objetivo no dia vai te ajudar a descobrir o que é mais importante e te dar a sensação de realização por ter completado sua tarefa.

Publicidade

2. Se você for do tipo ambicioso, tente a "regra de três" para aumentar sua produtividade.

Ela é bem simples: tudo o que você precisa fazer é decidir três resultados que você deseja obter até o fim do dia. Eles podem ser tão simples quanto você quiser. Escreva esses resultados ao acordar para que no fim do dia você possa conferir como se saiu.

3. Escreva à mão: se você vai tomar notas ou começar uma lista de tarefas, o melhor é fazer isso com caneta e papel do que digitalmente.

Cartoon Network

Estudos mostram que escrever à mão ajuda a melhorar sua memória e facilita a retenção de informações.

Publicidade

4. Mantenha sua caixa de entrada livre de entulho: você não odeia quando precisa informar seu e-mail para se cadastrar em um site em que você não confia totalmente? O Ten Minute Mail oferece um serviço onde você pode obter um endereço de e-mail temporário para se cadastrar em sites assim, dessa forma você pode evitar o spam PARA SEMPRE.

O serviço também te oferece uma caixa de entrada para você verificar o e-mail. Veja aqui (em inglês) como funciona o serviço.

5. Diminua a quantidade de distrações: desligue seus alertas de e-mail.

Alerta de e-mails: eles parecem ser uma boa ideia, não é? Mas, na verdade, eles são uma das maiores fontes de distração no trabalho. Desligue esses alertas (mesmo que seja só uma ou duas horas por dia) para conseguir tirar maior proveito do seu tempo.

Publicidade

6. Envie e-mails de forma eficiente: planeje períodos do dia para responder e-mails e mensagens de texto.

Em vez de responder aos e-mails assim que chegam, faça três ou quatro pausas durante o dia para responder a eles. O mesmo vale para mensagens e telefonemas. Mantenha o número de interrupções em um mínimo para que você possa realizar muito mais.

7. Preste atenção nos minutos: Use o método dos dois minutos.

Esse é um truque de DOIS minutos, não um, mas preste atenção! Criado por David Allen, autor de "Getting Things Done", a regra dos dois minutos simplesmente recomenda que você avalie quais das suas tarefas levam menos de dois minutos para serem concluídas. Qualquer uma que leve apenas dois minutos para ser concluída deve ser feita logo, para que ela não seja sempre jogada para depois. Se uma tarefa leva mais de dois minutos, coloque-a em uma lista de tarefas e se organize para realizá-la mais tarde.

Publicidade

8. Coloque um plano em ação: use a Técnica Pomodoro para conseguir tirar melhor proveito do seu tempo.

Novoda

Como funciona: Tudo o que você precisa fazer é decidir a tarefa que você quer realizar e cronometrar 25 minutos. Durante esses 25 minutos, você deve se focar APENAS nessa tarefa ou trabalho em particular. Quaisquer outras tarefas que você possa acabar lembrando ou que aparecerem durante esse período devem ser anotadas para serem realizadas mais tarde. Quando passarem os 25 minutos, faça uma pausa curta, de cinco minutos, e comece novamente.

9. Monitore seus hábitos: veja o que está consumindo a maior parte do seu tempo instalando o Rescue Time.

O Rescue Time mantém um registro dos sites que você visita e monta um relatório semanal com toda sua atividade na internet para saber o que está consumindo seu tempo.

Publicidade

10. Buscas inteligentes: a maioria dos sites não tem uma opção de busca bem implementada, então, se você quer achar uma informação que você SABE que está em uma determinada página, use esse pequeno truque para facilitar sua busca:

Julie Gerstein

Abra o Google e digite "site:" e o site que você quer vasculhar, e aí coloque os termos que você deseja encontrar. Você terá apenas os resultados daquele site em particular.

11. Gerencie melhor seu telefone: esconda seus apps recreacionais.

Fox

"Eu liguei por oito segundos, então eu me distrai."

Coloque todos os seus aplicativos ~divertidos~ em uma pasta no seu celular para que eles não fiquem tão à vista. Você estará menos propenso a jogar um jogo que consome seu tempo se tiver que dar um ou dois toques a mais para encontrá-lo.

Publicidade

12. Desligue a mente: deixe seu telefone carregando em outro cômodo quando for dormir.

NBC

Isso vai te ajudar a dormir melhor e te dar espaço para fazer alguma coisa diferente com seu precioso tempo antes de dormir. Também vai te ajudar a evitar ficar enrolando na cama pela manhã mexendo no seu telefone.

13. Treine seu foco: segure uma caneta a cerca de 30 centímetros do seu rosto e encare a ponta da caneta por cerca de um minuto.

Tente limpar sua mente de quaisquer outros pensamentos e foque apenas na ponta da caneta. Esse minuto de meditação irá te ajudar a se concentrar em qualquer grande tarefa que você tenha que realizar.

Publicidade

14. Abandone os pensamentos negativos: o método do elástico.

CBC

Como funciona: Coloque um elástico, desses de prender dinheiro, no seu pulso. Sempre que você tiver um pensamento negativo, puxe o elástico e solte. Logo você irá começar a associar os pensamentos negativos com a dor do puxão do elástico e, com isso, vai começar a limpar sua mente desses pensamentos negativos.

Publicidade

15. Mantenha a calma: controle sua ansiedade com essa técnica de respiração.

BBC

Esse exercício é chamado de box breathing. Você só precisa: inspirar contando até quatro; segurar a respiração e contar até quatro; expirar contando até quatro, segurar novamente e contar até quatro. Repita isso até que você sinta seu corpo relaxar.

16. Ou experimente contar.

Se você estiver nervoso ou triste, tente contar mentalmente até se acalmar.

Publicidade

17. E, finalmente, tente mudar sua postura: mude a sua postura para mudar a forma como você mesmo — e os outros — olham para você.

Fox

Quer aumentar sua autoconfiança imediatamente? Experimente as posturas de poder. A primeira postura é ficar de pé com as mãos na cintura, com o queixo levemente erguido e o peito estufado. A segunda pose é ficar em pé com os braços levantados em V acima da cabeça (como se você estivesse comemorando uma vitória), com seu peito estufado e o queixo levantado. Faça isso antes de uma reunião importante, ou até mesmo comece seu dia fazendo uma ou duas poses dessas.

Quais dessas dicas rápidas fizeram diferença na sua vida? Conte para nós nos comentários!

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também