15 interpretações que podem explicar alguns dos sonhos mais comuns

Se desse para guardar esta lista no seu subconsciente...

Você já acordou e percebeu que tinha recém tido um sonho esquisito? Você já se perguntou por que sonhou com aquilo? Aqui estão 15 sonhos comuns e algumas possíveis interpretações:

Ashton Productions

"Eu tive um sonho maravilhoso".

OBSERVAÇÃO: Ninguém sabe realmente porque o ser humano sonha. Sigmund Freud defendeu a tese de que os sonhos eram a expressão de desejos inconscientes, mas essa teoria foi desacreditada anos mais tarde. É sabido que o sono é importante para fixar as memórias na nossa mente, um processo chamado consolidação. Alguns acreditam que esse processo, combinado com o cortisol, que é o hormônio do estresse, pode afetar os sonhos (link em inglês) em diferentes estágios do sono. E alguns acreditam que os sonhos e os pesadelos têm a função de nos ajudar a lidar com o medo e o sofrimento emocional (link em inglês). Agora, se cada sonho realmente tem algum significado específico, bem, isso não é sustentado pela ciência e alguns acham que interpretar os sonhos, todos eles, é simplesmente absurdo (link em inglês). Contudo, os cientistas nunca pararam de pesquisar, tentando desvendar nosso subconsciente, então, mesmo que não tenhamos nada palpável, ainda é divertido pegar coisas, pessoas e situações presentes em nossos sonhos e ver se suas "interpretações" se correlacionam com nossa vida quando acordados, não é?

1. Sonhar que seus dentes estão caindo:

Seb_ra / Getty Images

Se você sonha com seus dentes caindo, pode significar que não está conseguindo se expressar como gostaria, talvez esteja sentindo algum tipo de pressão e repressão.

Publicidade

2. Sonhar que está transando:

Ipggutenbergukltd / Getty Images

Se você tem sonhos sexuais (link em inglês) com um(a) parceiro(a) atual, quer dizer que o vínculo entre vocês dois é forte. Se no sonho o sexo é com com estranhos, talvez alguma necessidade sua não esteja sendo satisfeita. Se você sonhar com um(a) ex, mesmo que já esteja feliz com uma nova pessoa, talvez exista algum aspecto do relacionamento antigo que você não processou completamente.

3. Sonhar que está caindo:

Vchal / Getty Images

Sonhar com uma queda pode significar que você teme perder o controle de algo na sua vida. Para determinar isso melhor, você precisa lembrar de como era, no seu sonho, toda a situação em torno da queda. Se no sonho você teve um impacto com o chão, pode ser sinal de que você chegou ao fim de algo em sua vida, seja um relacionamento, um trabalho ou uma grande mudança. Mas, novamente, para entender melhor as razões do sonho, é preciso entender todo o contexto dele, além da sensação de queda.

Publicidade

4. Sonhar que está voando:

Innovatedcaptures / Getty Images

Se você sonha que está voando, pode significar que precisa dar um tempo das pressões da vida cotidiana. Voar faz você se sentir sem limites e isso pode estar relacionado com algo que você se sente bem em realizar, em conseguir fazer. Tente lembrar de ONDE você estava voando, no sonho, e que direção o seu voo tomava. Se você estava voando para trás, isso pode sugerir que você está um pouco nostálgico(a).

5. Sonhar com se esconder:

Hidako / Getty Images

Sonhar que está se escondendo pode indicar um desejo de proteção. Ou ainda, que existe um aspecto seu que ainda não revelou. Tente pensar sobre o que aconteceu naquele dia. Algo que te deixou desconfortável? Essas pistas podem te levar a entender melhor por que você está tendo esses sonhos.

Publicidade

6. Sonhar que está pulando:

Lzf / Getty Images

Pular em um sonho (link em inglês) pode revelar uma expectativa por algo que te entusiasma ou a alegria que você sentiu recentemente ao superar um obstáculo. Se o pulo for em um contexto negativo, como ter que pular uma distância enorme, ou sobre o fogo, isso pode significar nervosismo com os eventos que ocorreram durante o dia ou algo que está por vir.

