16 formas bem tranquilas de diminuir o açúcar que você come

Dicas e truques que vão te ajudar a cortar o açúcar adicionado da sua dieta sem muito sofrimento.

Kate Bubacz / BuzzFeed News

Doce é UMA DELÍCIA. Por isso, tentar diminuir a quantidade de açúcar adicionado na sua dieta pode ser muito difícil no início.

FOX/Hulu

(Importante: açúcar adicionado significa apenas o açúcar que é adicionado ao alimento durante a fabricação ou processamento. Portanto, é diferente do açúcar natural presente em frutas e derivados do leite. Confira este link para saber mais sobre açúcar e carboidratos.)

Então, perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais dicas e truques elas tinham para facilitar a tarefa de reduzir o consumo de açúcar.

Publicidade

1. Em primeiro lugar: não tente parar de comer açúcar adicionado de uma vez só.

20th Century Fox / Via wiewelmdicaprio.tumblr.com

"Como eu vou viver?"

"Eu comecei cortando açúcar lentamente para não ficar no desespero. Eu lia vários rótulos e lembrava a mim mesma frequentemente dos efeitos adversos do açúcar no meu corpo. Eu fiz mudanças lentas, mas efetivas, e isso realmente fez a diferença."

mrsh810

2. E aprecie as coisas com moderação. Deixar de comer o que você adora pode deixar tudo mais difícil.

"Também é importante lembrar que nem todo grama de açúcar é ruim para você. Se você quiser comer um biscoito, e não come um há um bom tempo, vá em frente e coma o biscoito. Não sacrifique sua felicidade por uma dieta sem açúcar."

zoembrown2002

Publicidade

3. Faça escolhas de estilo de vida mais saudáveis em outras áreas da sua vida – isso vai fazer com que comer menos açúcar seja muito mais administrável.

Disney / Via giphy.com

"A maior mudança que fiz foi passar a dormir o suficiente à noite para não ter que compensar com café ou porcarias. Além disso, passei a beber muita água, evitar comprar alimentos açucarados ou processados e cozinhar a maioria das minhas refeições em casa, para poder comer mais vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Fazer outras escolhas de estilo de vida me ajudou naturalmente a cortar o açúcar adicionado da minha dieta."

kla040

4. Pesquise: aprenda como o açúcar afeta seu corpo e aprenda a ler as tabelas nutricionais.

Ekaterina79 / Getty Images

"Uma época eu fazia muita pesquisa. Aprendi a ler as tabelas nutricionais dos alimentos e descobrir quantas daquela palavras complicadas simplesmente significavam açúcar.

Eu aprendi sobre o impacto do açúcar no meu corpo e por que ingerir muito é ruim para você. Isso me ajudou a criar uma dieta que funcionasse para o meu corpo. Lentamente, eu me ajustei e percebi que não ansiava pelo açúcar como antes."

maxw46042041e

Veja aqui uma lista de comidas que têm muito açúcar e sódio adicionados.

Publicidade

5. Depois, descubra quais alimentos, condimentos, bebidas, guloseimas etc. são carregados de açúcar adicionado e quais não.

NBC / Via gifmania.co.uk

"Simplesmente comecei a eliminar coisas que tinham açúcar demais: refrigerantes, sucos, doces etc. Minha primeira providência foi cortar sobremesas com açúcar refinado e ingredientes processados. Quando eu ficava com vontade de comer, eu fazia uma calda de chocolate com mel escuro, óleo de coco e cacau amargo de boa qualidade, e comia com frutas, tipo um fondue.

Depois, comecei a fazer minha própria versão das coisas que têm muito açúcar adicionado se compradas prontas: molhos de saladas, geléias e gelatinas, cereal, pão etc. Eu também comecei a procurar alternativas a produtos que geralmente têm açúcar: ketchup, maionese, molho barbecue. Eu levei cerca de 1 mês e meio para me acostumar e, honestamente, nunca me senti melhor.

mrsh810

6. Tenha sempre a mão lanchinhos que tenham teor de açúcar relativamente baixo.

Monique (Ambitious Kitchen) / Via ambitiouskitchen.com

"Se você tiver comidinhas saudáveis e com baixo teor de açúcar à mão, você vai ficar menos tentado durante o dia."

p47bad28af

Publicidade

7. Escolha alimentos ricos em proteína e carboidratos complexos no café da manhã em vez de granolas e cereais açucarados.

