14 livros perfeitos para toda jovem feminista

Histórias de meninas não são só para meninas.

Chelsey Pippin / BuzzFeed

1. O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, de E. Lockhart

Hot Key Press

A Academia Alabaster é uma escola particular seletiva com uma sociedade secreta ainda mais seletiva, a Leal Ordem dos Bassês. O namorado de Frankie e todos os seus amigos são membros, mas ela não pode participar porque é menina. Em uma série desenfreada de brincadeiras e pegadinhas, Frankie mostra à escola toda que ninguém pode mexer com ela, e o livro ensina uma lição poderosa sobre o machismo.

Publicidade

2. A Árvore da Mentira de Frances Hardinge

Este livro premiado em 2016 mostra Faith, que deseja seguir os passos do seu pai e se tornar uma especialista em ciências naturais, embora as restrições da Era Vitoriana sejam um impedimento para ela. Quando seu pai é assassinado, Faith resolve investigar com as próprias mãos. Ao longo do caminho, ela acaba descobrindo a própria força, assim como a força e os segredos de outras mulheres da sua vida.

3. Lobo por Lobo, de Ryan Graudin

Neste livro emocionante livro de história alternativa, o Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial e Yael, uma ex-prisioneira de um campo de concentração, está em busca de vingança. O ano é 1956 e Hitler e o Imperador Hirohito estão celebrando a vitória com uma corrida de motocicletas na Europa e na Ásia, chamada de Tour do Eixo. Yael, que adquiriu a habilidade de trocar de forma após passar por experimentos científicos horripilantes, deve se transformar em uma das melhores motociclistas da competição para poder se aproximar o suficiente de Hitler e matá-lo. É basicamente uma mistura de Sons of Anarchy, Bastardos Inglórios e Jogos Vorazes.

Publicidade

4. A Quinta Onda de Rick Yancey

Penguin

A trilogia emocionante de ficção científica de Rick Yancey mostra duas heroínas opostas e fodonas: Cassie e Marika, também chamada de Ringer. Diante de um apocalipse alienígena, ambas lutam não só pela própria vida, mas pelo futuro da humanidade. Cassie, uma irmã de grande coração que deseja salvar o mundo para o seu irmão, e Ringer, uma soldada que busca respostas e vingança, precisam se entender com seus passados e encontrar uma maneira de trabalharem juntas para fazer a diferença.

5. Codinome Verity, de Elizabeth Wein

Essa incrível obra de ficção escrita por Elizabeth Wein narra a história e a amizade de duas mulheres incríveis: uma espiã inglesa refém dos nazistas na França e uma pilota escocesa, responsável por trazer a espiã para a França. Escrito na forma de uma confissão, "Codinome Verity" é um ode incrível, belo e completamente imperdível à amizade e à força feminina.

Publicidade

6. Corte de Espinhos e Rosas, de Sarah J. Maas

Pense em Game of Thrones em uma versão para jovens adultos com muito mais presença feminina. O livro de Sarah J. Maas narra a história de Feyre, uma caçadora que vai parar no mundo de Fae e se apaixona por Tamlin, um dos maiores seres imortais que existem. No entanto, o mundo de Fae está em perigo e cabe à Feyre, não Tamlin, fazer algo a respeito. Corte de Espinhos e Rosas é uma aventura eletrizante e que tem sua própria sequência, Corte de Névoa e Fúria, e oferece uma abordagem positiva e escancarada em relação ao sexo e às mulheres nas histórias de amor.

7. Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Scholastic

Não só temos uma protagonista extremamente forte na trilogia distópica de Suzanne Collins, mas também temos um relacionamento que não está em conformidade com os padrões de gênero da sociedade. Em Katniss, temos uma uma heroína que reflete os personagens heróicos masculinos que já conhecemos muito bem. Em sua história de amor com Peeta, temos um relacionamento que não tem nada a ver com a masculinidade e a feminilidade, mas que é baseado em um laço que transcende a necessidade de exercer um papel. É uma história que se importa menos com os papéis de cada pessoa e mais com o coração de cada um, que é o que provavelmente qualquer pessoa gostaria que acontecesse na vida real.

Publicidade

8. Não Sou Este Tipo de Garota de Siobhan Vivian

Push

Essa excelente análise das adolescentes e sua sexualidade é um livro essencial para qualquer garota e quaisquer pais. Cansada das expectativas injustas e dos padrões impostos à si mesma e suas colegas de classe em relação aos seus corpos, à expressão da sexualidade e ao comportamento, Natalie Sterling tenta encontrar uma maneira de se livrar dessas imposições.

9. Belezas Perigosas, de Libba Bray

Simon & Schuster

A trilogia de Gemma Doyle é uma série clássica de livros para jovens adultos que se concentra na amizade feminina, na transcendência das expectativas da sociedade e nas mulheres fortes, ignoradas pela cultura e pela história. A história se passa em uma escola de etiqueta da Inglaterra Vitoriana. Belezas Perigosas retrata a vida de quatro adolescentes conforme elas descobrem seus misteriosos – e perigosos – poderes mágicos. É um livro obscuro, sexy, inteligente e chocante sobre mulheres únicas e fascinantes.

Publicidade

10. Sally e a Maldição do Rubi de Philip Pullman

Sally Lockhart é uma heroína fodona por si só. O primeiro livro da série de Phillip Pullman retrata a esperta e corajosa Sally Lockhart em uma jornada para resolver o mistério por trás da morte de seu pai.

11. Filha das Trevas, de Kiersten White

Random House

Esqueça Game of Thrones; a obra Filha das Trevas de Kiersten White é um conto épico, obscuro, sombrio e incrível que deixará você querendo mais. Lada Dragwyle é a governante brutal da Transilvânia, e ela é capaz de arriscar qualquer coisa para manter a linhagem de sua família no trono. Cenas intensas de batalhas e uma grande dose de política fazem com que esse livro seja uma boa pedida para ler nas férias e, por ter uma mulher fascinante e apavorante como protagonista, é uma leitura interessante para todas as pessoas que gostam de feminismo na fantasia.

Publicidade

12. O Primeiro Amor, de Judy Blume

Bradbury Press

Um clássico atemporal, a obra sexy e sem pudor de Judy Blume é essencial para todas as adolescentes. Aclamado por estar muito à frente de seu tempo na retratação da sexualidade adolescente e na sua abertura em relação às dificuldades do amadurecimento, o livro de Judy Blume permanece incrível como sempre.

13. A Rebelde do Deserto, de Alwyn Hamilton

Faber & Faber

Se você está procurando por uma heroína diferente e fodona, recomendamos Amani, de A Rebelde do Deserto, de Alwyn Hamilton. Com uma habilidade de tiro incomparável e um espírito incansável, Amani abandona sua casa (antes de ser forçada a se casar com o seu tio) na esperança de encontrar uma vida melhor na cidade. No entanto, antes que possa perceber, ela se vê envolvida em uma revolução. Uma aventura épica, protagonizada por mulheres fascinantes, inteligentes e engraçadas, com um toque de romance, também.

Publicidade

14. Divergente, de Veronica Roth

Katherine Tegan Books

Se você está procurando alguém para se espelhar, pense em Tris: inteligente, altruísta e destemida, ela é uma heroína que segue o próprio coração e sabe o que está fazendo no campo de batalha. Além de ter um enredo envolvente, a trilogia de Veronica Roth retrata uma jovem que não tem receio de seguir seu próprio caminho, fazer escolhas e superar obstáculos.

Veja também:

Publicidade

Publicidade

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Publicidade

Veja também