16 atores e atrizes que leram roteiros de filmes e tiveram algumas ideias

Meryl Streep trabalhou pra caramba para ganhar o primeiro Oscar de sua carreira!

O trabalho de um ator ou uma atriz é muito mais do que só memorizar falas e recitá-las em frente à câmera. É necessário trazer vida aos personagens, o que inclui tomar decisões essenciais sobre o visual e a maneira como falam e se movimentam.

um tespiano
um tespiano

"Atuação!"

NBC / Via giphy.com

No entanto, o diretor quase sempre dá a palavra final. Para muitos atores, interpretar um personagem nas telas é uma colaboração com o diretor, mas, muitas vezes, eles precisam lutar pelas mudanças que acreditam ser melhores para o papel.

"Estou sempre certa."

ABC / Via giphy.com

Publicidade

Aqui estão 16 atores que lutaram e conseguiram fazer grandes alterações nos seus personagens:

1. No início, Mike Myers gravou o diálogo para "Shrek" com uma versão mais pronunciada do seu sotaque canadense, mas depois de assistir ao primeiro corte, decidiu regravar utilizando um sotaque escocês para contrastar com o sotaque britânico de Lorde Farquaad.

Shrek raises a glass
Shrek raises a glass

Dreamworks / © DreamWorks / Courtesy Everett Collection

Ele achou que o sotaque canadense fez o ogro parecer menos amigável, pois era mais assustador e menos vulnerável do que queria que o personagem fosse.

A alteração exigiu que os animadores, que já estavam quase finalizando o filme, refizessem algumas cenas. De acordo com o estúdio DreamWorks, a edição custou entre 4 e 5 milhões de dólares (cerca de R$20 e 25 milhões) — 10% do orçamento total do filme!

Publicidade

2. Assim que foi chamada para o elenco de "A Bela e a Fera", Emma Watson estava determinada a tornar Bella uma "heroína ativa", o que incluía abrir mão de espartilhos para que pudesse se mexer e andar à cavalo com facilidade.

Belle twirls in her iconic ballgown
Belle twirls in her iconic ballgown

Walt Disney Co. / © Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

Em entrevista, a figurinista Jacqueline Durran afirmou: "Bela não poderia usar espartilho, precisava estar confortável... Foi um dilema incorporar esses elementos".

3. No arco original da personagem de Michelle Rodrigues, Letty Ortiz, em "Velozes e Furiosos", ela traía Dominc Toretto, mas a atriz se recusou e ameaçou sair do filme caso isso não fosse retirado do roteiro. Vin Diesel concordou com ela.

Letty stands in front of her car
Letty stands in front of her car

MCA / © MCA / Courtesy Everett Collection

Em entrevista, ela disse: "Seria realista uma garota latina que está com o macho mais alfa traí-lo com um menino bonitinho? Tive que bater o pé. Quase chorei e disse que ia me demitir, mas ao mesmo tempo, pedindo para que não me processassem. Eu não poderia fazer aquilo na frente de milhões de pessoas... Vin foi o primeiro a conversar comigo quando chorei. Ele me disse: 'Estou ao seu lado. Fique tranquila e deixe que eu lido com isso. Você está certa. Isso queima meu filme de qualquer forma'. E foi assim. Esse foi o início do conto de fadas da Letty".

Publicidade

4. Jason Isaacs ficou "levemente horrorizado" quando os figurinistas de "Harry Potter" deram a ele um terno risca de giz e uma peruca curta preta e branca. Ele declarou que Lúcio Malfoy era "racista e eugenista" e que ele "nunca cortaria o cabelo ou se vestiria como um trouxa". Em vez disso, ele sugeriu usar uma peruca de cabelos longos e brancos e uma roupa chamativa de bruxo.

Lucius glares at the other Death Eaters
Lucius glares at the other Death Eaters

Warner Bros. / © Warner Bros. / Courtesy Everett Collection

"Para manter o cabelo reto, eu tinha que inclinar a cabeça para trás, então estava sempre olhando para as pessoas com um ar de desdém. Aí estava 50% do meu personagem", afirmou o ator em entrevista.

5. Samuel L. Jackson pediu ao diretor George Lucas que deixasse Mace Windu usar um sabre de luz roxo para ajudá-lo a se destacar da multidão durante a batalha final de "Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones".

Mace Windu battling with his purple lightsaber
Mace Windu battling with his purple lightsaber

20thcentfox / © 20thCentFox / Courtesy Everett Collection

No início, George não gostou muito da ideia, mas durante as regravações, deu as boas notícias ao ator e concedeu o pedido.

Publicidade

6. De primeira, Crispin Glover recusou o papel de Homem Magro em "As Panteras" pois achou os diálogos terríveis, mas decidiu entrar no projeto depois que o diretor McG concordou que ele interpretasse o personagem silenciosamente.

Thin Man holds up a hand to stop someone
Thin Man holds up a hand to stop someone

Columbia Pictures / © Columbia Pictures / Courtesy Everett Collection

"O diálogo era só expositivo", afirmou o ator.

7. Meryl Streep foi chamada para fazer o teste de atuação em "Kramer Contra Kramer", que foi baseado em um romance de Avery Corman, escrito para contrariar o que ele considerava uma "retórica tóxica" do movimento feminista. Ela insistiu para que reescrevessem o papel da protagonista, Joanna Kramer, para que ela se tornasse um melhor reflexo das lutas das mulheres modernas que passam por um divórcio, em vez de "uma ogra, uma princesa e uma idiota", se quisessem que ela atuasse no filme.

Joanna takes the witness stand
Joanna takes the witness stand

Columbia Pictures / © Columbia Pictures / Courtesy Everett Collection

O profundo conhecimento da personagem foi o que fez Meryl ganhar o papel. O diretor Robert Benton inclusive pediu para que ela escrevesse o discurso final de Joanna no tribunal.

