15 formas de cuidar de você sem gastar um tostão

Se trate com carinho.

1. Beba água.

Franck Fife / AFP / Getty Images

Claro que a água não é uma cura mágica para tudo, mas ajuda. No trabalho sou a louca da hidratação, porque quando era mais nova eu não bebia muita água (só refrigerante). Vá bebendo vários copos ao longo do dia, talvez não perceba tanta diferença na hora mas com certeza vai se sentir melhor quando acordar no dia seguinte.

2. Assista de novo ao seu filme preferido da infância.

Disney

Sempre tem um filme que bate fundo na nossa nostalgia, e (às vezes) pode ser muito terapêutico reassistir depois de adulto. Quando chegar aquele seu momento de relaxar, assista ao seu filme preferido e volte a se sentir criança por algumas horas.

Publicidade

3. Tente meditar.

Eu sei, EU SEI, isso não é nenhuma novidade e talvez você não aguente mais ouvir, mas vale mesmo tentar. Este vídeo (do BuzzFeed mesmo, em inglês) é muito útil para começar com exercícios de respiração. Meditação é de graça e pode fazer você se sentir muito bem.

4. Crie um painel, físico ou na internet, dedicado a algo que você goste e que te acalme.

Universal Pictures

Adora maquiagem? Faça um painel com ideias, colagens, etc. Quer experimentar penteados novos? Faça um painel. AMA FILHOTINHOS? Painel. Assim, você vai passar um tempo olhando para coisas que te dão um quentinho e fazem você sentir que está tudo bem.

Publicidade

5. Tome um banho bem demorado.

Screen Gems

Simplesmente tomar um banho pode ser uma ótima forma de se cuidar com carinho. Não tenha pressa. Foque na sensação da água, em como o corpo vai ficando limpo, em como o xampu muda a textura do seu cabelo...é TÃO calmante.

6. Ouça seu álbum preferido de quando você era pré-adolescente/adolescente, um que você não ouça há MUITO TEMPO.

FOX

Música é a melhor coisa e, assim como a sugestão do filme, é bom se permitir um pouco de nostalgia e lembrar de como aquela música fez você se sentir quando a ouviu pela primeira vez. Posso sugerir My Chemical Romance ou Blink-182?

Publicidade

7. Escolha UMA tarefa que precisa ser feita e faça.

Nickelodeon

Às vezes, a gente não consegue se orgulhar de todas as pequenas coisas que CONSEGUIMOS FAZER porque estamos muito focados nas coisas maiores que não fazemos. Escolha algo pequeno e faça, depois reconheça que você fez isso, porque você é incrível.

8. Procure alguém, qualquer pessoa, com quem você gostaria de falar: pode ser por telefone, e-mail, mensagem, etc.

Paramount Pictures

Não precisa ser nada do outro mundo, é só pra trocar uma ideia com alguém que você gosta. Mesmo que seja alguém com quem você fala todos os dias, vai ser gostoso se sentir próximo da pessoa que te faz bem.

Publicidade

9. Faça aquela limpeza nas suas redes sociais para se livrar de pessoas tóxicas.

SME

"Tchau, boy".

Se você segue pessoas que fazem você se sentir mal consigo mesmo(a) ou que são simplesmente, bom, idiotas de maneira geral, delete sem dó. Mesmo que sejam da escola, da faculdade ou do trabalho, não vale a pena. Se elas não estão contribuindo para o seu bem-estar, estão afetando sua felicidade.

10. Dê uma volta ao ar livre.

New Line Cinema

Saia um pouco, tome um ar (se for fisicamente possível, claro). Não precisa planejar muito. Pode levar o telefone ou ouvir música. O objetivo é LITERALMENTE respirar um pouco de ar fresco.

Publicidade

11. Dê uma boa e velha chorada.

ABC

Chorar é uma excelente função corporal. Seu corpo QUER que você chore. Você não é fraco(a0, você não é egoísta, você não é nada além de um ser humano. Se tranque no banheiro (ou não) e coloque tudo pra fora.

12. Organize algo pequeno.

NBC

Por exemplo sua bolsa, sua carteira, uma das gavetas da sua mesa ou seus livros. Organizar algo, mesmo que seja algo pequeno, faz com que você se sinta UMA PESSOA um pouco mais organizada.

Publicidade

13. Se alongue.

Cartoon Network

Independentemente se você passa o dia de pé, sentado(a) ou andando, é sempre bom tirar alguns minutos para alongar as costas, as pernas e os braços. Isso faz a gente relaxar instantaneamente.

14. Dê uma olhada no armário e separe coisas que você não usa ou não quer mais, para doar.

HBO

É uma boa maneira de esvaziar o que provavelmente é uma parte bem bagunçada da sua vida! E você vai se sentir bem doando algo útil para os outros.

Publicidade

15. E, por fim: diga algo legal sobre si mesmo.

FOX

"Você está arrasando. Olha só você!"

Ás vezes as pessoas têm mais facilidade para elogiar os outros do que pra dizer algo bom para si mesmas (principalmente quando estão sozinhas com seus próprios pensamentos). Então se olhe no espelho e diga algo bem sincero. Você sabe que tem qualidades, reconheça-as.

Observação: Não sou profissional, nem pretendo ser. São apenas sugestões divertidas que acho que me ajudam, então eu quis compartilhá-las.

Disney

Publicidade

Veja também:

Como monitorar sua saúde mental em um diário em tópicos

26 celebridades que se abriram sobre sua saúde mental em 2017

13 dicas de psicólogos que podem ajudar a melhorar sua saúde mental

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também