16 livros que poderiam tornar o mundo um lugar melhor

Livros podem mudar pessoas e pessoas mudar o mundo.

Recentemente, pedimos pro pessoal do BuzzFeed Community nos dizer qual livro poderia fazer do mundo um lugar melhor, se todo mundo lesse. Aqui estão algumas respostas.

1. "A Noite", de Elie Wiesel

Livraria Cultura / Reprodução

"É um relato em primeira pessoa da experiência real dele em um campo de concentração durante o Holocausto. Tem um final feliz e faz a gente refletir sobre como nossas vidas são afortunadas."

—Sarah D., via Facebook

Publicidade

2. "Muito Longe de Casa: Memórias de um Menino-Soldado", de Ishmael Beah

Editora Ediouro / Reprodução

"É uma história real sobre um menino recrutado pelo governo africano para ser um soldado. Não posso enfatizar suficientemente o quanto todos precisam lê-lo. Por favor, vocês não vão se arrepender, e ele vai ensinar uma lição preciosa a todos."

hannahc123

3. "A Cidade do Sol", de Khaled Hosseini

Estante Virtual / Reprodução

"Especialmente com todas as mudanças políticas no mundo neste momento, tais como as guerras no Oriente Médio e os movimentos pelos direitos das mulheres, ele realmente humaniza a experiência toda para aqueles que, de outra forma, estariam cegos a ela."

—Lois P., via Facebook

Publicidade

4. "Longa Caminhada Até a Liberdade", de Nelson Mandela

Saraiva / Reprodução

Recomendado pela Katy O., via Facebook, esta é a autobiografia do finado Nelson Mandela, narrando sua infância, adolescência e os 27 anos na prisão.

5. "Quarto", de Emma Donoghue

Amazon / Reprodução

Sugerido pelo Daniel S., via Facebook, este romance conta a história de um menino de 5 anos mantido em cativeiro com sua mãe. Donoghue se inspirou no caso Fritzl em 2008.

Publicidade

6. "Os Miseráveis", de Victor Hugo

"Ele mudou minha visão de mundo e me tornou mais consciente do que acontece ao meu redor."

—Angely A., via Facebook

"Todo mundo deveria aprender a não julgar os outros pelas circunstâncias das suas vidas, mas pelo que fizeram com ela. Uma prostituta pode ser uma mãe amorosa, um ex-presidiário e uma filha abandonada podem ser heróis. É o livro mais longo e mais lindo que já li."

TonyaPenn

7. "Os Quatro Compromissos", de Don Miguel Ruiz

"Indispensável para entender como as outras pessoas agem e como você deveria reagir. Ele faz você perceber o quanto acreditamos que o mundo gira ao nosso redor, e ensina como evitar essa mentalidade egoísta, assim como aceitar que as atitudes e a negatividade dos outros não são culpa nossa. Um livro maravilhoso para aqueles que buscam abrir suas mentes, melhorar relacionamentos e expandir seus conhecimentos sobre o amor e a vida."

—Mackenzie W., via Facebook

Publicidade

8. "Comer Animais", de Jonathan Safran Foer

"É uma análise incrível de como a produção e o consumo de carne mudaram no decorrer da história, como eles estão profundamente atrelados à nossa cultura e seus efeitos nos nossos corpos e no nosso planeta. Os livros podem nos ensinar coisas que não sabemos, mundos que nunca imaginamos, situações filosóficas e morais com as quais nunca nos depararíamos de outra forma. Mas este livro em especial pode nos ajudar a confrontar o aqui e agora. O problema bastante real do consumo de carne na nossa cultura, o tratamento ético do mundo animal e o que podemos fazer para mudar."

—Samantha M., via Facebook

9. "Fronteiras do Universo", de Philip Pullman

Objetiva, Objetiva,

"Ele mostra que ser governado pela religião e levar toda palavra a sério pode ter consequências terríveis, especialmente em mentes impressionáveis. Ele também incentiva a questionar a autoridade e se perguntar quem deu poder a ela. Sinto que a mensagem dele também é de que a religião sem espiritualidade leva à corrupção. 'Fronteiras do Universo' mostra que a espiritualidade é bem mais importante. Ele também mostra como é importante entender e conhecer a si mesmo."

—Jacob H., via Facebook

Publicidade

10. "O Poder dos Quietos", de Susan Cain

"Para todos os meus colegas introvertidos por aí, este livro explica como somos diferentes dos nossos amigos extrovertidos e por que é normal ser reservado e querer tempo valioso sozinho. Bem pesquisado e maravilhosamente escrito por uma introvertida, nele Cain discute o ideal de extroversão, a biologia da introversão e a dinâmica de extroversão/introversão em outras culturas. Este livro me fez repensar nas minhas interações cotidianas com os outros e em como vejo a mim mesma. Verdadeiramente revelador."

emilym0lloy

11. "Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola", de Maya Angelou

José Olympio Editora / Reprodução

Recomendado pelo Timmy-Dog C., via Facebook, esta é a autobiografia triunfante da finada Maya Angelou sobre sua infância.

Publicidade

12. "Como Mentir Com Estatística", de Darrell Huff

"É uma leitura fácil — 144 páginas e escrito sem presumir que o leitor tenha conhecimentos em matemática. O mundo seria um lugar melhor se mais pessoas fossem capazes de analisar criticamente as estatísticas com que se deparam diariamente."

susannahk42ff6517c

13. "O Castelo de Vidro", de Jeannette Walls

"É a história da autora sobre seu pai alcoólatra, sua mãe mentalmente instável e seus três irmãos. Eu o leio o tempo todo."

kueenkiser

Publicidade

14. "Sidarta", de Hermann Hesse

Livraria Cultura / Reprodução

"Este livro mudou completamente a minha forma de ver o mundo, o dinheiro e a felicidade. Ele me deu uma perspectiva diferente e realmente me mostrou que há coisas mais importantes na vida do que os bens materiais, e que a felicidade e a iluminação não podem ser ensinadas."

taylord23

15. "O Tao do Pooh", de Benjamin Hoff

Amazon / Reprodução

"Este livro tem as passagens mais perspicazes que já li na vida."

janej92

Publicidade

16. "Walden", de Henry David Thoreau

"Ele ensina a valorizar o que se tem, questionar sua necessidade de mais coisas, apreciar a natureza e ter orgulho do que se pode conquistar com as próprias mãos."

ellywashere

Veja também:

39 frases finais de livros que vão te arrepiar da cabeça aos pés

14 dicas e truques para realmente ler mais livros em 2018

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também