15 anúncios de vagas de emprego que parecem normais, mas são um sinal de alerta

"Se o trabalho só paga comissão, sem um salário fixo, faça uma dancinha e saia correndo."

Procurar emprego pode ser complicado, ainda mais se você estiver começando e ainda não souber identificar se um trabalho vai ser incrível ou uma grande treta.

mulher jovem sentada no sofá olhando para o computador
mulher jovem sentada no sofá olhando para o computador

Mladen_kostic / Getty Images

Então, eu pedi para membros da Comunidade BuzzFeed compartilharem como saber se um emprego vai ser um inferno antes mesmo de se candidatar. Aqui está o que as pessoas têm a dizer:

Publicidade

1. "Muitos jargões. Se o anúncio tiver muitas palavras da moda, mas nada com substância sobre o trabalho em si, é um sinal pra você fugir."

[LINGUAGEM DE NEGÓCIOS INCOERENTE]

TBS / Via giphy.com

emilym4e8497a33

2. "Não incluir o salário no anúncio é um grande sinal de que a empresa não paga bem. Se usarem a expressão 'ganhar experiência' pode significar que querem que você trabalhe de graça."

egc26

Publicidade

3. "'Estar disposto a assumir papel de responsabilidade e liderança na equipe' numa vaga que não é de gerência significa que querem contratar um gerente, mas não pagar o salário equivalente, ou que querem que todos funcionários trabalhem demais pra provar que deveriam estar na liderança."

arashpreetgill

4. "Quando a vaga de desenvolvedor exige conhecimento de linguagens de programação, automação de testes, sistemas de gestão, gravação de bug e muito mais... Isso não é um desenvolvedor, é um departamento de TI inteiro."

"É demais!"

CBC / Via giphy.com

s463b03bd4

Publicidade

5. "'Habilidade para trabalhar em equipe' ou qualquer variação nesse sentido. Isso significa que o chefe sempre terá a palavra final e que a criatividade não é muito valorizada."

"Legal que os gerentes sem noção usam essa terminologia e acham que 'fazem parte da equipe', adoro. Além disso, sempre dê uma olhada na parte 'Sobre nós' do site da empresa. Se o gerente/diretor/dono/chefe for a única pessoa lá e eles usarem a expressão 'trabalho em equipe' no anúncio, NÃO SE CANDIDATE."

koolonyourbisland

6. "Expressões como 'pessoa cheia de energia' e 'com muita motivação'. Deveria ser óbvio que um candidato em potencial está motivado pra cumprir bem suas funções. Se o empregador achar que precisa destacar isso, pode saber que a empresa deve ter um longo histórico de alta rotatividade de funcionários infelizes."

"Sobre a questão de 'energia', sempre que eu vejo isso, fujo o mais rápido possível! É o maior alerta. O nível de energia de alguém não tem nada a ver com o seu desempenho! Todos nós somos diferentes e NÃO é por que uma pessoa é 'ligadona', extrovertida e tá sempre correndo que ela terá um desempenho melhor do que uma pessoa quieta e tímida. Na verdade, o oposto acaba sendo verdade na maioria dos casos."

sparkles8

Publicidade

7. "Se mencionar qualquer coisa tipo 'às vezes, tem que ficar à noite ou no final de semana' em anúncios de trabalho das 8h às 17h, eu caio fora."

"Tchau."

Bravo TV / Via giphy.com

"Eu tive um trabalho que pedia pra gente ficar no escritório 'voluntariamente' das 8 da manhã até umas 8, 9, 10 da noite várias vezes por mês. às vezes, mais de uma vez por semana. Além disso, a empresa não pagava hora-extra nem permitia um horário flexível, a não ser que alguém enfiasse as leis trabalhistas na cara do chefe. Isso é um grande sinal de que esperam que você trabalhe de graça. Se você valorizasse seu tempo livre, te menosprezavam."

abigailbrown1013

8. "Se for um trabalho que só paga comissão, faça uma dancinha e saia correndo. Isso só vale se você estiver ganhando além de um salário bom e estável."

becky3791miller

Publicidade

9. "'Horário a ser definido'. Não, não, não. Se você tá me considerando pra uma vaga, eu também tô te considerando como possível empregador. Nós DOIS estamos nos entrevistando."

"Não deixe que todo o poder fique nas mãos da empresa, gente! Você tem o direito de saber qual é a expectativa de horas que irá trabalhar, tirando algumas combinações mútuas. Por favor, eu imploro, nunca aceite uma vaga que use a expressão 'a ser definido' no anúncio."

sparkles8

10. "Quando o anúncio diz que oferece horário flexível, não quer dizer que será flexível pra você. Quer dizer que você não vai ter vida além do trabalho e que você nunca mais vai ter horário pra dormir."

hringlalala

Publicidade

11. "'Saber trabalhar em ambiente altamente competitivo'. A vida é curta demais pra passar a vida se preocupando em ser a melhor pessoa da equipe. Você sentirá esgotamento antes mesmo de assinar o contrato."

"Não, obrigada!"

Netflix / Via giphy.com

"Encontre uma equipe com pessoas que se apoiem de verdade e que fortelecem umas às outras. Faz toda diferença."

rachrupp

12. "'Contratação urgente', em geral, significa que a empresa tem uma alta taxa de rotatividade e não consegue manter os funcionários por muito tempo."

hannah4c1ace45e

"Ou se a empresa tiver um anúncio de contratação permanente. É um grande alerta de que não conseguem manter os empregados."

kita

Publicidade

13. "'Necessário proatividade' — em geral quer dizer que é provável que peçam pra você ficar além do horário contratado o tempo todo."

rhiannondavies

14. "Eu apliquei para uma vaga cuja entrevista seria na semana seguinte. Em seis dias úteis, entre o dia do envio da minha inscrição e a entrevista por telefone, a descrição da vaga foi alterada duas vezes."

"Eu não sei nem quem você é!"

Freeform / Via giphy.com

"Eu não vou conseguir ser bem sucedida numa vaga se nem a empresa sabe quais são as funções mais básicas do trabalho. Me chamaram pra uma segunda entrevista antes mesmo de ter feito a primeira — pra mim, aceitar o trabalho tava fora de cogitação."

jilll4020859f3

Publicidade

15. E, por último: 'Nós não somos uma empresa, somos uma família'. Quando dizem isso, é quase certo que o ambiente é tóxico, com panelinhas, culpabilização, falta de limites profissionais e favoritismo."

kelzbelz313

Nota: As respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza do texto.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também