16 opções de trabalho voluntário para você ajudar a mudar o mundo

Basta boa vontade :)

1. Se você quiser trabalhar com crianças, pode ser um "Padrinho Nota 10" e ajudar os pequenos.

Você tem duas opções para ajudar as crianças: a primeira, por meio de doações, que podem ser feitas para o orfanato como um todo, ou diretamente para a criança que você optar apadrinhar.

De forma mais direta, você pode realizar trabalhos nas instituições prestando serviços nos orfanatos. O site Padrinho Nota 10 lista instituições por estados e cidades com telefones de contato e e-mail para você buscar mais informações.

2. Ainda se voluntariando para trabalhar com crianças, você pode integrar o programa "Família Acolhedora".

O Padrinho Nota 10 conta também com uma listagem de orfanatos que trabalham com o programa Família Acolhedora.

Nele você pode se cadastrar e capacitar-se para receber na sua casa, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.

Você precisa ter entre 25 e 55 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, não possuir antecedentes criminais e ter uma situação financeira estável. Aqui você pode saber mais informações.

Publicidade

3. Existem também grupos que realizam ações com pessoas em situação de rua.

Em São Paulo o grupo Entrega por SP se reúne em frente ao estádio do Pacaembu e visita pessoas em situação de rua para entrega de doações. Você pode saber mais aqui. Você também pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social da sua cidade e verificar quais são os programas da região.

4. Que tal ajudar os catadores de material reciclável?

Esse é o intuito do projeto Pimp My Carroça, que promove a visibilidade dos catadores de rua. Você pode ser voluntário de diversas formas, como grafitando carroças ou prestando serviços para os carroceiros como tratamento dentário ou aulas diversas. Veja mais aqui.

Publicidade

5. Você também pode ajudar na construção de moradias populares.

A Teto trabalha com a ajuda da construção de moradias populares. Você pode ser voluntário permanente ou trabalhar de forma pontual com construção, palestras e atividades comunitárias, por exemplo.

6. Que tal ser voluntário ajudando crianças com câncer?

Um dos locais mais conhecidos para realizar este trabalho é o GRAACC, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Aqui você pode agendar uma visita monitorada e ver como funciona o programa de voluntariado.

Publicidade

7. Você também pode ser voluntário contando histórias.

A ong Viva e Deixe Viver atua em diversos estados do Brasil e busca fomentar a educação e a cultura na Saúde através da leitura e do brincar. Confira aqui como ser um voluntário.

8. Os animaizinhos também podem receber seu apoio.

Tanto o Clube dos Viralatas quanto o Cão Sem Dono trazem opções de como ajudar os pequenos de quatro patas.

Publicidade

9. Você também pode ajudar os peludos levando-os para passear.

A Cãominhada rola em São Paulo e é organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses, onde voluntários levam os cachorros para passear todos os domingos. Você pode se inscrever aqui ou buscar o Centro da sua cidade e verificar se existe o programa.

10. Seu pet inclusive também pode ser um voluntário.

O Patas Therapeutas realiza treinamentos específicos para animais e seus donos realizarem trabalhos voluntários como visitação a hospitais e asilos.

Publicidade

11. E que tal ser voluntário dando aulas?

A organização Cidadão Pró-Mundo é uma das muitas organizações que buscam voluntários para dar aulas de inglês. Você pode buscar outras organizações que oferecem aulas temas que você tem mais domínio.

12. Você também pode trabalhar com idosos.

O Programa Velho Amigo propõe diversos trabalhos com idosos, que vão de serviços até sentar e conversar com residentes de asilos.

Publicidade

13. E você pode apenas ir entregar flores.

Sim, isso mesmo que você leu. O Flor Gentil recolhe flores em eventos e casamentos e monta buquês que são entregue para idosos. Fofo, né? :)

14. Ajude sem sair de casa.

Muitas organizações, como o Médico Sem Fronteiras e o Hospital das Clínicas de São Paulo, precisam de ajuda para buscar voluntários e doações em redes sociais. Confira também em todas as organizações que quer ajudar se eles precisam de serviços de redes sociais e comunicação online.

Publicidade

15. Procure o Centro de Voluntariado da sua cidade.

São Paulo, Rio de Janeiro e diversas outras cidades do país contam com centros de voluntariado que oferecem cursos, palestras e auxilio para você realizar serviços voluntários.

16. Ou busque um trabalho voluntário que te agrade no Atados.

O Atados traz uma série de organizações que precisam de voluntários. Você escolhe o tema, o local e diversas outras especificações para você encontrar o trabalho voluntário ideal para.

Publicidade

Veja também:

16 itens para te ajudar a ficar bem com você mesmo

Veja também