15 Erros comuns que a gente comete quando está tentando perder peso

"Se é light não engorda, certo?" ERRADO.

Olá, meu nome é Karla e estou há sete meses me consultando com uma nutricionista.

BuzzFeed / Karla Agis

Há anos venho tentando eliminar um pouco de peso que ganhei em uma época, sem sucesso. Por isso, decidi ir em uma nutricionista.

Ela não só me ajudou a perder peso, como ainda me ensinou como adquirir novos hábitos incríveis.

BuzzFeed / Karla Agis

Em minha primeira consulta, eu aprendi que, em vez de definir meu objetivo como "perder peso", seria melhor eu definir uma meta mais específica e realista.

Publicidade

Eu aprendi muitas coisas pelo caminho, mas o que mais aprendi foi sobre os erros que eu cometia sempre que eu tentava perder peso. Eles estão abaixo:

1. Comer apenas três vezes ao dia.

Opolja / Getty Images

Apesar de ter ouvido isso milhares de vezes, eu nunca realmente entendi o valor dos infames "lanchinhos". Durante meu tratamento com a nutricionista, eu descobri que o que funcionava melhor para mim eram três refeições principais diárias (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas com lanchinhos leves (amêndoas ou outras nozes, alimentos com muita proteína e vegetais).

Publicidade

2. Não comer vegetais o suficiente.

Você quer perder peso? Coma vegetais. Está com fome? Coma vegetais. Não sabe o que comer? Tente adivinhar.

3. Evitar certos tipos de alimentos.

Ma_rish / Getty Images

Na minha cabeça, devido a todo o conhecimento adquirido em revistas, eu acreditava que precisava evitar carboidratos e qualquer tipo de gordura. ERRADO. A chave é uma dieta balanceada com todos os grupos de alimentos em cada refeição.

Publicidade

4. Seguir a ~dieta da moda~.

Getty Images

Não é a dieta Atkins, nem a dieta alcalina e nem a dieta da sopa (é sério, tem uma dieta em que você só pode comer sopa). Nenhuma delas foi desenvolvida para te ajudar a perder peso de maneira saudável e, acima de tudo, duradoura. Elas até podem te ajudar a se sentir mais leve, mas você provavelmente vai voltar ao que era antes em alguns dias.

5. Comer muito pouco, ou nada, no café da manhã.

Dark Igloo / Via giphy.com

Quando você não toma o café da manhã, seu corpo não tem energia suficiente para funcionar.

Publicidade

6. Não fazer exercício nenhum.

Universal

CULPADA. Eu nunca fui o tipo de pessoa que se exercita regularmente e, por esse motivo, eu achava difícil perder aqueles quilinhos extras. Você quer mudança de verdade? Coma bem, coma alimentos saudáveis e se exercite. Não tem outro jeito.

7. Comer demais quando está estressada.

Sesame Street

Todos passamos por situações estressantes que nos fazem acabar com aquele saco de batata chips ou comer uma barra de chocolate inteira em um piscar de olhos. A verdade é que tem vários alimentos por aí muito mais saudáveis e que você pode comer para aliviar o estresse, como aqueles vegetais maravilhosos (cenourinhas, eu amo vocês).

Publicidade

8. Cair na conversa do "se é light, não engorda".

Unilever

Nunca deixe que esse rótulo sirva de desculpa para você enfiar a cara no que você quer comer. Mesmo que você esteja comendo algo com poucas calorias, não significa que você pode exagerar.

9. Desintoxicar para perder peso.

Eu preciso admitir que uma vez eu entrei na moda detox, e isso foi uma das piores experiências que eu já tive. Eu não só tive que ficar dois dias sem comer alimentos sólidos (no terceiro dia a gente pode comer salada), como minha imunidade caiu tanto que eu fiquei bem ruim na semana seguinte.

Publicidade

10. Comer apenas salada.

Eu sei que eu disse que saladas são mágicas, mas, como tudo na vida, nada em excesso faz bem, muito menos se você deixar de comer outros tipos de alimentos.

11. Tirar a barriga da miséria no dia da folga da dieta.

Aquela conversa de que uma única refeição pode desfazer todo o seu progresso da semana é um mito. Não tem problema você comer um hambúrguer com batata frita ou um milk shake em um dia, mas, se você for além e decidir acompanhar isso com tacos, uma pizza e duas garrafas de cerveja só por farra, seus resultados serão provavelmente atrasados ou até mesmo comprometidos.

Publicidade

12. Ou deixar de comer aquilo que gosta, para sempre.

Também não se trata de tirar da sua vida o que você gosta de comer até o final dos tempos. Antes de eu começar a me consultar com a nutricionista, eu costumava tomar suco de manga no café da manhã e comer uma fruta acompanhando o jantar. Isso era muito açúcar para o meu corpo, então nós optamos por reduzir as porções que eu consumia. Se você adora sorvete, você pode tomar uma vez ou outra. Desde que você mantenha sua dieta balanceada com alimentos saudáveis, vai ficar tudo bem.

13. Não comer nada antes de se exercitar.

Udra / Getty Images

"Assim você perde peso mais rápido", me disseram. Muito pelo contrário, é a maneira mais certeira de acabar passando mal. Um dia eu decidi ir para uma aula na academia com o estômago vazio, depois de dois meses sem me exercitar, e eu acho que você pode adivinhar o que aconteceu...

Publicidade

14. Exagerar nos super alimentos.

Não se deixe levar apenas pelo nome. Eles não são feijões mágicos. Alguns desses alimentos irão te ajudar a consumir mais fibras, outros irão te saciar mais rápido, mas eu repito, deve haver equilíbrio.

15. Não procurar ajuda de um especialista.

Nickelodeon

Você já passou por aquela situação quando você fica gripada e tenta se automedicar, mas acaba ficando ainda pior? Então, a mesma coisa acontece com relação à nutrição. Além de uma aula na terceira série sobre os grupos de alimentos, eu nunca aprendi sobre como comer adequadamente para me manter no meu peso saudável sem a ajuda de um especialista. No entanto, cada corpo é diferente do outro e, por isso, cada um tem necessidades diferentes. Então faça uma pesquisa e tente encontrar um nutricionista para que você se consulte mesmo que seja uma única vez.

Publicidade

Meus profundos agradecimentos a Paulina Benítez, nutricionista e treinadora

física pré e pós-natal, por estar presente para me amparar todas as vezes que eu saí da minha dieta.

Este post foi escrito originalmente em espanhol.

Publicidade

Veja também