16 coisas que toda nova loira deve saber

Um cabelo igualmente trabalhoso e maravilhoso.

1. Fique de dois a três dias sem lavar o cabelo antes de ficar loira.

A oleosidade vai ajudar a proteger os fios e o couro cabeludo das descolorações. Há também a opção de usar protetores específicos que funcionam mais ou menos como o nosso sebinho natural.

2. Escolha um profissional de sua confiança.

Pelo amor de deus, não tente fazer isso sozinha. Só um profissional poderá dizer quantas descolorações o seu cabelo será capaz de aguentar e os tratamentos entre elas para que o seu loiro fique bonito, forte e saudável.

Ser loira não é barato, mas consertar e recuperar o cabelo de um procedimento mal feito pode sair ainda mais caro.

Publicidade

3. Se puder, fique loira aos poucos.

Independentemente do método escolhido - luzes, descoloração tradicional, reflexos - fazer em etapas permite que o seu cabelo tenha a oportunidade de se recuperar antes de qualquer próximo passo.

4. O método escolhido vai fazer toda diferença na manutenção.

Deixar a raiz esfumada ou optar por californianas pode diminuir e muito a frequência de suas idas ao salão.

Publicidade

5. Depois de ficar loira, evite prender o cabelo em rabos e esconda as escovas

Isso porque seu couro cabeludo pode ficar muito sensível após a descoloração.

6. Aumente o intervalo entre as lavagens para dois ou três dias.

Pode até parecer muita coisa para quem tem o costume de lavar o cabelo todo dia, mas quando o seu cabelo está descolorido e ressecado de verdade, fica fácil, fácil. Os shampoos secos quebram um galhão nesses dias!

Publicidade

7. Adote um cronograma capilar como este:

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados que permitem desde recuperar um cabelo danificado a deixar um cabelo que já está saudável ainda mais bonito.

Na etapa de hidratação, use máscaras com extratos vegetais, glicerina, aloe vera e silicones. Para fazer a nutrição, escolha máscaras que tenham manteigas e óleos de origem vegetal. Por fim, na reconstrução, opte por máscaras que contenham queratina, creatina, ceramidas ou colágeno em suas composições.

Não recomendamos nenhum produto em específico pois eles serão diferentes a depender do tipo e do estado do seu cabelo.

8. Apele para medidas antiquebra.

Medidas simples como evitar prender o cabelo, secar o cabelo com toalha de algodão e substituir fronhas por versões de seda ou cetim podem ajudar a diminuir a quebra dos fios.

Publicidade

9. Combata os bad hair days com finalizadores.

Leave-ins, serums, sprays doadores de brilho e óleos irão se tornar seus melhores amigos na hora de sair de casa, diminuindo o aspecto "espigado" e o frizz.

Já as dependentes de secador, babyliss ou chapinha, não devem dispensar os protetores térmicos por causa do risco deles piorararem ainda mais o estado de seu pobre cabelo descolorido.

10. Faça regularmente a correção de cor.

A maioria das loiras sofre com um tom amarelado que vai aparecendo com o tempo nos fios. A correção pode ser feita com shampoos, máscaras e tonalizantes ricos em pigmentos azuis, roxos, cinzas, e até pretos.

O cuidado que vale para todos os métodos é de não exceder o tempo de ação para não acabar com os fios manchados na cor do produto escolhido.

Publicidade

11. Evite o sol, mar e piscina.

O sol acelera a oxidação e pode deixar seus fios amarelados antes do tempo, enquanto que o mar e a piscina podem deixar os seus fios verdes e ainda mais ressecados.

Se a exposição ao sol ou à piscina for inevitável, procure usar um protetor solar específico para cabelos, além de lançar mão de chapéus e bonés.

12. O retoque pode ser mais complicado do que você imagina.

É importante saber que você pode ter que adiar o retoque se o seu cabelo não estiver saudável o suficiente. No entanto, esperar muito tempo pode aumentar a probabilidade de o seu cabelo ficar com diferença de tom da raiz em relação ao comprimento.

Converse com o profissional responsável para alinhar possibilidades e expectativas.

Publicidade

13. Seu cabelo será uma metamorfose ambulante.

Acostume-se a um cabelo que vai estar cada dia de uma cor. Seja pela diferença de hidratação do dia que você lavou para os demais dias ou porque o loiro está oxidando ou porque você acabou de fazer uma correção de cor.

Identifique o momento que você mais gosta e tente reproduzir as mesmas condições quando necessário, mas aprenda também a driblar os inevitáveis momentos que você não gosta tanto com penteados e produtos finalizadores.

14. Tenha paciência.

Muitas pessoas acabam não aguentando a rotina de manutenção do loiro e logo desistem da cor aplicando uma tinta escura. No entanto, a maioria também se arrepende pouco depois, já que a tinta não melhora a condição geral dos fios.

Se quiser escurecer, opte por um tonalizante que é menos agressivo que a tintura e que permite, em caso de novo arrependimento, voltar a tentar ser loira com mais facilidade.

Publicidade

15. Consulte um profissional antes de testar novos procedimentos.

Alguns tipos de progressiva e botox são compatíveis com cabelos descoloridos, mas nem sempre isso acontece. Para evitar surpresas, antes de experimentar qualquer novidade, consulte um profissional que possa avaliar o seu histórico capilar e a condição dos seus fios.

16. Divirta-se!

A gente não pode confirmar ao certo se as loiras se divertem mais. Mas depois de tanto trabalho, você definitivamente merece curtir muito o seu novo cabelo!

Publicidade

Veja também