Com essa atuação, a atriz ganhou seu primeiro Oscar.

Publicidade

8. Em "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros", Claire se negou a abrir mão dos saltos, já que Bryce Dallas Howard também não quis abdicar deles nas gravações para combater "a ideia da geração dos pais de que, para ter igualdade, uma mulher precisa se comportar como homem".

Claire stands in heels in the wreckage
Claire stands in heels in the wreckage

Universal / © Universal / Courtesy Everett Collection

"O que seria considerado sua maior fraqueza acabou se tornando sua maior força: aqueles saltos. Eu gostava muito dessa ideia", disse Bryce.

9. Depois de dizer para seus amigos que o roteiro de "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões" era terrível, Alan Rickman deu mais dimensão ao personagem de xerife de Nottingham ao criar suas próprias falas e interpretá-las de maneira exageradamente cômica.

The sheriff riding a horse
The sheriff riding a horse

Warner Bros. / Courtesy Everett Collection

Algumas das falas mais famosas do personagem, como "Cancelem as sobras de comida para os leprosos e os órfãos, as decapitações misericordiosas e o Natal", foram escritas pelo ator.

De acordo com o diretor, ninguém no set de gravações sabia o que Alan diria com antecedência, então as reações dos colegas de cena eram genuínas.

Publicidade

10. Durante a produção de "A Múmia", Tom Cruise contratou dois roteiristas para reescrever o filme para que o ator tivesse mais tempo de tela do que a múmia.

He stares down the mummy
He stares down the mummy

Chiabella James / © Universal Pictures / Courtesy Everett Collection

Originalmente, o personagem de Tom e a múmia tinham o mesmo tempo de tela. O novo roteiro também deu um ar mais dramático ao seu arco e, embora os executivos do estúdio não tenham gostado muito das alterações, concordaram em fazê-las.

11. Durante as gravações de "Jornada nas Estrelas", Leonard Nimoy inventou o beliscão vulcano para dar a Spock uma maneira não-violenta de terminar lutas, pois ele achava que o método originalmente proposto (dar uma coronhada atrás da cabeça de alguém com a pistola phaser) era "arcaico" e "ocidental" demais.

Spock administers the Vulcan nerve pinch
Spock administers the Vulcan nerve pinch

Paramount / © Paramount / Courtesy Everett Collection

De acordo com uma matéria, Leonard disse ao diretor: "Podemos dizer o que quisermos, podemos fazer o público acreditar no que quisermos a respeito de um alienígena... O homem podia ter um conhecimento especial sobre a anatomia humana que ainda não havia sido descoberto ou algum poder que só os vulcanos tinham".

Publicidade

12. Halle Berry disse que só retornaria para o filme "X-Men 3: O Confronto Final" se sua personagem, Tempestade, tivesse um papel maior.

Storm gets ready to fight
Storm gets ready to fight

20thcentfox / © 20thCentFox / Courtesy Everett Collection

No seu site pessoal, a atriz escreveu: "Se tiverem escrito a personagem mais fielmente aos quadrinhos, estou dentro. Senão, estou fora. Mas espero poder participar. Amo Tempestade e quero fazer parte do último filme".

13. Na 2ª e 3ª temporadas de "Stranger Things", Dacre Montgomery quis humanizar Billy, então deu ideias de cenas, falando inclusive sobre os pais do personagem, para revelar mais a história de fundo dele.

Billy in the dark
Billy in the dark

Netflix / © Netflix / Courtesy Everett Collection / Everett Collection

Especificamente na 3ª temporada, o ator afirmou: "O principal elemento foi a mãe biológica de Billy. Eu insisti que incluíssem isso para que o contexto do personagem ficasse mais interessante e para mostrar a dor que a mãe causou ao abandoná-lo".

Publicidade

14. Ao ler o roteiro de "Os Suspeitos", Benicio del Toro percebeu que o único propósito do seu personagem, Fred Fenster, era ser o primeiro a morrer, então convenceu o diretor Bryan Singer a deixá-lo interpretar com um sotaque inventado.

Fred poses for his picture in prison
Fred poses for his picture in prison

Gramercypictures / © GramercyPictures / Courtesy Everett Collection

Em entrevista, o ator disse: "Nenhuma das falas ditas por Fred afetavam o enredo, então conversei com Bryan Singer e disse que nada do que o personagem dizia importava, portanto, se me permitisse, gostaria de fazer algo diferente. E ele aceitou".

15. No início, Reese Witherspoon relutou em interpretar Annete, de "Segundas Intenções", pois a considerou "recatada e influenciada demais pelas manipulações de um cara", mas trabalhou com o diretor Roger Kumble e reescreveu suas falas para transformá-la em uma personagem mais complexa.

Annette at the patio table
Annette at the patio table

Columbia Pictures / © Columbia Pictures / Courtesy Everett Collection

Roger disse em entrevista: "Annette era a personagem mais afastada de mim. O filme não teria feito sucesso se não fosse pelo talento de Reese como roteirista".

A atriz revelou: "Comecei o que acho que se tornou minha maior missão na vida: questionar por que as mulheres são representadas de certa forma no cinema".

Publicidade

16. E, por último, após receber críticas ruins por "Thor: O Mundo Sombrio", Chris Hemsworth sugeriu ao presidente da Marvel Studios que Thor precisava ser "mais engraçado" e "menos previsível" em "Thor: Ragnarok".

Thor in full battle armor
Thor in full battle armor

Null / © Walt Disney Co. / Courtesy Everett / Everett Collection

"Acho que precisamos mudar o tom do filme", afirmou o ator. Então, em "Thor: Ragnarok", optaram por tornar o personagem mais cômico do que nos dois filmes anteriores.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também