7. Sonhar que você está se atrasando para um compromisso:

Dmbaker / Getty Images

Se você está atrasado(a) em seus sonhos, pode estar sentindo que está perdendo uma oportunidade em sua vida consciente. Isso também pode significar que há algo te impedindo de seguir em frente (link em inglês) em sua vida ou tentando te limitar de alguma forma.

Publicidade

8. Sonhar que está sem roupa:

Evgeniiand / Getty Images

Se você sonha com estar nu(a), isso pode significar que você se sente inadequado(a). Pode estar numa fase de pouca confiança em si mesmo(a) e sentir vergonha de suas imperfeições. Normalmente, tentar lembrar do contexto no qual estava nu)a) também ajuda a explicar melhor os porquês.

9. Sonhar que está preso(a), sem conseguir sair de um lugar:

Dny59 / Getty Images

Se no seu sonho você estiver preso(a), pode estar se sentindo em uma situação que não sabe como controlar. Por exemplo, pode estar tendo conflitos com alguém, e enxergar uma solução fácil para isso. Se outra pessoa está presa em seu sonho, isso pode significar que você acha que está perdendo o controle de tal pessoa e sente que está tomando as decisões erradas.

Publicidade

10. Sonhar que precisa MUITO ir ao banheiro:

Vadimguzhva / Getty Images

Ir ao banheiro em um sonho pode significar que você está desesperado(a) para desabafar sobre alguma coisa, mas tem medo de se expressar. Também pode significar que está mesmo com vontade de ir ao banheiro!

11. Sonhar que está fazendo uma prova:

A_m_radul / Getty Images

Sonhar que está fazendo provas escolares pode significar que você está com medo de esquecer algo muito importante quando está acordado(a), ou que sente insegurança com relação a algo. Isso também pode significar que você está preocupado(a) com a procrastinação e os efeitos que ela pode ter no resultado de algo que você considera importante.

Publicidade

12. Sonhar com água:

Yotrak / Getty Images

Se você já teve esse sonho antes, tente lembrar de que tipo de água se tratava. Era profunda? Era calma? Turbulenta? Clara? Turva? Todos esses fatores podem ter um significado diferente. Por exemplo, se você estiver vendo ondas enormes baterem ao longo da costa, isso pode significar que você está reconhecendo alguns sentimentos complicados, mas não está lidando com eles. Se você estiver na água agitada, isso pode significar que você se está se sentindo assustado(a) e sobrecarregado(a). Você pode aprender muito com o seu sonho se conseguir identificar o papel que a água desempenha nesse contexto.

13. Sonhar com alguma celebridade:

Petrenkod / Getty Images

A terapeuta comportamental Shelley Smith disse ao Huffington Post que "Celebridades geralmente representam e transmitem mensagens sobre realização pessoal ou à falta dela". Quando você sonha com uma celebridade, isso pode significar que deseja ter mais sucesso na vida do que atualmente tem. A celebridade envolvida e os sentimentos específicos que ela evoca para você também fazem a diferença no que o sonho está tentando dizer.

Publicidade

14. Sonhar com aranhas:

Fabien_gouby / Getty Images

Tem vários caminhos possíveis. Se você sonha que está preso(a) em uma teia de aranha (link em inglês), pode significar que há uma situação complicada na sua vida na qual você se sente preso(a), ou que precisa resolver. Se você sonha que a aranha está só ali na dela, então, bem, aí é sinal de boa sorte.

15. Sonhar com morte:

Ziviani / Getty Images

A morte nos sonhos é quase sempre assustadora, mas o significado por trás disso geralmente é de que algo na sua vida está chegando ao fim. Não é uma premonição nem nada, e sim uma maneira de avaliar sentimentos, emoções e partes da sua vida que talvez você não esteja conseguindo deixar pra trás.

Publicidade

Você já teve um sonho bem doido que acabou realmente fazendo sentido na vida real? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

O que os seus sonhos revelam sobre a sua personalidade?

19 coisas que você provavelmente nunca soube sobre pesadelos

15 fatos sobre os sonhos lúcidos que farão você questionar a realidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também