"Em vez de comer cereal no café da manhã, agora faço um shake de proteína. Cereais e granola têm um monte de açúcar adicionado, e eu me sinto muito melhor agora que não começo meu dia com um café da manhã cheio de açúcar."

kelseyn40564cf1c

8. Comece a comer mais frutas, e as use para dar sabor naturalmente a alimentos e bebidas, em vez de comer e beber coisas com sabor artificial.

"Eu parei de comprar coisas como iogurte com sabor. Em vez disso, compro iogurte natural (mesmo, não adoçado) e adiciono frutas congeladas, depois de descongelar. Frutas congeladas são ótimas, pois elas têm muito líquido depois de descongelar, assim o iogurte acaba ficando cheio de sabor. Além disso, adicionar frutas na água é ótimo, e é muito melhor do que sucos de fruta com xarope de milho ricos em frutose."

michellem44a003cb7

Publicidade

9. Tente evitar refeições baseadas em carboidratos simples.

"Refeições cheias de carboidrato são gostosas, mas, no fim das contas, me deixavam lento, letárgico e com fome de novo pouco tempo depois. Então hoje, se eu for comer carboidratos, escolho os complexos – batata doce, arroz integral etc. Eu também tento comer a proteína do meu prato primeiro ou pelo menos antes de colocar as coisas cheias de açúcar na boca."

knottynautical

10. Leve coisas como frutas e verduras para beliscar quando estiver no trabalho.

"Eu fiz pequenas mudanças. Em vez de levar bolachas para o trabalho, passei a levar frutas ou palitinhos de verduras. Essas pequenas coisas, como o que você belisca, realmente fazem a diferença."

e4328d4615

Publicidade

11. Tente cortar o refrigerante trocando por coisas como água com gás ou saborizada – NADA de refrigerante diet.

"O refrigerante tem um teor incrivelmente alto de açúcar, e refrigerantes diet não são nem um pouco melhores para você. Assim, uns dois anos atrás, decidi tentar cortá-lo e beber mais água e água com gás. Das poucas vezes em que tomei um gole de refrigerante desde então, o único gosto que senti foi de xarope.

mrctheamazing

12. E aumente muito a proteína da sua dieta, para que você se sinta satisfeito(a) por mais tempo e sinta menos vontade de comer açúcar.

Jenny Chang / Via buzzfeed.com

"A melhor coisa que fiz foi adicionar mais proteína à minha alimentação. Comecei bebendo shakes de proteína e comendo muito frango e camarão grelhados. Descobri que fico tão satisfeito depois das refeições que não tenho vontade de comer doces."

knottynautical

Publicidade

13. Passe longe de produtos "light" com baixo teor de gordura.

"Sempre que tiram a gordura de algum produto (como qualquer coisa rotulada de 'light' ou 'baixo teor de gordura'), geralmente colocam açúcar para compensar a falta de sabor. A gordura não é ruim – na verdade, te dá nutrientes necessários e te deixa satisfeito. Comprar produtos sem corte de gordura, na verdade, pode ajudar você a cortar o açúcar adicionado.

maggiem45481cd39

14. Tente pôr menos açúcar no café e no chá – e pense em cortar o adoçante de vez da dieta.

"Aprendi a beber meu café preto e meu chá gelado sem açúcar. Levou um tempo e tive que ir parando aos poucos, mas hoje, se como alguma coisa com açúcar, ela fica excessivamente doce e não consigo mais apreciar.

jaymiem925

Publicidade

15. Encontre alternativas ao açúcar também para cozinhar.

Disney / Via giphy.com

"Eu adoro fazer bolos e biscoitos, então encontrei alternativas para os ingredientes ricos em açúcar. Tâmaras são um ótimo adoçante natural."

shelbyp4240d8926

16. Por fim, lembre-se de que aprender o que funciona para o seu corpo é um processo de tentativa e erro e que nem tudo que você lê vai levar aos resultados que você quer.

HBO / Via tenor.com

"Bora lá".

"Acima de tudo, lembre-se de que todos os corpos são diferentes. E isso significa que nem tudo vai funcionar para você, e não tem problema! Às vezes, é necessário experimentar um pouco para descobrir o que te faz se sentir melhor."

zoembrown2002

Publicidade

As respostas enviadas foram editadas por questões de espaço e clareza.

Veja também:

13 coisas que você deveria saber antes de cortar os carboidratos da sua dieta

14 dicas para comer o que quiser e ainda ser saudável

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também