15 histórias de mansplaining que dão vontade de sair gritando na rua

"Um homem me disse que fazer uma cesariana era a maneira mais fácil de dar à luz."

Após o BuzzFeed falar sobre o fenômeno do mansplaining (quando homens tentam explicar algum assunto a mulheres como se elas fossem estúpidas), algumas pessoas compartilharam conosco suas piores histórias na seção de comentários. Abaixo, uma pequena amostra de coisas que as mulheres já tiveram que ouvir sendo "explicadas" para elas.

1. A cor de seu cabelo.

Tenho cabelo ruivo natural e, uma vez, um homem disse que meu cabelo não era natural, porque aparentemente minhas raízes eram loiras e de jeito nenhum alguém poderia ter meu cabelo naturalmente. Minha irmã e eu temos a mesma cor que meu pai tinha quando tinha nossa idade.

m42d0057be

Publicidade

NBC

2. Como funcionam as cesarianas.

Um homem me disse que fazer uma cesariana era a maneira mais fácil de dar à luz. Depois ele disse que pilotar um carro de corrida era difícil porque "pode ficar muito quente lá dentro.

ktompkins1976

Publicidade

3. Como os ciclos menstruais funcionam.

Meu namorado já tentou explicar meu ciclo menstrual para mim. Ele insistiu que as menstruações acontecem a cada 3 semanas e que, se eu as tivesse a cada 28 dias, algo deveria estar errado.

sillver

Warner Bros.

Publicidade

4. Como funciona o Exército.

Uma vez, um homem quis me explicar como funciona o Exército — sendo que eu estava no exército há quatro anos. Ah, e ele? Ele havia entrado, mas tinha sido liberado depois de um mês porque não conseguiu passar no treinamento básico. Legal.

aislenes

5. A REDAÇÃO DELA.

Eu estava em um curso universitário e um cara tentou explicar minha própria redação para mim. Minha. Própria. Redação.

valerie9314

Publicidade

6. Como construir um robô.

Um cara ficava tentando me explicar como construir um robô simples, e o professor ficou do lado dele. Acontece que eu frequentei um curso de engenharia por quatro anos. E o cara, no caso, tinha abandonado seu curso de engenharia depois de fazer um ano.

becca7201

CBS

Publicidade

7. Como instalar um servidor.

Eu era responsável pela configuração de servidores UNIX na região oeste da minha empresa. Eu tinha instalado com sucesso 36 servidores desde o início até a produção, e finalizei minha área antes do previsto. O gerente do projeto me enviou para o Texas porque eles estavam atrasados e com pouco pessoal. Eles não tinham configurado nenhum local com sucesso. Eu estava conversando com um cara tentando descobrir porque a plotadora deles não estava funcionando, procurando um arquivo de configurações específicas que o sistema precisava. O cara me dizia como exibir os nomes dos arquivos TODA VEZ que eu trocava os diretórios. Meus servidores estavam funcionando, os deles não. Fui enviada para AJUDÁ-LOS, mas mesmo que eu nunca tivesse visto um servidor antes, ele não precisaria me dizer como listar arquivos TODA VEZ!

eicoruth

8. Pelos corporais femininos.

Um cara tentou explicar como os pelos das mulheres, de alguma forma, cheiravam, mas os dos homens não.

aundrielsaraii

Publicidade

Bravo

9. Como funciona o design gráfico.

O ex-namorado da minha mãe tentou me explicar que as cores primárias de impressão são RGB, não CMYK. Ele estava errado. Trabalho com design gráfico, essa é uma das primeiras coisas que aprendemos na escola.

giuliettadec

Publicidade

Bravo

10. Feminismo.

Estava usando uma camiseta feminista e um menino da minha escola falou: "Você não precisa do feminismo porque as mulheres têm mais direitos do que os homens." Eu disse: "Cite três direitos que as mulheres têm que os homens não têm", ele não conseguiu e continuou insistindo que as feministas só queriam direitos para as mulheres e mais ninguém.

zoed437ed50de

Publicidade

11. Como pronunciar seu próprio sobrenome.

Um cara me disse que a pronúncia do meu sobrenome estava errada. Meu próprio nome.

amyk4e3c3c069

12. Absorventes internos.

Uma vez, meu cunhado tentou me dizer quais absorventes internos eram os melhores e quais sutiãs eram os mais confortáveis. Hahaha. Como se ele tivesse alguma experiência pessoal para formar sua opinião! Haha. Os argumentos dele eram baseados nas preferências de suas irmãs e namoradas.

crystald4f945448c

Publicidade

AMC

13. Como montar um cavalo.

Eu sou uma amazona profissional e em 2008 fui a campeão do ano na divisão feminina. Há pouco tempo, estava conversando com um dos meus amigos homens (talvez ele tenha montado um cavalo uma vez na vida). Eu estava mostrando a ele algumas fotos de uma das minhas competições anteriores (que eu ganhei), e ele insistiu que minha equitação estava errada e começou a me explicar diferentes formas de melhorar. Ele também disse que os homens andam a cavalo há mais tempo do que as mulheres, então, naturalmente, têm uma habilidade melhor quando se trata de equitação.

sidneyh460a8d435

Publicidade

14. Como funciona a transição.

Meu colega me explicou como funciona a "mudança de sexo". Estou fazendo a transição.

drakep4a5317058

15. E, por fim, MANSPLAINING.

Um homem tentou me explicar o que é o mansplaining depois de eu dizer que ele estava dando um mansplaining.

jfischetti

Publicidade

As respostas foram editados por questões de tamanho e/ou clareza.

Veja também:

18 histórias de mansplaining tão ridículas que chegam quase a ser engraçadas

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também