16 itens para te ajudar a ficar bem com você mesmo

Porque às vezes a gente esquece de olhar pra dentro.

1. O livro "Listografia" que funciona como um exercício de organização de memórias.

Criado por Lisa Nola, o livro funciona como um daqueles cadernos de perguntas da época de colégio. Nele questões como: qual sua melhor compra, quais endereços você já morou ou quais as melhores séries do mundo se misturam formando sua biografia em formato de listas.

Um exercício simples, ora divertido, ora complexo que pode te ajudar a lembrar e refletir situações da sua vida. Você pode comprar aqui.

2. Organizar o externo pode ajudar a colocar em ordem o que se passa na parte de dentro.

Organizar um armário, a casa ou as finanças pode ajudar você a acessar memórias e ajudar a fazer novos planos. Por isso, mesmo com a preguiça batendo, vale a pena arrumas as coisas da sua vida com certa frequência. No nosso board do Pinterest você pode pegar algumas dicas.

Publicidade

3. Tenha um diário e faça listas de desejos.

Nesse vídeo da Jout Jout, ela conta a importância de se ter um diário e como foi encontrar uma lista de desejos que gostaria de realizar depois de um ano. Além de te divertir, você vai se animar em começar a escrever na hora.

Ah, você pode assistir outros vídeos da youtuber aqui e descobrir outras lições de vida com a Jout Jout nesse post .

4. Tente descobrir uma atividade física que você realmente goste fazer.

Se você já faz algum exercício, essa dica não faz muito sentido. Mas se você não faz, provavelmente tem uma ótima justificativa para isso -- assim como a maioria de nós. Porém fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente é muito importante para saúde física e mental.

Nessa entrevista, Dr Dráuzio Varella detalha os benefícios dos exercícios.

Uma dica bacana é entrar nas atividades físicas da moda (a do momento é o CrossFit) porque você tem chances de encontrar mais pessoas para te estimular a praticá-la. Ou seja: mais opções de locais para fazer e gente para falar sobre a atividade.

Publicidade

5. Invista no livro-objeto "1 Página de Cada Vez".

No mesmo esquema do "Listografia" o livro "1 Página de Cada Vez" propõem uma série de atividades com temas diversos envolvendo pinturas, colagens, escritas e até pequenas missões.

Confira mais sobre o livro nessa entrevista do autor ao BuzzFeed Brasil e compre aqui.

Outras opções de livros objetos são "Destrua Esse Diário" e "Termine Este Livro".

6. Realize trabalhos artesanais.

Especialistas afirmam que atividades DIY ("Do it yourself", ou "faça você mesmo", em português) auxiliam no combate à depressão, ajudam em processos de socialização e trazem diversos benefícios à saúde mental.

Os blogs Casa de Colorir e Casa da Chris têm diversos tutoriais super bacanas de DIY.

Publicidade

7. Assista desenhos animados e relaxe.

Além de desenhos feitos para adultos, as produções infantis tem se mostrado bastante interessantes e muito boas para relaxar. Um bom exemplo é "Adventure Time" (Hora de Aventura), do Cartoon Network que aborda temas complexos como amor e luto de forma psicodélica. Você pode assistir no NETFLIX ou no próprio canal do Cartoon.

8. Entre na onda dos livros de colorir.

Não é à toa que os livros de colorir se tornaram tão populares. Além de estimularem a concentração e a criatividade, eles permitem que pessoas mais inquietas tenham um tempo com si mesmo e com seu entorno particular.

Ah, e não precisa ser só Jardim Secreto não, você pode escolher outras opções diferentes dessa nossa lista.

Publicidade

9. Aprenda a meditar.

Talvez o exercício mais conhecido para o autoconhecimento, a meditação conta com variações de tempo e formas. Neste tutorial você pode ver os primeiros passos para a milenar prática.

10. Baixe aplicativos em seu celular para monitorar sua saúde.

https://itunes.apple.com/il/app/up-by-jawbone-free-fitness/id916240764?mt=8, https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.fitness

Com o Google Fit você pode definir uma meta exercícios diários. Quando você os conclui, é notificado e parabenizado. Já o Jawbone Up, também ajuda o monitoramento do sono e da alimentação. Veja aqui outros apps que podem ajudar a mudar a sua vida.

Publicidade

11. Pratique yoga em casa.

Neste vídeo de cerca de 20 minutos você aprende como realizar exercícios simples de yoga, uma técnica de convergência entre mente e corpo conhecida por ser bastante relaxante e que permite uma abertura para novas reflexões e pensamentos.

12. Se junte a uma aula de luta.

Sucesso nas academias de luta do país, o Muay Thai é uma excelente atividade física e assim como outras lutas, alia concentração à respiração e atividades aeróbicas. De novo, lutas mais conhecidas podem ser uma ótima opção para evitar o desânimo na hora de ir para as aulas.

Publicidade

13. Siga as dicas do livro "Como Manter a Mente Sã".

No livro, a psicoterapeuta Philippa Perry descreve o funcionamento da mente e apresenta uma série de exercícios que fortalecem a resiliência, senso de perspectiva e aumentam a criatividade. Você pode comprar aqui.

14. Faça uma aula de algo que você nunca fez.

Participar de uma aula sobre um tema que você não domina é uma jornada ampla que envolve socialização, superar desafios individuais e ter a sensação de aprender algo novo, independente da sua idade.

Em São Paulo, o Sesi oferece uma quantidade considerável de cursos gratuitos que podem ser consultados aqui. Já pelo Brasil, diversas unidades do SESC oferecem cursos a preços acessíveis em diversas modalidades. Para saber mais clique aqui.

Publicidade

15. Faça procedimentos estéticos caseiros.

Além de economizar nas idas ao salão de cabeleireiro, os procedimentos caseiros são mais baratos e podem ser muito relaxantes. Seja fazendo as unhas ou aplicando uma máscara, você vai realmente cuidar de você mesmo enquanto pensa na vida.

Aqui você encontra 20 receitas caseiras de beleza para testar.

16. Busque o acompanhamento de um profissional.

Psicólogo, terapeuta, analista... são muitos os profissionais que podem te ajudar se encontrar. Buscar esse acompanhamento não é sinal de fraqueza ou doença. Significa aproveitar a ajuda de alguém que se dedicou a estudar o comportamento humano e vai te oferecer ferramentas para ter uma vida melhor.

Aqui você pode descobrir quais os profissionais mais indicados para os seus questionamentos.

Publicidade

Veja também