15 Pequenas coisas para fazer quando a bad bater no isolamento

Um passo de cada vez é a resposta.

Em tempos de isolamento social e quarentena, pensamentos negativos e pesos psicológicos podem vir à tona.

Ansiedade e depressão não são brincadeira, afetam muito como uma pessoa está vivendo e podem deixar sequelas.

Por isso, aqui estão 15 ações que você pode tomar para diminuir a sensação ruim que você pode estar sentindo.

Publicidade

1. Beber água.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Às vezes nem sabemos que o nosso corpo grita por água. Precisamos nos manter hidratados, senão as sinapses do cérebro podem sim sofrer confusões. Além de pensar com mais claridade, um copo de água em uma crise de ansiedade te ajuda a regular a respiração.

2. Arrumar a cama.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Além da sensação de começar o dia, alguns psicólogos recomendam que você arrume a cama quando acorda para incentivar a sensação de objetivo alcançado. Uma pequena ação que te ajuda a levantar, vai te ajudar a lembrar de que você é capaz.

Publicidade

3. Tomar banho.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Um banho tomado traz mais uma sensação de trabalho feito. Além disso, incentiva a movimentação do corpo e ativação dos músculos, lembrando seu cérebro de que seus braços e pernas estão vivíssimos. Que tal aproveitar para um bom skin care?

4. Coma um lanchinho saudável.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Eu sei, nesses dias é difícil ter fome, ou até vontade de comer. Mas é quando seu cérebro coloca o estômago em "modo descanso", já que não está nada entrando lá. Coma uma fruta gostosa ou tome um suco bem gelado para ver se não abre o apetite. E lembre que comidas fast-food não valem, essas calorias são consumidas muito rapidamente pelo corpo e logo você ficará de novo sem energia.

Publicidade

5. Dê uma passeada.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Ar fresco e uma leve brisa no rosto podem te ajudar. Movimente as pernas, coloque uma roupa que gosta e saia, nem que vá até a esquina e volte. Se permita se lembrar de que existe um mundão lá fora, e o que está te engolindo pode nem ser tão grave assim. Mas lembre-se da higiene, lave as mãos quando voltar e não fique encostando no rosto. Lembre-se também que pessoas em quarentena por ordens médicas podem ter que ficar em casa mesmo. Se é seu caso, por favor, consulte seu médico.

6. Tire o pijama.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

É difícil sentir que não está vivendo um domingo arrastado se ficar o dia todo de pijama. Coloque uma roupa que te faça se sentir bem. A mais bonita, a mais confortável, a que não combina nada mas é nova. Não se preocupe, é só lavar e você pode usar naquela outra ocasião especial.

Publicidade

7. Crie seu ambiente confortável.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

É difícil ter que ficar em casa, sabemos. Por isso, crie um ambiente que você curta ficar. Qual sua estética? É clean? Limpe suas coisas e deixe só o que vai usar em cima da mesa. É colorida? Hora de pintar desenhos e pendurar por aí. Decore um espaço que te traga aquele quentinho no coração, que te dê vontade de ficar lá. Mas ei, lembre-se de fazer esse cantinho longe da sua cama, tá?

8. Mantenha contato com as pessoas.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Pode ser difícil encontrar pessoalmente com as pessoas, mas hoje é muito fácil falar com as pessoas por vídeo chamada. Faça um jantar online, bata um papo, tome um café por chamada, você pode até criar uma sala para assistir Netflix junto com seus amigos*.

*É só instalar a extensão de Google Chrome.

Publicidade

9. Coloque sua playlist favorita e relaxe.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Obviamente evite Billlie Eilish e músicas tristes do Tim Maia. Mas deixe um sonzinho rolar, cante junto, dance enquanto escuta, relaxe um pouco, medite.

10. Faça uma rotina de exercício.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Há muitos canais no YouTube que ensinam a fazer exercícios com o que você tem em casa: sofá, cadeira, cama, livros, e principalmente, o peso do próprio corpo. Mas faça de verdade, coloque uma roupa de academia, pegue uma garrafinha d'água e fique lá até suar um pouco. Você vai liberar adrenalina e endorfina e você vai se sentir muito feliz depois. E coma uma proteína gostosa depois enquanto descansa, um iogurte ou um omelete bem-feito.

Publicidade

11. Conclua algum item da sua lista de afazeres.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Tem que pendurar aquele quadro? Fazer o Imposto de Rendas? Terminar aquele livro? Limpar o armário? Agora é hora! Vai ter a melhor sensação de objetivo alcançado depois que terminar, e vai ter uma preocupação a menos nas suas costas.

12. Aproveite os bichinhos.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Cuide bem dos seus filhinhos, eles sabem quando precisamos de ajuda. Não tem bichinhos? Peça para cuidar dos bichinhos dos seus amigos, peça para ficar com eles, peça fotos dos bichinhos dos colegas, procure câmeras ao vivo de monitoramento.

Publicidade

13. Lembre das coisas que já fez, ao invés do que ainda tem para fazer.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

A sua lista de coisas para fazer vai parecer gigante (mesmo que não seja). Mas faça também sua lista de coisas que já fez hoje. Acordou, levantou da cama, arrumou a cama, tirou o pijama, fez o café-da-manhã. Logo, isso vai te dar coragem para tentar escrever mais itens na lista.

14. Invista em algo manual que goste de fazer.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Eu sou uma fiel crente da religião dos Bullet Journal. Faço toda semana, gosto de preencher meus dias, procuro novos desenhos e estilos para tentar, e ao final das semanas fico orgulhosa de tudo que fiz, mesmo que tenha sido pouco.

Publicidade

15. Sinta a bad.

Rudzhan Nagiev / Getty Images

Saiba que a vida é feita de altos e baixos. Permita-se ficar triste às vezes, mas lembre-se de se permitir ficar feliz, também.

Nunca se esqueça de consultar médicos e profissionais da saúde mental. As postagens do BuzzFeed têm como propósito informar e auxiliar, mas nunca substituir o diagnóstico médico e nem os tratamentos e aconselhamentos profissionais.

Publicidade

Veja também