14 histórias para te mostrar que futebol é mais do que "só um esporte"

Nunca foi e nunca será "só futebol".

1. A deste refugiado sírio, que sentou pela primeira vez na arquibancada de um jogo de futebol aqui no Brasil.

Santos FC

O Santos convidou a família do Malek para ver um jogo na Vila e as expressões dele resumem como o esporte pode transformar a vida das pessoas. Leia a história completa aqui.

2. A do Murtaza Ahmadi, que improvisou uma camiseta do Messi e acabou ganhando uma oficial e autografada pelo craque.

Hamayon Ahmadi/Facebook, UNICEF/Facebook / Via Facebook: afghanistanunicef

Ele é conhecido em sua vila como o "maior fã do Messi" e sempre usava sua "camiseta" para jogar bola com outros meninos, chamando a atenção de muita gente. Depois de uma longe busca, conseguiram levar a história até o craque argentino, que presenteou o garotinho com uma camiseta autografada.

Publicidade

3. Aqui no Brasil tivemos uma história parecida, a do Denner Jonathan, que resolveu ele mesmo desenhar a camisa do seu clube de coração, o Cruzeiro.

Por não ter condições de ter uma camiseta original, ele mesmo fez a sua para mostrar apoio à Raposa e sem saber a foto viralizou.

Publicidade

4. A iniciativa do Sport Clube do Recife de promover uma campanha de adoção para crianças mais velhas e adolescentes.

Foi assim que o Willians, de 18 anos, encontrou novos pais vindos de Minas Gerais. Assista a matéria .

5. O gol de James Marcelin contra o Brasil, que o tornou um herói do Haiti, após ter sobrevivido a um terremoto anos antes.

Hector Retamal / AFP / Getty Images

Embora o Haiti tenha perdido por 7 a 1 na ocasião, o gol solitário dele se tornou uma referência e um exemplo para os jovens de seu país. Leia um perfil com a história completa dele, feito pelo Trivela.

Publicidade

Assista o gol:

6. A demonstração de espírito esportivo deste torcedor mirim, que consolou seu rival francês depois da derrota da França para Portugal.

Em 2016, Portugal venceu a Eurocopa derrotando a França por 1 a 0, jogando em Paris, para desespero deste torcedor.

Publicidade

7. Este rapaz que consolou um garotinho após uma derrota do Fluminense e ensinou que a paixão cresce não apenas nas vitórias.

      

8. Alex, o roupeiro do Aimoré (RS), que recebeu uma carta de um rapaz que só queria uma camiseta do clube, mesmo que estivesse danificada.

A história comoveu o roupeiro do clube do interior do Rio Grande do Sul, que fez questão de ir conhecer o remetente da carta, achando que se tratava de um garotinho. Mas descobriu um homem de 33 anos, que recebeu muito mais do que apenas a camiseta que desejava.

Publicidade

9. A imagem do marfinense Serey Die, que ficou emocionado ao ouvir o hino nacional de seu país na Copa de 2014.

Adrian Dennis / AFP / Getty Images

Ele havia descoberto momentos antes da partida que seu pai faleceu e não aguentou a emoção. Assista o vídeo.

10. A assiduidade do Jairton Rocha, que se tornou um torcedor símbolo do Coritiba com uma paixão que supera todas as dificuldades.

Jairton é do interior do Paraná e sofre de atrofia muscular nos músculos inferiores, mas isso não o impede de frequentar os jogos do Coxa várias vezes por ano, inclusive fora de casa.

Publicidade

11. Este encontro do goleiro Rafael, do Pelotas (RS), com o torcedor Rogério Garcia.

O goleirão se emocionou bastante ao ver a paixão do Rogério, que não queria necessariamente ir aos jogos, apenas ajudar o time.

12. Quando um homem levou este rapaz que trabalha como catador de latinhas na porta do Allianz Parque para acompanhar uma partida dentro do estádio pela primeira vez.

Publicidade

13. Também no estádio do Palmeiras, a história do seu Antônio, que foi "testar seu coração" assistindo a um jogo, oito dias após uma cirurgia cardíaca.

14. As demonstrações de humanidade do Atlético Nacional e sua torcida na época do acidente com a Chapecoense.

      

Como o vídeo do dia em que a partida seria disputada e torcedores lotaram o estádio para homenagear as vítimas.

Publicidade

Veja também:

Publicidade

Veja também