16 maneiras simples de melhorar seu relacionamento

Para a rotina e momentos especiais.

Perguntamos aos leitores do BuzzFeed Brasil que dica eles dariam, por experiência própria, para ter um relacionamento melhor. Aqui estão algumas das melhores respostas.

1. Escreva cartas como se fosse o "eu do futuro".

Getty Images

"Às vezes quando estamos passando por um momento muito difícil, eu escrevo cartas como se fosse a minha "EU do futuro" tranquilizando ele e dizendo que vai ficar tudo bem, que a gente conseguiu passar por tudo 😊", Gabriela Barbara.

Publicidade

2. Não tenha medo de expor seus desejos e fantasias sexuais.

Getty Images

"Não tenho medo nem vergonha de expor seus desejos e fantasias sexuais com seu parceiro. Você pode descobrir um mundo novo que torne a vida sexual de vocês muito melhor!", Renan Justino.

3. Reserve espaço para os pequenos carinhos na rotina.

Getty Images

"Quando meu namorado sai para trabalhar eu ainda estou deitada e dormindo, mas todos os dias vejo/sinto ele me dando um beijo no rosto, passando a mão nos meus cabelos e dizendo "me voy princesa". Parece coisa boba, mas depois que ele vai trabalhar eu acordo sorrindo. E um dia eu disse que o amava e ele respondeu: "eu sei que sim, quando eu te beijo todos os dias de manhã você dá um leve sorriso com o cantinho dos lábios mesmo que esteja dormindo profundamente". Ou seja, o segredo está em justamente não criar um ritual forçado, mas sim cultivar e fazer virar rotina algo tão simples, carinhoso e pessoal que cria um elo exclusivamente do casal", Palloma Aquino.

Publicidade

4. Faça uma lista de interesses em comum.

Getty Images

"Namorei uma pessoa que não era muito parecida comigo, com gostos bem diferentes dos meus. O que fizemos? Criamos uma lista com 10 coisas que cada um de nós gostaria que o outro fizesse conosco para criar interesses em comum. Vale pedir pra assistir seu filme favorito com você, ler um livro que te marcou, te ensinar algum hobby, e assim por diante. Sempre podemos ficar mais próximos e mais parecidos com quem amamos. Sabe aquele domingo às 14 da tarde e vocês estão sem ideias? Leiam a lista e façam algo”, Nicole Fischer Perez.

5. Se interesse pelo trabalho do seu amor.

Getty Images

"Se interesse verdadeiramente pelo trabalho, hobby ou alguma paixão do seu amor. Mesmo que você não entenda muito ou não seja muito a sua praia, ele/ela vai ficar muito feliz com o seu interesse e apoio. :)", Marina Fragoso.

Publicidade

6. Deixe um bilhetinho para cada dia da semana.

Getty Images

"Moramos em cidades diferentes e nos vemos aos finais de semana, então às vezes eu deixo cinco bilhetinhos, um pra cada dia, com alguma mensagem boa e uma música pra ela ouvir e saber que que de certa forma estou por ali", Luiz Cesar Gösy.

7. Crie tempo juntos.

Getty Images

"É essencial ter um momento só pros dois. Como nós temos um filho, quase todo final de semana ele vai pra casa da minha mãe e assim saímos pra passear, assistir um filme, ir no motel também. Variar o local um pouco, fazer umas loucuras faz bem pra alma do casal 😇", Lummy Caroline.

Publicidade

8. Não espere alguém sem defeitos.

Getty Images

"Todos têm defeitos, não tem como escapar. Então, procure alguém cujos defeitos não sejam insuportáveis para você. Meu marido, por exemplo, é super bagunceiro, mas eu posso lidar com isso, não é nada que me irrite profundamente", Pin Prestes.

9. Fale sobre os problemas quando tudo estiver bem.

Getty Images

"Se algo pequeno está te incomodando, fale enquanto está tudo bem. No meio de uma briga ou crise de irritação o peso vai ser 10 vezes maior", Camila Sant'ana.

Publicidade

10. Elogie SEMPRE.

Getty Images

"Não perca a mania de elogiar! Não precisa ser toda hora e nem nada meloso, mas dizer o quão linda é a pessoa que está com você em alto e bom som cai super bem", Rafaella Carvalho.

11. Inclua o parceiro em todos os planos do casal.

Getty Images

"Inclua seu/sua parceiro/a em todos os planos sobre tudo que envolve o casal. Não tenha medo de sugerir o que você gosta, mas também ouça as opiniões dele/dela a respeito da decoração da casa nova, por exemplo. Chegar a um consenso pode ser muito mais fácil e surpreendente do que parece (aí isso já vale para tudo mesmo). Fica tudo mais leve. Isso não quer dizer que você vai perder sua individualidade", Ana Walzburger.

Publicidade

12. Entenda que todos têm individualidades.

Getty Images

"Se você se importa com seu parceiro e ele com você, entendam que todos têm individualidades. Eu vou pra academia quase todo santo dia e gosto de um tempo no fim de semana pra cuidar de mim, tipo hidratação no cabelo, e meu namorado tem um lado nerd que eu não acompanho direito. Resultado: aos fins de semana, enquanto ele assiste "Cavaleiros do Zodíaco" na Netflix, eu estou com a cara verde de máscara e uma touca na cabeça no quarto lendo meu Kindle. Respeitar espaços e gostos é fundamental", Alana Aguilar.

13. Antes de brigar, pergunte-se: "essa briga vale a pena?"

Getty Images

"Não viva brigando. Se você quisesse uma guerra, teria se casado com seu irmão mais novo. Seu parceiro te ama, não seja tão rude com ele e tudo vai ficar bem", Debora Raquel.

Publicidade

14. Não deixe ninguém controlar sua vida e nem controle a de ninguém.

Getty Images

"Não deixe ninguém controlar sua vida nem tente controlar a vida de ninguém. Uma coisa bem comum nos casais é um querendo controlar roupas, horários e até amizades do outro. Isso não é nada saudável pro relacionamento, torna um pessoa prisioneira da outra", Paula Costa de Oliveira.

15. Nunca durma brigado.

Getty Images

"Nunca dormir brigados. Mas nunca mesmo! Primeiro que não faz bem para você e acaba acumulando vários sentimentos que, na verdade, não deveriam estar ali. Mas chegaram naquele momento de raiva", Nathália Costa.

Publicidade

16. Faça do bom-humor uma ferramenta a favor de vocês.

Getty Images

"Se vocês têm um senso de humor semelhante, faça disso uma ferramenta importante para manter a chama do bom humor acesa. Marque seu parceiro em memes naquele horário que você sabe que ele tem uma folguinha no trabalho", Juliana Mendonça.

Veja também:

14 pessoas ansiosas demais para esperarem os crushs lentos

18 histórias sobre começo de namoro que vão derreter seu coração

Veja também